Buscar

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Cursos Superiores em Tecnologia
Analise e desenvolvimento de sistemas 
Unip : Tucuruvi EAD
2019
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Cursos Superiores em Tecnologia
Analise e desenvolvimento de sistemas 
 Priscilla Melo
 RA: 1941706
 Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas
 1ª Semestre
Unip Tucuruvi EAD
2012
RESUMO
O objetivo deste trabalho é apresentar uma solução para o problema de falta de comunicação através de um projeto de terminal de computadores para a divulgação de informações a princípio somente na cidade de são Paulo.
INTRODUCA0
 Os terminais de computadores têm como o objetivo proporcionar o seu usuário vários tipos de informações, seu sistema deve ser atualizado, com interfaces de fácil manipulação e aprendizado não gerando duvidas em sua utilização.
Os terminais deverão ser distribuídos em pontos estratégicos como a entrada do parque, próximo as alas de mais fluxo populacional.
 Nos dias de hoje é difícil você estar desconectado, o mundo está cada vez mais conectado, e a informação através de placas, e panfletos estão sendo deixadas de lado, é muito mais fácil você ter acesso a sua localização em tempo real através de um APP, do que tentar se localizar por um mapa, Meu objetivo geral é apontar a importância de modernizar os parques adquirindo um terminal de computador permitindo não só as pessoas se localizarem, mais como também ter mais informações sobre o local, sua história, sua fauna, sua flora, onde se localizam os sanitários, se é permitida a entrada de animais, se o local tem espécies de animais e onde encontrá-las, dentre outras informações.
Na cidade de São Paulo, 0 existem 113 parques espalhados por toda cidade.
O Parque Ibirapuera é o pioneiro em ter um App para esta finalidade, ele além de ter um mapa interativo, possui a programação de eventos, informação sobre todos os locais do parque, permite que o usuário trace a rota de sua escolha dentro do parque para ir onde desejar. Porem não possui terminais fixos espalhados pelo parque.
SUSTENTABILIDADE
O objetivo desse projeto é não só ajudar as pessoas a se localizar mais sim através de um conceito sustentável conscientizar o usuário da importância da sustentabilidade para a preservação de seus recursos visando a prolongação de sua utilidade para as gerações futuras.
Baseando-se nesse conceito, o objetivo do projeto é utilizar materiais recicláveis como o alumínio, fortalecendo esse conceito e a utilização de energia renovável e limpa, respeitando e preservando o meio ambiente.
A energia escolhida para o desenvolvimento desse projeto foi a solar, por ser uma fonte limpa e renovável. 
Serão utilizados matérias semicondutores. Os painéis solares fotovoltaicos convertem a energia do sol em energia elétrica, tem uma durabilidade longa e possuem vidro temperado resistente ao granizo. O modo de funcionamento desse painel é captar os fótons (partículas de luz), que quando atingem as células fotovoltaicas (presentes no painel) fazem com que alguns dos que circundam os átomos se desprendam. 
Estes elétrons livres migram, através da corrente eléctrica, para a parte da célula de silício que está com ausência de elétrons
Este fluxo de elétrons cria uma corrente elétrica, ou o que nós chamamos de casualmente de Energia Solar Fotovoltaica.
Caso o painel seja danificado e não consiga desempenhar sua função será utilizado a energia elétrica diretamente da rede elétrica como última opção.
Focando agora nos terminais de computadores, o modelo escolhido foi o totem que deverá utilizar um material que seja reciclável e que seja resistente. Avaliando o projeto como um todo a escolha do material para a execução foi o alumínio.
Os terminais de computadores utilizaram modelos totem para suporte ao computador e monitor. A reciclagem desse material resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração.
O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. Sua reciclagem não danifica a parte estrutural do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.
ANEXO C
Na reciclagem do alumínio, a economia de energia é equivalente a 95% em relação ao processo primário desse material. Isto equivale ao consumo de energia de um aparelho de Tv durante 3 horas. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de 5 toneladas de bauxita (matéria prima para se fabricar o alumínio, sem contar toda a lama vermelha (resíduo da mineração) que é evitada, além da grande durabilidade, não a necessidade da utilização de tinta para o seu acabamento.
3. FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
O Sistema Operacional escolhido para o desenvolvimento do projeto foi o Linux por ser um sistema operacional de código fonte aberto originário do Unix. O Linux é o mais distinto e importante exemplo de software livre, a principal característica desse sistema é que todos podem usá-lo, alterá-lo e redistribuí-lo, através de compilação de seu Kernel possibilita adicionar ou remover recursos tornando mais eficiente e leve para um determinado uso. por exemplo minimizar o uso dos recursos de hardware que possam não ser necessários, para economizar energia elétrica ou adicionar suporte a telas Touch Screen. Esse sistema teve um aumento exponencial que faz com que o projeto, a cada dia agregue mais usuários e desenvolvedores, inserindo melhorias e funcionalidades em seu código fonte.
É possível obter o Linux na forma de organizações, que são pacotes de software contendo o Kernel Linux e vários outros aplicativos livres, como ambientes gráficos, editores de imagens, suítes para escritório, navegadores de internet e muitos outros. Essas distribuições podem ser adquiridas gratuitamente pela internet, via download dos CDs de instalação ou via aquisição do CD que alguma empresa que o venda. O custo do Linux, neste último caso, estaria relacionado apenas ao trabalho técnico que a empresa teve para empacotá-lo, e a gastos como confecção de caixas e manuais de instalação. Cada distribuição reúne a coleção de software mais apropriada para o seu público alvo. 
O Linux também é usado em sistemas embarcados com aplicações já embutidas, como PDAs, celulares e outros micro-componentes, embora todo o sistema incluindo as distribuições seja chamado de Linux, o termo original refere-se ao kernel, que é apenas o núcleo de um sistema operacional. Aqui também utilizaremos o nome Linux para designar todo o conjunto.
Antigamente no Linux usava se somente terminais de texto que são mais do que uma simples janela onde o usuário insere linhas de comando para dizer ao computador o que deve ser feito, o terminal texto é uma ferramenta muito importante e poderosa, por permitir que muitas instruções sejam enviadas ao computador de forma rápida e precisa. O crescimento e novas versões do sistema não provocam lentidão, pelo contrário, a cada nova versão os desenvolvedores procuram buscar maior compatibilidade, acrescentar recursos úteis e melhor desempenho do sistema.
O terminal gráfico no Linux é suportado pelo programa X.org, também conhecido como X Window System, XFree86 ou X11. Ele é o responsável por trabalhar com gráficos e com o mouse e usar os recursos gráficos que a placa de vídeo do seu computador possa ter. Os ambientes gráficos são programas que criam uma interface de janelas para o usuário.São eles os responsáveis por dar forma ao conteúdo gráfico que é exibido na tela, criando botões, janelas, barras de tarefas, ícones e outros elementos encontrados em uma interface gráfica moderna.
Os ambientes gráficos mais modernos além de fornecerem uma interface para o gerenciamento de janelas e bibliotecas de código que permitem a criação de programas gráficos, fazendo com que as aplicações escritas naquela mesma biblioteca tenham um layout e um comportamento compatíveis com o resto do ambiente.
Mantendo as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas, o sistema oferece restrições de acesso do sistema de arquivos durante a execução de programas. Em geral, usando uma boa distribuição que tenha um bom sistema de atualização resolve qualquer problema relacionado à segurança ou compatibilidade.
3.1 Vantagens do Linux
A maior vantagem de usar o Linux é o custo, ele é baseado em software livre, sob licença GPL (General Public License) poucas distribuições são pagas, mas com código fonte aberto por força do tipo de licença, mas a grande maioria é gratuita contando com todo o suporte e atualizações necessárias. Porem qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do usuário root, ele é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, a dificuldade de um vírus ou programa malicioso se instalar será superior, a não ser que você autorize, inserindo uma senha e nome de usuário, reforçando assim a segurança. Ainda em relação a vírus, o fato do sistema estar instalado em bem menos máquinas que outros sistemas, torna menos visado pelos criadores de vírus. 
Possui comunidades de suporte ativa e grande lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux, desde problemas básicos a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas nessas comunidades com certa facilidade. 
O poder de escolha é uma grande vantagem do Linux, existem inúmeras distribuições prontas disponíveis no mercado. No Linux, você tem o poder de controlar quase todos os aspectos do sistema operacional e é bem executado em computadores antigos e de hardware mais inferior ou de baixo custo.
Contribuintes e mantenedores de Kernel ativos trabalham muito para mantê-los atualizados. No Linux a pilha de protocolos TCP/IP é rápida e é constantemente melhorada a cada atualização. O Linux tem suporte nativo a redes TCP/IP. Possui roteamento estático e dinâmico de pacotes e fácil integração com outros sistemas operacionais e padrões de rede.
