Buscar

resumo da 13 emenda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha A 13º Emenda 
A estatística:
Os EUA abrigam 5% da população mundial e 25 % dos detentos do mundo.
Os Estados Unidos - A terra dos livres - possui a maior taxa de encarceramento do mundo.
A 13 Emenda da Constituição Americana torna inconstitucional alguém ser mantido escravo, ou seja, ela concede liberdade a todos os Americanos, porém tem exceções, aos criminosos.
Uma brecha na Constituição faz com que ela seja usada de forma abusiva por parte de seus governantes.
A escravidão era um sistema econômico e o término no fim da guerra civil deixou a economia do Sul destruída. Existiam 4 milhões de pessoas que faziam parte integralmente dessa forma de economia, e logo depois elas estavam livres.
A questão era o que fazer com essas pessoas e como fazer para reconstruir a economia. Então, a brecha foi imediatamente aproveitada e os afro americanos foram presos em massa, sendo assim eles voltavam a ser escravos, e eles eram presos por crimes insignificantes como ociosidade ou vadiagem. 
A criminalização da imagem do negro como um animal perigoso foi disseminado pela população branca. Um filme chamado The Birth of a Nation (O nascimento de uma nação) era um clássico da época. Como efeito disso, a população negra era humilhada, violentada, aterrorizada e morta pelo pretexto banais. 
A população negra foi claramente classificada como segunda classe, sendo assim, chegamos a segregação racial, que era uma forma legalizada da criminalização ao negro. 
Em 1970 tivemos mais um aumento significativo no processo de encarceramento em massa nos EUA no governo de Richard Nixon. Onde segundo ele, a Lei e a Ordem tinha que ser mantida, mas na verdade isso era uma forma velada de dizer que os movimentos das minorias (negros, mulheres e homossexuais) deveriam ser contidos. 
Em 1982 o Presidente Ronald Reagan, foi mas incisivo contra o uso das drogas. Associando o uso de maconha aos negros e o uso de heroína aos hippies. O curioso é quem fosse pego com 30 kg de Cocaína( droga pertencente a população mais rica ) e quem fosse pego com 30g de Craque ( droga pertencente a população mais pobre) tinham o mesmo tempo de prisão. Levando assim a era do ENCARCERAMENTO EM MASSA. Enquanto isso nos noticiários televisivos e programas de tv, os negros eram apresentados de forma excessiva nos noticiários.
Um casal jovem que fazia corrida em um parque sofreram violência, sendo que o homem esfaqueado e a mulher violentada repetidas vezes pelos chamados "super predadores". A mídia não perdoo o caso ocorrido e a população querendo justiça pelo ocorrido, de certa forma fez com que as autoridades da época prendessem cinco jovens negros pelo acontecido. Mais tarde, onze anos depois com teste de DNA ficou comprovado que eles eram inocentes.
Existiram muito mais estupro da população branca para com a população nega que o contrario, mas a mídia sensacionalista por repetidas vezes faziam essa criminalização ser instrumento de vantagem política em campanhas presidenciais americanas, a exemplo da campanha eleitoral de Bush contra Dukakis. 
Nessa altura do "campeonato" a população carcerária dos EUA que em 1985 já se encontrava em 759.100 Detentos, passou para 1.179.200, quase que dobrou em 15 anos.
O projeto de lei contra o crime foi responsável pelo expansão em massa do sistema prisional e além disso fornecia o dinheiro e incentivos perversos para a polícia fazer muitas das coisas que hoje consideramos abusivas. 
Além de aumentarem os fundos para que os Estados construíssem prisões para prenderem muitas pessoas envolvidas em crimes de drogas, eles aumentaram o numero de policiais nas ruas. 
A capacidade da comunidade negra americana de se proteger é levado em questão quando levamos o questionamento que: Se é possível contar a história da liderança branca nos EUA sem sequer mencionar as autoridades de repressão (FBI), mas o mesmo não é possível para as lideranças negras.
O medo era tão grande que eles aprovaram uma lei chamada "defenda o seu território", onde por legitima defesa um policial matou um suspeito negro só porque estava se sentindo ameaçado, mesmo que em nenhum momento o suspeito de certa forma levantasse suspeita, só pelo motivo de ser negro.
Empresas especializadas em encarceramento faziam contratos com os estados e os estados eram obrigados a manterem essas prisões cheias mesmo que ninguém estivessem cometendo crimes. sendo assim, isso se tronou uma industria em crescimento. Tudo isso para gerar lucros aos acionistas dessas empresas. Uma empresa que enriquece com punição (CCA).
As empresas prisionais ficaram tão grande que agora se torna difícil tentar se livrar delas, pois agora tem lobistas e juristas como apoiadores. 
O sistema criminal foi feito para punir pessoas pobre, pois, a partir do momento que o acusado não possui dinheiro para fiança e por um determinado delito for preso, quando confrontado se quer fazer um acordo pra pegar " 3 anos" ou se quer ir a julgamento e poder pegar "30 anos". O acusado prefere ser detento por 3 anos, e dessa forma passar a ser "escravizado", passando a trabalhar para grandes corporações de forma indireta.
O ex detento americano quando sai da cadeia perde o direito de votar, fora todas outras complicações que passam simplesmente pelo fato de já ter cumprido o seu dever com a sociedade, virando uma marca para o resto da vida, é o caso do estado do Alabama que cerca de 30 % não pode exercer o seu direito de voto.
Jovens negros representão 6,5 % da população americana e representão 40,2 % da população carcerária. Espera-se que um a cada três jovens negros sejam presos durante a vida. A 13° Emenda proíbe a escravidão involuntária exceto se já foi condenado por um crime, então se já foi condenado por um crime, no fundo você é um escravo do estado.Resumidamente podemos concluir que: O sistema de castas não acabou, apenas foi redefinido.

Continue navegando