Buscar

Faça Um Resumo Explicativo Sobre O Papel Da Enfermagem Na Saúde Do Idoso

Prévia do material em texto

Faça Um Resumo Explicativo Sobre O Papel Da Enfermagem Na Saúde Do Idoso
O papel da enfermagem na saúde dos idosos possui como objetivo identificar problemas de saúde; condicionantes do declínio funcional na pessoa idosa; reestabelecer a independência desse guincho populacional, dentro de suas limitações pessoais; diminuir a morbidade e mortalidade por meio de modificações do estilo de vida, envolvendo assim o atendimento multiprofissional, devido a: reeducação alimentar, dieta hipossódica, hipocalórica, estimulação a prática de atividades físicas, controle glicêmico, entre outras, faz-se necessário a inserção de outros profissionais conforme a especialidade que melhor atenda, a busca de mais qualidade de vida para esse paciente.
Após o levantamento é necessário à investigação de cada problema encontrado, seja durante uma consulta de enfermagem ou com outros profissionais, o qual a pessoa idosa foi encaminhada. Métodos como entrevistas direcionadas a aspectos de relevância; exame físico; avaliação dos cuidados prescritos e resultados obtidos conjuntamente com o usuário e/ou familiares/cuidadores; avaliação dos resultados de exames e fazer encaminhamentos necessários para os demais profissionais da equipe de saúde; solicitar aos idosos a apresentação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa nas consultas, para melhor acompanhar as condições e aspectos que possam interferir no seu bem estar, são fatores que ajudam na colaboração da qualidade de vida para os mesmos.
O enfermeiro no contexto domiciliário deve trabalhar para que possa desenvolver o atendimento, sem invadir o espaço do paciente. Desta forma, para que a visita possa ser realmente efetiva, é necessário o seu planejamento cuidadoso e sistemático. Sendo assim, cabe ao profissional de enfermagem acompanhar a pessoa idosa e seu familiar, no ambiente em que vivem através de visita e de preferência com a participação de familiares e cuidadores formais ou informais; avaliar o ambiente em que a pessoa idosa vive: onde dorme, em qual quarto costuma ficar, qual posição ocupa dentro da família; atentar para possíveis sinais de vulnerabilidade social e risco para ficar em situação de rua; avaliar o ambiente em que a pessoa idosa vive, estabelecendo um plano assistencial voltado à recuperação e ao autocuidado; promover, proteger e reabilitar a saúde da pessoa idosa, mediante ações profiláticas; além de fornece as orientações relativas aos cuidados necessários, que serão realizados pela pessoa responsável pelo cuidado da pessoa idosa no contexto domiciliar.
O enfermeiro também possui como responsabilidade fazer com que o profissional frente ao atendimento à pessoa idosa torna o cuidado/atendimento/assistência mais integral, humanizado, acolhedor, avaliativo, podendo contribuir para melhoria da qualidade de vida do idoso. Uma das formas de prestar cuidado com qualidade e organizado ao idoso é fazer uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Na SAE, são planejadas as ações que irão compor o cenário do trabalho, trata-se de uma forma sistemática e dinâmica de estar prestando os cuidados, por meio do histórico de enfermagem, exame físico, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.
No trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem o conhecimento científico sobre o processo de senescência e senilidade, deve ser usado na busca de reestabelecer a independência desse paciente, da melhor forma e dentro dos limites cujo o mesmo expressa. Esse conhecimento cientifico sobre o processo natural de envelhecimento também servirá como ajuda para que elimine as características comuns de uma pessoa na terceira idade, assim facilitando encontrar achados que ajudam no diagnóstico para os problemas de saúde.
Os profissionais de enfermagem devem estar inseridos no contexto dos setores de saúde, sobre tudo o enfermeiro que tem como atividade privativa o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação do serviço de Enfermagem. Onde houver trabalhador de Enfermagem de nível médio/técnico e outros profissionais que realizam o cuidado, há necessidade de um enfermeiro, para liderar e direcionar esses trabalhadores. O enfermeiro possui dentre suas responsabilidades a educação daqueles que estão sob seus cuidados, tanto diretamente- quando ele lida pessoalmente com o paciente, como indiretamente- por meio de sua equipe de enfermagem.

Continue navegando