3.2 Ubuntu 11.10
Para o desenvolvimento do sistema operacional usaremos a distribuição do Linux Ubuntu 11.10 que é a versão que será utilizada nos terminais de computadores com um Kernel atualizado assegurará mais segurança maior estabilidade, maior rapidez e maior compatibilidade de hardware e melhorias na gestão de energia com tempo de inicialização e carga do sistema operacional bem melhor do que as versões anteriores. 
ANEXO D
Em geral, se destaca pela facilidade de utilização, por evitar configurações complicadas, duplicidade de aplicações e por conter, praticamente, a maioria dos aplicativos necessários como, por exemplo, navegador web, editor de texto, planilha eletrônica, programas de apresentação, edição de imagens, comunicador instantâneo, além de contar com uma grande variedade de programas que podem ser facilmente selecionados e instalados on-line pela Central de Programas.
O Ubuntu é um sistema operacional bastante seguro e possui um potencial alto de recursos, que podem ser personalizados pelo próprio usuário. É praticamente impossível, por exemplo, que um vírus possa se instalar ou que tenha um poder destrutivo, pois o Linux funciona de uma maneira que para se modificar qualquer configuração, remover ou alterar alguma coisa no sistema, é necessário ter a ação do administrador. E por outro lado, como praticamente todos esses programas são desenvolvidos para os sistemas operacionais mais populares, eles simplesmente não funcionam ou não podem ser executados no Linux.
Além disso, por ser um sistema de código aberto e contar com uma competente equipe de desenvolvedores e com o apoio permanente e constante de uma grande e competente comunidade, os eventuais problemas são quase que imediatamente identificados e corrigidos através das atualizações. Esta é, certamente, uma das maiores vantagens do código aberto, ou seja, por estar aberto e sempre disponível, todo mundo pode ver como funciona, apontar erros, dar sugestões e soluções, quem desenvolve, sabe que isso só tende a somar e multiplicar.
O Ubuntu é uma versão LTS (Long Term Support), ou seja, que terá suporte oficial durante 3 anos, por isso o maior objetivo para esta versão é a segurança e a estabilidade e correção de eventuais problemas decorrentes das inovações introduzidas no sistema.
4. HARDWARE ECOLOGICO
Um equipamento ecologicamente correto é aquele isento de chumbo, material altamente poluente tanto em sua fabricação quanto em seu descarte, o que o torna muito prejudicial ao meio ambiente. Diversas empresas, principalmente na área da informática, têm adotado esse material com o intuito de ajudar o meio ambiente. Essa medida sustentável é, de fato, um avanço que pode contribuir bastante para a preservação do planeta.
O RoHS é uma diretiva européia que enumera os materiais que são usados na produção de diversos produtos e proíbe que eles sejam utilizados, devido aos altos riscos que eles acarretam na saúde das pessoas e do planeta. Entre alguns desses materiais estão o mercúrio, o cádmio, o cromo e o chumbo. Antes dessa lei (e ainda hoje, em alguns casos), os fabricantes de equipamentos eletrônicos adotam a solda tradicional, produto que fixa os componentes eletrônicos na placa do circuito, composta por 60% de estanho e 40% de chumbo. A questão é que existem componentes menos prejudiciais que podem ser substitutos do chumbo, como a prata, o cobre e o bismuto.
Todos esses produtos, inclusive o chumbo, em contato com o meio ambiente e os recursos naturais, como rios e lagos, alteram certas características do lugar, afetando a vida de muitos animais e do ser humano. Ao ter contato com a água poluída pelo chumbo e pelo cádmio, por exemplo, doenças como a demência, o Mal de Alzheimer, as psicoses de várias naturezas e os distúrbios mentais podem surgir no indivíduo.
Devido a todos esses problemas, é muito importante que essa medida seja mais aceita no Brasil, onde a legislação ainda não prevê multa aos que usarem o chumbo como matéria de produção. Porém, algumas empresas que lidam com aparelhos eletrônicos, cientes do problema, já adotaram alternativas para a substituição das substâncias.
