Buscar

UNINASSAU Politicas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
Atividade Contextualizada
Curso: Nutrição
Disciplina: Políticas públicas de alimentação e nutrição
Aluno: Francisco Anderson da Silva
Matrícula: 01263354
Em uma unidade básica de saúde, compareceu uma mulher de 32 anos acompanhando sua mãe idosa para o atendimento. Neste momento, comentou com a equipe de enfermagem que estava sentindo dores de cabeça associada a náuseas, com frequência nos últimos 15 dias.
A equipe identificou que a mulher estava com necessidade de atendimento e a encaminhou para o acolhimento, para que a enfermeira do setor iniciasse o atendimento, onde foram identificadas as seguintes situações:
· Jornada de trabalho de 12 horas diárias, com remuneração de 01 salário mínimo.
· Possui 3 filhos na faixa etária entre 3 e 5 anos e seu marido está desempregado, sendo ela, aúnica fonte de renda da família.
· O marido passa os finais de semana bebendo com os amigos e quando retorna para casa tem atitudes violentas, ocorrendo agressões em alguns momentos.
A partir do exposto, identifique as necessidades de intervenção, com base nas políticas públicas de atenção a saúde da mulher ou outros setores que possam ser envolvidos, proponha intervenções para tais necessidades de acordo com o preeconizado pelas políticas de saúde da mulher.
Após a triagem, esta mulher deve ser encaminhada para o atendimento médico, para que seja diagnosticado a causa da dor de cabeça e náusea frequentes. Após feito este diagnóstico e tomadas as medidas necessárias de acompanhamento, a paciente também deveria ser cadastrada e encaminhada para acompanhamento psicológico pois trata-se de um caso de abuso, para que a mesma possa manter sua rotina e receba orientação. 
Partindo do princípio que todas as prefeituras possuem grupos de atenção à saúde da mulher, ela deve ser encaminhada à um Núcleo de Atendimento à Mulher, para que receba orientação e, de forma segura, faça denúncia contra seu companheiro. Devemos nos atentar que não se trata apenas de fazer a denúncia, mas de que a paciente deve ter suporte para que não sofra as consequências de forma insegura e sem apoio.
Baseado na atenção integral à saúde da mulher, a paciente deve ter acompanhamento de suas patologias na unidade básica de saúde, encaminhamento para acompanhamento psicológico e social, pois trata-se de um caso que envolve além da esfera médica.

Continue navegando

Outros materiais