A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Arte Brasileira - Avaliação I - Individual FLEX

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura indígena possui formas diferentes de expressar e manifestar sua arte. Dessa forma, Vieira e Carvalho (2008) apontam que cada tribo possui sua identidade cultural e habilidades diferentes para a confecção de artefatos. Sobre a arte de tecer, tramar e trançar, muito desenvolvida pelos indígenas, analise as sentenças a seguir:
I- Utilizam para confeccionar seus artefatos materiais da natureza, como plantas, fibras, raízes, folhas, cipós, sementes, cascas e palhas.
II- Resistiram em maior quantidade à ação do tempo devido à técnica utilizada de misturas de matéria-prima, a fim de garantir maior durabilidade e resistência.
III- É uma expressão artística bem conhecida e admirada pelo povo brasileiro, sendo utilizada com caráter decorativo e utilitário entre os indígenas.
IV- Por meio dessa técnica surgiram artefatos admiráveis e podendo ser observados produtos com formas, texturas, tamanhos, desenhos e cores variadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VIEIRA, Francisco Ponciano; CARVALHO, Carla. Arte Brasileira. Indaial: Uniasselvi. 2012.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Os índios possuem artefatos que constituem vários significados. Alguns artefatos produzidos incorporam a figura de um ser sobrenatural e são utilizadas pelos em danças cerimoniosas com a encarnação maligna dos espíritos do mal. Diante disso, podemos destacar qual artefato indígena?
	 a)
	Vasos de argila.
	 b)
	Escultura de argila.
	 c)
	Máscaras.
	 d)
	Cestaria.
	3.
	Na região do baixo rio Tapajós floresceu a chamada cultura Santarém, que se notabilizou pela produção de uma cerâmica de estilo muito peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação. Descrita desde o século XIX por naturalistas e viajantes que percorreram a área, suas formas revelam composições elaboradas, contendo uma profusão de apêndices de animais da floresta tropical, que constituem verdadeiras esculturas concebidas de maneira naturalista. Estatuetas antropomorfas também se destacam pelo naturalismo das representações de homens e mulheres, portando atributos que permitem identificar emblemas de prestígio e posições sociais. As peças existentes em museus provêm em grande parte de coletas e escavações realizadas sem controle no seu maior sítio arqueológico, onde hoje está assentada a cidade de Santarém, o que impede a compreensão de seus contextos. Ainda assim, elas constituem uma importante fonte de conhecimento sobre a complexa sociedade que as produziu, porquanto são testemunho de suas práticas sociais, formas de construção do corpo e concepções cosmológicas. O domínio da cerâmica é visto em muitas tribos. Com base nas imagens anexas, analise as sentenças a seguir: 
I- A imagem A consiste na cerâmica marajoara utilizadas para armazenar as cinzas dos mortos.
II- A imagem B consiste em uma estatueta antropomorfa que pertence a cultura Santarém.
III- A imagem C consiste em um vaso de gargalo e pertence a cultura Marajoara.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: Cultura santarém. Museu Nacional. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/arqueologia-brasileira/santarem.html. Acesso em: 5 jun. 2018 (adaptado).
FONTE DA IMAGEM A: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/artesao/m1-pote.jpg. Acesso em: 5 jun. 2018.
FONTE DA IMAGEM B: http://www.gazetadesantarem.com.br/wp-content/uploads/2015/12/cer%C3%A2mica-marajoara.jpeg. Acesso em: 5 jun. 2018.
FONTE DA IMAGEM C: https://i.pinimg.com/originals/c0/18/da/c018da339c130d12b4282e3cec257e50.jpg. Acesso em: 5 jun. 2018.
	
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	  b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	As produções realizadas no período da Pré-História foi uma referência importante para a comunicação visual, pois os desenhos primitivos, num sentido mais amplo, eram desenvolvidos como forma utilitária e ritualística. Assinale a alternativa CORRETA que marca o período de duração da Pré-História no Brasil:
	 a)
	Vinda dos ameríndios ao Brasil e extinção da Cultura Marajoara e Tapajônica.
	 b)
	Início com a vinda da raça mongol-negroide pelo estreito de Bering e seu marco final com a instalação dos jesuítas.
	  c)
	Início com a inscrição rupestre e término com a Cultura Marajoara e Santarém.
	 d)
	Tem seu início com os primeiros indícios de vida humana e seu final com a colonização dos portugueses.
	5.
	Os indígenas utilizam pigmentos extraídos da tabatinga, do jenipapo e também do urucum, entre outras fontes, para pintarem o próprio corpo, que serve como suporte. As composições criadas variam pelas formas, composições e cores de acordo com cada cultura. Como são chamadas essas manifestações?
	 a)
	Linguísticas e ritualísticas.
	 b)
	Artísticas e ritualísticas.
	 c)
	Filosóficas e linguísticas.
	 d)
	Artísticas e filosóficas.
	6.
	A cultura indígena possui muitas manifestações artísticas, dentre elas a arte ceramista, a tecelagem, a arte plumária, as máscaras e a pintura corporal. Dessa forma, podemos enfatizar que os índios desenvolvem em suas atividades rotineiras atividades que são consideradas arte pela nossa cultura. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Arte ceramista.
II- Arte de tecer, tramar e trançar.
III- Arte plumária.
IV- Arte das máscaras.
V- Arte da pintura corporal.
(    ) É desenvolvida exclusivamente como busca de beleza e adorno e são produzidas a partir de penas e plumas.
(    ) Representam uma imagem mística e sobrenatural e podem ser produzidas a partir de diversos materiais, como: palhas, cabaças, couros, troncos de árvores, entre outros.
(    ) São produzidos a partir de plantas, fibras, raízes, folhas, cipós, sementes, cascas e palhas como utensílios para o dia a dia.
(    ) São produções que exigem um grau de complexidade em sua produção. Algumas tribos misturavam em sua composição cinzas, cascalhos, ossos e conchas para que essas produções resistissem mais à ação do tempo em relação às outras citadas. 
(    ) O corpo dos indígenas servia de base física para as suas manifestações artísticas e ritualísticas, por meio de pinturas e adereços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I - V.
	 b)
	I - II - III - IV - V.
	 c)
	II - III - IV - V - I.
	 d)
	V - IV - I - III - II.
	7.
	Na Cultura Santarém, podemos destacar a produção de vasos de cerâmica com formas e decorações variadas. Outro diferencial das produções artísticas dessa cultura são as cariátides, que destacam-se por formas agregadas na parte superior de vasos e outras peças. A partir dessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- As cariátides possuem formas zoomorfas.
II- As cariátides possuem formas antropomorfas.
III- As cariátides possuem formas geométricas.
IV- As cariátides possuem formas humanoides.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II  estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	As máscaras indígenas podem possuir muitos significados, mas basicamente tem um significado espiritual e místico para sua tribo. Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam. A partir dessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É uma das formas de expressão indígena mais admirada e conhecida por todos. 
(    ) Ela não é desenvolvida para nenhum meio utilitário, mas única e exclusivamente como busca da beleza e adorno.
(