Buscar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES (2)

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
 Existem diversas leis que garantem a manutenção, respeito, direito e deveres ao meio em que se vive, para que o mesmo seja preservado. A Legislação Ambiental é um conjunto de leis, princípios e políticas públicas que asseguram a interação do homem com o meio ambiente, para garantir assim um meio equilibrado para o presente e futuras gerações.
 O meio ambiente e os recursos naturais começaram a se destacar como de extrema importância para a sociedade a partir de um dado momento, então, a busca por alternativas para recuperar os mesmos ganharam força e, as empresas começaram a ser cobradas, para recuperar e evitar danos ao meio. 
 Com a grande exigência na qual as organizações estavam diante, começaram assim a investir na preservação do meio ambiente e, consequentemente sendo um diferencial de competitividade. As empresas começaram a criar cargos na área ambiental e desenvolver programas da qualidade do mesmo que, incluem a auditoria ambiental. Há uma legislação sobre a questão do meio ambiente, mas que eram pouco praticadas, mas que foram ganhando visibilidade devido a movimentos pelo meio ambiente.
 Em 1991, foi estabelecido pela ISO para realizar um estudo sobre as normas internacionais do meio ambiente e, gerou o Sistema de Gerenciamento Ambiental – SGA e o início do desenvolvimento da ISO série 14000 que visam alcançar políticas, objetivos, alvos e cumpram as leis e regulamentações e que evitem a poluição, realizando avaliação do desempenho ambiental e da Auditoria Ambiental, por meio da análise do ciclo de vida e aspectos ambientais dos produtos, sendo várias normas que constituem a ISO série 14000, tais como: ISO14010, 14011 e 14012. 
 Devido às mudanças da sociedade e organizações em torno do meio ambiente, ocorreu um aumento de empresas com o Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) e Auditoria Ambiental (AA). Existem também as normatizações como a ISSO, fazendo parte a ISO 14010, 14011 e 14012, que tratam da Auditoria Ambiental, com o intuito de verificar a eficácia dos mesmos.
 É importante destacar que as normas ISO 14010, 14011 e 14012 são indicadas para organizações que possuem Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado e desejam receber a certificação oferecida pela ISO ambiental. A ISO 14010 (1996) estabelece os princípios gerais de auditoria ambiental, definições e os termos específicos para auditoria ambiental. A ISO 14011 (1996) estabelece procedimentos e conformidade com critérios das auditorias no sistema de gerenciamento ambiental. A ISO 14012 (1996) estabelece os critérios de qualificação profissional de auditoria ambiental, podendo ser por auditores internos e/ou externos. Juntamente com a ISO 14000, as normas ISSO 9000 são uma como ferramenta de monitoramento de qualidade ambiental e melhoria dos processos de uma empresa.
 O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a estrutura das atividades de responsabilidades, práticas, planejamento, processos, procedimentos e recursos, a fim de desenvolver e manter a política ambiental.
 A auditoria ambiental é um conjunto de atividades organizadas para verificação da relação entre produção e meio ambiente, sendo instrumento de gestão que compreende uma avaliação sistemática, documentada, periódica, facilitando as práticas de compatibilidade com as demais políticas da empresa visando o meio ambiente.
 As vantagens das auditorias ambientais permitem que as organizações utilizem de diversas maneiras a busca pela harmonia entre sociedade, lucros, sustentabilidade e meio ambiente.

Continue navegando