Buscar

Resumo Sus /saúde coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É SUS?
A saúde é para os brasileiros uma qualidade de vida a serem exercidas diariamente, sendo de preocupação de pessoas, governos, empresas e comunidades. Com o crescimento populacional houve uma preocupação em procura e oferta de serviços de saúde e ações coletivas e individuais para seu bem estar físico, mental e social.
A sociedade identifica seus problemas e necessidades de saúde sobre a influência econômica, política e culturais; O que é o SUS? Esse significado pode ser interpretado de diversas maneiras, isso vai depender de quem ira responder. De acordo com sua experiência e conhecimentos em torno de uma visão estreita ou ampla da questão a ser respondida. O SUS são sigla distintas e grandioso e não pode ser interpretado apenas por elas .Deve-se entrar em um eixo de conhecimentos e significados por parte para entender sua magnitude 
O sistema de saúde é formado por agencias que são a organização pública e privada; Agentes são os profissionais do sistema que realizado atividades para promoção da saúde. A prestação de serviço pode ocorrer de diversas formas (convênios e credenciamentos) Tornado assim mais o complexo nosso entendimento. O sistema é composto por conjuntos de estabelecimentos, serviços, instituições, profissionais e trabalhadores de saúde. Não podendo deixar de levar em consideração que esses sistema compete a mídia,escolas ,financiadores,industrias de equipamentos e de medicamentos,universidades,institutos de pesquisa dentre outros.
Todo o sistema de saúde tem problemas; Enfrentando suas dificuldades para promoção, prevenção, recuperação e cura da saúde da população. O os três tipo de proteção social são: seguridade social adotado pela Inglaterra o direto a saúde esta ligada a contribuição e impostos. O seguro social são garantidos para aqueles que contribuem com a previdência social ,possibilitando quem tem condições de pagarem por um atendimento particular ele rege na Alemanha,França e Suíça .No Brasil o direito do seguro social era apenas para os contribuintes da previdência social inicialmente através das caixas e aposentadorias e pensões.Em 1988 a constituição optou pela seguridade social que consiste em um conjunto de políticas cujo o fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações de velhice ,doença e desemprego. Seu principio fundamental e a solidariedade.
Contudo pode-se concluir que o Brasil continua em constantes mudanças e crescimentos comparado com seus pilares; Sendo possível reconhecer seus avanços e apontar suas falhas. Analisando seus contextos e determinantes.

Outros materiais