Buscar

PIM VII - BP X ARGENTINA DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL(2)

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL 
BP - À Beneficência Portuguesa de São Paulo – Projetos de sustentabilidade
Um dos objetivos da marca BP é valorizar a vida, e valorizar a vida como um todo, a empresa na renovação de sua marca, teve como iniciativa planejar um crescimento não só financeiro como um foco no desenvolvimento sustentável. Ao longo dos seus 156 anos de tradição, com o remanejamento da marca BP, o hospital também está pensando no futuro. Em 2017 o conceito de relatório de sustentabilidade passou a ter diretrizes da versão Standard da metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), principal referência internacional para relatos de sustentabilidade.
Utilizando o Triple Bottom Line - O tripé da sustentabilidade – a BP passou a realizar um plano de sustentabilidade com base no desempenho ambiental, social e econômico financeiro. 
Fonte: Relatório de sustentabilidade – 2018, Hospital BP.
Fonte: Relatório de sustentabilidade – 2018, Hospital BP.
Podemos verificar no gráfico que conforme o Triple Bottom Line, alguns tópicos estão sendo abordados, como por exemplo, Gestão de resíduos, Construções sustentáveis, Eficiência no uso de recursos naturais e Educação corporativa para a sustentabilidade, além dos demais temas abordados pelo tripé de sustentabilidade. 
O desenvolvimento de seus colaboradores e externos junto com uma equipe que cuida das externalidades ambientais, seja como prioridade que o meio ambiente seja preservado e cuidado não só dentro do hospital como também fora dele, tendo como objetivo de curto prazo incorporar, em todas as instalações, princípios de construções sustentáveis, especialmente em projetos de obras num futuro próximo, mensurar impactos implantar medidas de eficiência para o uso de energia, água, materiais e transporte. Implantar um sistema de gerenciamento de resíduos que minimize a geração e incentive a reciclagem. 
De acordo com o relatório sustentável 2018, segue alguns dados de iniciativas realizadas para implementação realizada em 2019. 
· Implantação de gás natural em substituição a caldeiras e boilers bem como sistemas de ar-condicionado mais eficientes que garantirão maior eficiência energética nas operações.
· Plano Diretor de Automação para melhorar a eficiência do trabalho da equipe de Engenharia de Manutenção, diminuindo o tempo de descolamento para execução dos serviços, a ser implementado no longo prazo. 
· Instalação de sensores de presença em áreas estratégicas e elaboração do plano de utilização de elevadores com alto consumo de energia. 
· Desenvolvimento do projeto do novo prédio de consultórios, já considerando o conceito de certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). 
· Mudança do mercado cativo para o mercado livre de energia a partir de 2020, com impacto financeiro relevante. 
· Recertificação do sistema de gestão de ativos (ISO 55001) da área de Engenharia de Obras e proposta de implementação para área de Engenharia Clínica. 
Fonte: Relatório de sustentabilidade – 2018, Hospital BP.
O hospital está com um projeto no qual faz a reutilização e reciclagem de alguns materiais utilizados no hospital para que o impacto ambiental seja reduzido. 
A seguir segue alguns dados retirados do plano de sustentabilidade 2018, no qual demonstra as iniciativas que a BP está fazendo com as reuniões gerenciais da equipe de Gestão de resíduos, que ocorre mensalmente para discutir as melhorias a serem alcançadas pelo hospital. 
“Em 2018, foi expandido a instalação de coletores de resíduos, com treinamento para todos os colaboradores sobre a importância do descarte correto de copos de café e água, papéis, garrafas plásticas, bandeja de ovos, entre outros. Os resíduos gerados em menor quantidade, tais como banner, películas radiográficas, pilhas e baterias também são recolhidos de modo seletivo e encaminhados para reciclagem. Descartamos 27,9 toneladas de materiais eletrônicos entre 2015 e 2017, além de 13,6 toneladas de outros materiais descartados e 170 quilos de pilhas e baterias para reprocessamento no ano 2018. Além disso, desde 2015, 54.389 lâmpadas fluorescentes foram destinadas para a reciclagem (incluindo descontaminação). No caso de não conformidades no descarte de resíduos (descarte incorreto, falta de coletor de resíduos, falta de recolhimento), as áreas são notificadas mensalmente. ”
Fonte: Relatório de sustentabilidade – 2018, Hospital BP.
O objetivo sustentável da marca BP, não é somente com os colaboradores e clientes do hospital. O hospital está interligado com o mundo, com planos que auxiliem as pessoas a viver melhor, pois umas das metas é VALORIZAR A VIDA e nada melhor do que agir de dentro para fora, contagiando e mostrando para todos que pode sim, realizar um bom trabalho com sustentabilidade, cuidando do nosso planeta. 
Projeto de integração da marca BP na Argentina. 
A argentina, será pais cede da internacionalização da marca BP para países do Mercosul, entretanto devemos seguir com o projeto das leis e normas do País destino para que tenha a mesma qualidade e desempenho sustentável, como em São Paulo no Brasil. 
Das leis apresentadas merecem destaque as seguintes normas ambientais infraconstitucionais do País destino:
 Lei 23.274/89 (Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio); 
Lei 23.778/90 (Protocolo de Montreal sobre as Substâncias que destroem a Camada de Ozônio);
 Lei 23.922/91 (Convênio de Basileia sobre o Controle dos Movimentos Transfronteriços de resíduos perigosos e sua eliminação);
 Lei 24.295/93 (Convenção Marco de Nações Unidas sobre Mudança Climática); 
Lei 25.438/01 (Protocolo de Kyoto da Convenção sobre Mudança Climática); Lei 25.612/02 (Lei sobre Gestão Integral de Resíduos industriais e Atividades de Serviços); 
Lei 25.688/02 (Lei de Gestão Ambiental de Águas). Conta, ainda, com um acervo legal sobre a proteção do ar, do solo, as águas, flora, fauna, pesca, dentre outros recursos ambientais. Mas uma das principais é a Lei 25.675/02, chamada de Lei Geral de Meio Ambiental, em que são estabelecidos pressupostos mínimos para alcançar uma gestão sustentável e adequada do ambiente. 
Afim de seguir as normas e leis ambientais do pais destino, todos s projetos já instalados e projetados para serem realizados a curto, médio e longo prazo nos hospitais BP de São Paulo, serão implantados juntamente com a marca nos hospitais cedes que se instalarem na Argentina.

Continue navegando