Buscar

AA de hitoria

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISSERTATIVAS
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
PROFA MA. MARICIANE MORES NUNES
1) Resumidamente, qual é o objetivo da História, mais especificamente da História da Educação e da Pedagogia?
R: O objetivo é conhecer à historia da educação, entender a formação das culturas , a educação esta fundamentalmente ligada a cultura e a historia, pois temos uma herança cultural ,nos desenvolvemos crescemos e vivemos com o tempo. A herança cultural é muito importante para a educação ,e para ocorrer um processo pedagógico temos que conhecer a historia do passado para viver o presente e ter um bom conhecimento para o futuro, é por meio dessas relações estabelecidas que podemos conhecer a pessoa. A historia da pedagogia é a nossa historia a nossa herança cultural. Concluindo através da historia teremos conhecimento das concepções de historia.
2) Explique a natureza da Educação tribal relacionando os termos: mítica; difusa; respeitosa.
R: Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis, são constituídas comunidades estáveis, no sentido de que nelas as mudanças acontecem muito lentamente.
Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais. Tanto nas tribos nômades como naquelas que já se sedentarizaram, para se ocupar com caça, a pesca, o pastoreio ou a agricultura, as crianças aprendem “para a vida e por meio da vida”, sem que ninguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar.
Por meio dessa educação difusa, de que todos participam, à criança toma conhecimento dos mitos dos ancestrais, desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades.
3) Após as transformações e reformulações ocorridas na Educação romana, as escolas passaram a ser divididas em: elementares, secundárias e escolas de retórica. Diferencie e caracterize esses três níveis.
R: Elemtares - destinadas a dar a alfabetização primária: ler, escrever e frenquentemente,também calcular; tal escola funcionava em locais alugados ou na casa dos ricos, passavam boa parte do dia na escola e eram submetidos a rígida disciplina do magister que não excluía as punições físicas.
 Secundárias ou de gramatica - nas quais se aprendia a cultura nas suas diversas formas,desde a musica ate a geometria...,embora predominasse depois o ensino literário na sua forma gramatical e filosófica, exercido sobre textos gregos e latinos.
Escolas de retórica- politica, forense, filosófica etc. e eram elaboradas as suasoriae ou discursos sobre exemplos morais e as suasoriae ou debates sobre problemas reais ou fictícios. Embora mais limitada em comparação á educação grega (eram escassas a gramatica, a musica e também a ciência e a filosofia),mais utilitária , a formação escolar romana mantem bem no centro esse principio retorico e a tradição das artes liberais, resumidas no valor atribuído a palavra.
4) No que tange ao conteúdo, o que podemos afirma acerca dos estudos medievais? Qual era seu foco e o que eles compreendiam?
R: Podemos afirmar que temos que conhecer o pensamento medieval, entender a cultura e tradição dessa época, analisar a influencia do pensamento medieval na educação. A grande preocupação foi propor uma interlocução entre fé razão e educação. A educação medieval tinha como elemento principal a religião e a fé ,sendo estas a base de sustentação de pedagogia da época, É fato afirmar que nesse período a educação tinha uma visão predominante teocêntrica, ou seja Deus era o centro e a razão de todas as coisas .tudo era justificável pela Fé.
5) Os Séculos XV e XVI, período do Renascimento, foram marcados por muitas mudanças significativas. Cite quais foram as principais delas, destacando as que dão ênfase e implicam diretamente na Educação.
R: O aparecimento dos colégios, do século XVI ate o XVII, foi um fenômeno correlato ao surgimento da nova imagem da infância e da família. Na idade media misturavam-se adultos e crianças de diversas idades na mesma classe, sem uma organização maior que os separasse em graus de aprendizagem. Foi a partir do renascimento que esses cuidados começaram a ser tomados, assumindo contornos mais nítidos apenas no século XVII.O período do renascimento influenciou diretamente o campo educacional. Nessa fase, foram priorizados os estudos envolvendo as questões linguísticas, baseados na antiguidade clássica, uma vez que como afirmamos anteriormente, nesse período acontece a retomada dos valores greco-romanos. Educar torna-se questão de moda e uma exigência ,segundo a nova concepção do homem.
6) Qual é o foco principal da Pedagogia realista? Quais aspectos ela valoriza? Por que motivo ela ganhou tanta força nesse período?
R: A pedagogia realista seu foco foi a influencia do Empirismo de Francis Bacon e pelo Racionalismo de Descartes. Sofre também a influencia do movimento cientifico da época, liberado por Nicolau Copérnico, ainda no Seculo xvi.Os aspectos que valorizou a pedagogia realista é a nova Didatica,o que ganhou forca seria o respeito a personalidade e de fraternidade entre os o respeito a personalidade e de fraternidade entre os o respeito a personalidade e de fraternidade entre os homens. 
7) Construa um breve texto relacionando os termos “Iluminismo”, “burguesia” e “Educação”.
R: O iluminismo é um período muito rico em reflexões pedagógicas. um de seus aspectos marcantes esta na pedagogia politica, centrada no esforço para tornar a escola leiga e função do estado. Como podemos perceber, nesse período, apesar da valorização da técnica como elemento catalisador de uma ciência voltada para o desenvolvimento da humanidade, em especial do comercio burguês, o pensamento liberal vigente batiza-se em conceitos humanistas, tais como liberdade, a igualdade e a fraternidade da revolução francesa. Multiplicam-se os defensores da educação leiga (sem influencia religiosa) e livre (sem privilégios de classe).
Porém, apesar dos projetos de estender a Educação a todos os cidadoes, prevalece a diferença de ensino, ou seja, uma escola para o povo e outra para a burguesia. Essa dualidade era aceita com grande tranquilidade, sem o temor de ferir o preceito de igualdade, tão caro às ideias revolucionárias.
8) No final do Império, diante de muitos conflitos, o Brasil passa a ser denominado republicano, com a libertação dos escravos para atender às demandas do mercado internacional. E, em paralelo, são incentivados os discursos e pequenas ações para acabar com o analfabetismo no País. Diante disso, faça uma breve síntese do quadro geral do ensino e da Educação brasileira no final desse período.
R: No final do império o quadro geral era:
· Poucas instituições escolares, com apenas alguns liceus provinciais nas capitais e colégios privados bem instalados nas principais cidades;
· Cursos normais em quantidade insatisfatória para as necessidades do País;
· Alguns cursos superiores que garantiam o projeto de formação (médicos, advogados, de políticos e jornalistas).
Esse quadro refletia a continuidade do grande abismo educacional brasileiro, realidade também presente nas fases anteriores. Assim, a maioria da população brasileira continuava, quando muito, tendo uma casa e uma escola, com uma professora leiga para ensinar os pobres brasileiros excluídos do interesse do governo imperial.

Continue navegando