Nesse projeto utilizaremos um equipamento da empresa HP que está empenhada em cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis pela RoHS computador modelo Touchsmart 9300 elite um computador que tem sua CPU integrada ao monitor, tecnologia de ultima geração com processador Intel Core i3-2100 acesso aos dados com muito mais eficiência, um equipamento que pode ser usado por muitos anos sem a necessidade de upgrade ou a troca por outro modelo mais atuais gerando economia e sustentabilidade.
A tela Widescreen de 23 polegadas com LED backlit branca ajusta mais facilmente para oferecer uso confortável à luz auxiliar LED oferece imagens brilhantes na tela enquanto economiza energia. Um amplo ângulo de visão permite que múltiplos usuários interajam com a tela brilhante, de alta definição.
4.1 Especificações de Hardware
Monitor: LED 24’’ Dell P2418HT Touchscreen
Processador: Intel Core I5 8400 4ghz 9mb Lga1151 8ª Geração	Comment by Priscilla Melo: 
 Memória padrão: Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black HX424C15FB28
Unidade interna: Sata 500gb 16mg 7200rpm 3gb
Interface de rede: Conexão Ethernet Realtek 8111EDL integrada
Portas: 1 RJ-45 e 7 USB 3.0
Conexões: Wi-Fi e Bluetooth
5. ESTATÍSTICA
5.1 INSTALAÇÕES NA CIDADE
São Paulo é a maior cidade e mais populosa do Brasil,  oferece vários pontos de entretenimento,centros culturais, museus e parques. Entre os parques estaduais e municipais, somam-se 106 áreas espalhadas pela cidade. 
COLETA DE DADOS:
Com o objetivo de fornecer aos usuários o melhor serviço, os terminais de acesso deverão coletar a localização do indivíduo, processar qual tipo de informação ele necessita, através de uma interface, traçar uma rota, compartilhar informações sobre o local, sua fauna, flora e suas principais características, informar o horário de funcionamento e programação se o local tiver, gerar uma rota, informar onde fica os sanitários, estacionamento (se houver), lojas (se houver), alimentação (se houver), se é permitido a entrada de animais, se é área perigosa, se há área para crianças, alugueis de bicicletas, patins, patinete, e afins, compartilhar toda a informação do parque para usuário obter mais facilidade ao visitar esse parque.
6. LÓGICA
6.1 Lógicas do Sistema
O fluxograma descrever a entrada e saída de dados, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. 
A descrição lógica no diagrama mostra a utilização e o funcionamento dos aplicativos que serão instalados nos terminais distribuídos nos pontos estratégicos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
6.2 Interface
O sistema possui interface gráfica amigável com tecnologia Touch Screen (tela de toque), dispensando totalmente o uso do teclado. Assim, através de um simples toque na tela, é possível acessar todas as funções disponíveis na tela. 
Pensando em acessibilidade o terminal possui entrada para fones de ouvido para informar a cada toque de tela o aplicativo acessado.
6.3 Tela Principal
A tela principal apresentará o logotipo da copa do mundo 2014 ou dos jogos olímpicos de 2016 nas respectivas datas da realização dos eventos O sistema possui 4 janelas principais dividas em mosaico cada uma com uma função especifica de informação sobre eventos ou atrações existentes na cidade. 
Ao tocar na tela o terminal disponibilizará de uma opção de idiomas assim o turista poderá escolher entre a língua nativa o português, inglês ou espanhol, esse processo visa uma maior integração como os turistas de outros países.
6.4 Jogos Copa do mundo 2014
Ao tocar na opção Copa do Mundo o sistema mostrará duas opções uma chamada tabela com a classificação das seleções quem foi eliminado, classificado e próximos jogos, e outra chamada jogos em andamento mostrando o resultado em tempo real, essa atualização em tempo real será feita através da internet local no caso do metro rede cabeada e nos pontos turísticos que não dispuserem dessa estrutura será utilizado o 3G.
6.5 Jogos Olímpicos 2016
Segue a mesma lógica de informação da copa do mundo 2014 o sistema mostrará uma tabela com a lista de países com a quantidade de medalhas conquistadas e outra opção com os esportes que estão acontecendo no momento e como chegar aos locais dos eventos.
6.6 Pontos Turísticos 
A opção Pontos turísticos irá mostrar ao turista o que a cidade São Paulo ou Rio de Janeiro tem a oferecer de entretenimento como cinemas, museus, teatros, áreas de patrimônio histórico-cultural, parques, casas de espetáculos, parques temáticos, shopping centers e ruas de comércio especializado, dando como primeira opção os locais mais próximos.
