Buscar

LIMITES_DE_ATTERBERG (1)

Prévia do material em texto

LIMITES DE ATTERBERG
1. Introdução
Os solos apresentam diversos tipos de consistências a depender da quantidade de água presente no mesmo. Podem ser sólidos, semi-sólidos, plásticos e líquidos. O teor de umidade que separa os sólidos dos semi-sólidos é denominado por limite de contração, e o limite de liquidez é o teor de umidade que difere os solos plásticos dos solos líquidos. 
1. Objetivo
O objetivo principal foi analisar o limite de liquidez, através do aparelho de Casagrande e o limite de plasticidade.
1. Equipamentos
2. Limite de plasticidade:
- Peneira Nº 40;
- Água;
- Placa de vidro;
- Canudo metálico.
2. Limite de liquidez:
- Aparelho de Casagrande;
- Amostra de determinado solo seco;
- Água;
- Porcelana;
- Balança de precisão;
- Peneira Nº 40.
1. Limite de liquidez
Para analisar o limite de liquidez foi peneirado uma quantidade de solo na peneira Nº 40, em seguida o material peneirado foi depositado em um recipiente de porcelana e posteriormente pesado para quantificar o material. A pesagem ideal deve estar entre 150 a 200 g de solo, e na amostra que utilizamos foram utilizados 193,21 g.
Após a pesagem foi adicionado água ao material, misturando-os com o auxílio da espátula de lâmina flexível. O produto final tornou-se uma pasta que em seguida foi para o equipamento de Casagrande, preenchendo 2/3 do recipiente no equipamento.
Após fazer uma ranhura na pasta de solo, com o cinzel, fez-se o golpeamento para verificar o número de golpes necessários para o rasgo se fechar. Nossa amostra fechou-se com 18 golpes. 
1. Limite de plasticidade
Para analisar o limite de plasticidade foi separado uma quantidade de solo seco e esse solo foi umedecido com água para ser enrolado sobre a placa de vidro. Para chegar na espessura e comprimento necessário para analisar esse limite foi usado um objeto de metal semelhante a um canudo.
 
1. Imagens:
Foto 2 – Solo peneirado.
Foto 1 – Peneiramento do solo.
Foto 4 – Ranhura fechada após 18 golpes.
Foto 3 – Ranhura.
1. Conclusão 
O limite de liquidez é obtido através dos ensaios de Casagrande que determinam o quanto será a consistência de um solo fino, estabelecendo a variação com o seu comportamento com a interferência do teor de umidade. No limite de plasticidade é analisado o teor de umidade no qual determinado solo deixa de ser plástico e passa a ser quebradiço. Ambos importantes para o estudo de determinado solo. 
1. Referências 
 Norma NBR-6459/ABNT - Determinação do Limite de Liquidez de Solos;
 Norma NBR-7180/ABNT - Determinação do Limite de Plasticidade de Solos.
FACULDADE DO FUTURO
LIMITES DE ATTERBERG
 Relatório Laboratório: Mecânica dos Solos I
Ana Luiza
Fábio Gomes
Felipe Gonçalves
Lara Viana
Paulo Henrique
Ricardo Freitas
Samuel Souza 
Manhuaçu
2017

Continue navegando