Buscar

SOFTWARE QGIS E SUA APLICABILIDADE NA ANÁLISE AMBIENTAL

Prévia do material em texto

DISCENTE: NÚBIA SOUZA
MATRÍCULA: 01092360
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO
DOCENTE: DIOGO FRANCISCO BORBA RODRIGUES
SOFTWARE QGIS E SUA APLICABILIDADE NA ANÁLISE AMBIENTAL
Geoprocessamento são todas as tecnologias utilizadas para aquisição, processamento, armazenamento, manutenção, interpretação e/ou análise de dados e informações georreferenciadas. Entre essas tecnologias e métodos se destacam: topografia, cartografia digital, SIG (Sistema de Informação Geográfica), CAD (Computer Aided Design), GNSS (Global Navigation Satelite System), Sensoriamento Remoto de imagens orbitais (satélite) e não orbitais (fotogrametria) (DOMINGUES, 2007). Tal pesquisa refere-se a ferramenta operacional Qgis.
Na área ambiental, o geoprocessamento é uma das ferramentas mais utilizadas para monitoramento, por exemplo, da cobertura vegetal e uso das terras, níveis de erosão do solo, poluição da água e do ar, disposição irregular de resíduos. Da mesma forma, essa tecnologia pode ser usada em análises de qualidade de habitat e fragmentação. (Paulo Eduardo Teodoro, 2012). Também é essencial no que tange aos projetos de infraestrutura sanitária e ambiental.
Um Sistema de Informação Geográfica (GIS) é um "conjunto de programas (softwares), equipamentos (hardware), metodologias (procedimentos), dados e pessoas (usuário), perfeitamente integrados, de forma a tornar possível a coleta, o armazenamento, o processamento e a análise de dados georreferenciados, bem como a produção de informação derivada de sua aplicação" (TEIXEIRA, 1995). Os dados são computados e analisados por uma equipe multidisciplinar, abrangendo várias áreas do conhecimento e expandindo a sua aplicabilidade. 
Para esse tipo de software o referencial cartográfico adotado é o sistema de coordenadas geográficas. É recomendável um conhecimento prévio em geodesia, cartografia e geoprocessamento. O QGIS é um ferramental gratuito que corroborou com a disseminação de informações entre os profissionais da área e tem sido largamente utilizado por diversas repartições públicas e privadas. 
Entende-se que o software referido é uma ferramenta de custo relativamente baixo e indispensável para o gestor ambiental. Uma tomada de decisão mais racional diante de problemas ambientais se deve as geotecnologias na combinação de análise de problemas urbanos, informações físicas, demográficas, geográficas, topográficas, ou de infraestrutura. O IBGE por exemplo utiliza o sistema desde 2007. A aplicabilidade do geoprocessamento permite fácil utilização para que um cidadão comum também tenha aceso a base de dados de compreensível interpretação geográfica.
REFERÊNCIAS
· Minas Gerais. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Práticas de geoprocessamento em QGIS / Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2. ed. --- Belo Horizonte: Semad, 2019.
· IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Disponível em: http://www.geoservicos.ibge.gov.br Acesso em: 20 Março 2020.
· DOMINGUES, C. V.; FRANÇOSO, M. T. APLICAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO NO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL. Revista Brasileira de Cartografia, v. 60, n. 1, 11.
· TEIXEIRA, A. L. de A.; MORETI, E.; CHRISTOFOLETTI, A. Introdução aos sistemas de informações geográficas. Rio Claro : Do Autor, 1995.

Mais conteúdos dessa disciplina