6.7 Alimentação
A gastronomia nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro sem duvida será um prato cheio para os turistas são milhares de restaurantes, na cidade, servindo comidas típicas de todas as regiões do Brasil e de todos os países do mundo, satisfazendo do mais simples ao mais requintado paladar, visando esse grande potencial das cidades o terminal terá uma a opção alimentação que terá informações dos restaurantes, lanchonetes e bares mostrando os vários tipos de comida que são oferecidas nos diferentes pontos das cidades.
6.8 Serviços Públicos
A opção serviços públicos terá o objetivo de orientar o turista sobre os serviços prestados pelo estado como transporte, hospitais e delegacias, informando números de telefones, locais mais próximos.
7. CONCLUSÃO
A utilização destes terminais de computadores tem por objetivo principal facilitar a informação aos turistas e visitantes sobre os eventos copa do mundo 2014 e jogos olímpicos 2016 e atrações que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro têm a oferecer.
O projeto foi desenvolvido visando a sustentabilidade e qual a melhor maneira de proteger o meio ambiente, a utilização da energia solar através dos painéis solares, materiais recicláveis como o alumínio, computadores que não utiliza materiais nocivos e que consomem menos energia mostram que esse é o caminho certo na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente.
A utilização de um sistema operacional baseado em software livre, como o Linux vem pra garante mais segurança e maior estabilidade na utilização dos terminais, e tem por objetivo garantir um custo menor no resultado final do projeto.
A distribuição dos terminais nas estações de metrô e pontos turísticos das cidades vem por concluir a etapa de utilização destes equipamentos pelo maior numero de pessoas possíveis, objetivando fácil entendimento a informação solicitada, com interfaces úteis e fáceis de manipular a informação desejada passa a ser entendida de forma, mais eficaz.
Bibliografia 
Livros:
BERKUN, Scott. A arte do gerenciamento de projetos. Tradução, Carlos Augusto Caldas de Moraes, Teresa Cristiana Felix de Souza. Porto Alegre: Bookman, 2008.
BUCKLEY, Graeme j. A promoção de empresas sustentáveis. Tradução Ilka Maria de Oliveira Santi, Pedro Barros. Curitiba: Ibpex, 2011.
UNIP INTERATIVA. Gestão em Tecnologia da Informação. São Paulo: UNIP, 2012. Desenvolvimento Sustentável (3068-50-SEI_GTI0112-20121) 
https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/edison-veiga/quantos-parques-existem-em-sp/ (Acesso: 25/03/2019 as 13:03h)	
http://www.capital.sp.gov.br/noticia/wifi-livre-sp-43-pracas-e-parques-oferecem (Acesso: 26/03/2019 as 14:30h)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renovável#Energia_solar
(acesso em 26/03/2019 as 15:30h)
https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-o-painel-solar-fotovoltaico.html (acesso: 26/03/2019 as 15:43h) ANEXO A E B
http://engenheirodemateriais.com.br/2016/10/12/aluminio-nao-tem-problemas-com-corrosao-certo-ou-errado/ (acesso: 27/03/2019 as 12:25)
https://www.solucoesindustriais.com.br/imagem.php?url=images/produtos/imagens_10160/p_totem-gerenciador-de-atendimento-13.jpg
(acesso em:27/03/2019 as 12:50) ANEXO C
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_alum%C3%ADnio
(Acesso:29/03/2019 as 19:42) 
https://www.google.com.br/search?q=Linux+Ubuntu+11.10&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi32amcmsbhAhXHEbkGHRN2DuQQ_AUIDigB&biw=1366&bih=631#imgrc=xHR0YD48L3KgWM:
(acesso em 2/04/2019 as 15:00) ANEXO D
http://www.ubuntu-br.org/ubuntu
(acesso em 2/04/2019 as 16:04)
http://www8.hp.com/br/pt/products/desktops/product-detail.html?oid=5093847
(Acesso em 2/04/2019 as 16:16)
https://www.kabum.com.br/produto/98701/monitor-dell-led-23-widescreen-full-hd-ips-hdmi-vga-display-port-altura-ajustavel-p2317h/?tag=monitor%20full%20hd
https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/06/ddr3-ou-ddr4-entenda-diferencas-e-veja-qual-o-melhor-tipo-memoria.html
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/pontosturisticos
(Acesso em 2/04/2019 as 16:40)

Mais conteúdos dessa disciplina