Buscar

PATOLOGIA EM PASSARELA DE CONCRETO ARMADO

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO............................................................................................
1.1 Contextualização.........................................................................................
1.2 Situação problema......................................................................................
1.3 Hipóteses...................................................................................................
1.4 Meios de pesquisa.....................................................................................
1.5 Objetivo geral e objetivo específico..........................................................
1.6 Justificativa e relevância do tema..............................................................
1.7 Escopo do trabalho....................................................................................
2 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................... 
1INTRODUÇÃO
 A construção civil tem passado por grandes evoluções e inovações no que se refere à rapidez de execução e novas tecnologias. Porém, essas inovações necessitam de atenção e cuidados para que seja corretamente realizada em todas as etapas construtivas, desde a fase de projeto até a fase de finalização de uma obra, pois, caso contrário, muitos serão os problemas que poderão surgir, sendo que um deles, e de grande interferência no correto funcionamento de uma estrutura, é o surgimento de manifestações patológicas (CASTRO [1]).
 Para Brandão (1998), as estruturas de concreto devem apresentar um nível satisfatório de qualidade e se comportar adequadamente durante sua construção e, por toda a vida útil especificada, resistindo a todas as ações e influências ambientais passíveis de ocorrer e a circunstâncias acidentais, sem apresentar danos desproporcionais às causas de origem. Neste sentido, o projeto estrutural tem a finalidade de conferir às estruturas esta capacidade de desempenhar apropriadamente suas funções, nas condições de uso previstas, de modo a evitar custos extraordinários e inesperados com sua manutenção e reparo. 
Porém, ao se tratar de concreto, deve-se compreender os riscos de deterioração que o mesmo está sujeito, pois é natural que ao longo do tempo, através de processos químicos ou físicos, o mesmo apresente uma redução de qualidade e, posteriormente, possíveis manifestações patológicas. Assim, inerente ao assunto de manifestações patológicas estão relacionados certos conceitos ao concreto, como desempenho, vida útil e durabilidade que devem fazer partes dos hábitos da engenharia, participando de todas as etapas construtivas de edificação (SOUZA;RIPPER,1998,p 17).
1.1Contextualização 
 Tratará de assunto de elevada relevância para se compreender as patologias do concreto armado, afim de evitar possíveis erros que possam diminuir a vida útil da estrutura, desempenho e aumento de custos do projeto. 
 Entende-se que o estudo da Patologia das Construções teve como inspiração a medicina. Os engenheiros passou buscar as origens das manifestações patológicas diagnosticar os problemas das estruturas, estudar os mecanismos e consequências das manifestações e podendo prever como o problema se manifestaria e qual o comportamento das estrutura elaborando diagnósticos, passou a tratar a causa desta manifestação de forma a sanar definitivamente o problema indicando solucoes e até mesmo a desenvolver sistemas de proteção que impedissem a ocorrência dessas manifestação.
Estudar a velocidade da Patologia nas Construções civil viabilizando e possibilitando os diversos setores envolvidos na construção de edificações a plena atuação na correção dos problemas apresentados nas estruturas antigas e novas visando estender a sua vida útil e o desempenho dessas delas. Demonstrar que a durabilidade das estruturas deve ser tratada por todos estes setores, seja no desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e estruturais, na melhoria e escolha dos materiais de construção de qualidade, processos de execução, fiscalização, procedimentos de manutenção e inspeção das estruturas. 
 
1.2 Situação problema
 Devido ao passar dos tempos são vários tipos de patologia em estrutura de passarelas, as causas são variadas desde pré-projeto ao projeto.
 As correções tem que ser preventivas e corretivas de acordo como manda os tipos de patologia apresentado na edificação a ser avaliada. 
1.3 Hipóteses
 A principal hipóteses e a falta de manutenção preventiva impactou no surgimento de patologias na estrutura de concreto armado dessa passarela de pedestre.
1.4 Meios de pesquisa
 Na metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho de conclusão de curso, além da revisão bibliográfica sobre o tema, foram utilizados como fonte de estudo livros, sites, e trabalhos científicos como tese de mestrado e monografias.
1.5 Objetivo geral e objetivos específicos
1.5.1 Objetivo geral
 O objetivo geral deste trabalho é identifica quais são os principais fatores que levam ao aparecimento das patologias na estruturas de concreto armado, conforme pesquisa realisada 
1.5.2 Objetivos específicos
 Realizar revisão bibliográfica referente ao tema proposto,
 proporcionando embasamento teórico que permita o desenvolvimento da 
pesquisa e o estudo de caso.
 Descrever as principais patologias encontradas;
 
 Identificar as principais manifestações patológicas encontrada na 
passarela de pedestre;
 Propor tratamento de reparo com base nos métodos verificados na
 literatura em estudo de caso;
 
 
1.6 Justificativa e relevância do tema 
 É uma pesquisa de grande importância pois se trata de uma passarela de pedestre no qual foi constatado visualmente varias patologias que podem comprometer a estrutura como um todo, podendo trazer vários transtornos a população ao redor que necessita de acessa lá para diferentes necessidades. 
 A realidade contemporânea exige Engenheiros cada vez mais qualificados, pois é assim que o mercado determina. 
 Existe hoje, uma preocupação muito grande com a qualidade e durabilidade das estruturas de concreto armado. Visto que, o ramo da construção civil engloba a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem-estar e ao desenvolvimento da sociedade, preservando o ambiente natural, amparados e respaldados, seguindo as normas.
1.7 Escopo do trabalho
 A confecção deste TCC se orienta por cinco capítulos, de modo a discutir o tema e o problema proposto de forma clara e objetiva, organizado a seguir:
 Capítulo 1
 Apresentará a confecção do trabalho, onde é feita uma contextualização do tema. Além disso, também são demonstrados os objetivos deste trabalho e a relevância do tema no cenário da construção civil; 
 Capítulo 2
 Tratará o embasamento teórico através de citações de autores, contendo conceituação das patologias nas estruturas de concreto armado e suas consequências;
 
 Capítulo 3
 Dispor a metodologia, as fontes pesquisadas e a norma que regulamenta a execução de estruturas de concreto; 
 Capítulo 4
 Discorrerá o desenvolvimento, analisando os tipos das manifestações patológicas que ocorrem nas estruturas de concreto armado, como elas se manifestam e os possíveis reparos; 
 Capítulo 5
 Apresentará as considerações finais

Continue navegando