Buscar

TOP ESP TUT DIF-COLETIVAS(OPT) (1)

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Após a garantia dos direitos civis e políticos a humanidade tomou consciência da necessidade de implementar direitos que até então estavam previstos unicamente no ordenamento jurídico, ou seja, sua previsão era, tão somente, abstrata, tendo em vista a inexistência de qualquer repercussão no seio da sociedade. Nesse contexto, surge o movimento neoconstitucionalista que visa a concretizar esses direitos eminentemente de cunho social. Assim, pode-se afirmar que o neoconstitucionalismo guarda relação com a:
	
	c.
	segunda geração de direitos, por exigir um comportamento positivo do Estado.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. (OAB/CESPE – 2007.3) No que se refere ao campo de aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), assinale a opção correta.
	
	d.
	O conceito de serviço engloba qualquer atividade oferecida no mercado de consumo, mediante remuneração, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. O Código de Defesa do Consumidor é uma lei que visa a disciplinar as relações jurídicas entre fornecedores e consumidores, tendo em vista que esses últimos são considerados parte mais frágil da relação jurídica celebrada, dada à desigualdade em que se encontram os contraentes. No entanto, o CDC é, de certa forma, novidade legislativa no direito brasileiro, comparado com outros países que já possuem, há muito tempo, regramento específico destinado às relações de consumo. Podemos afirmar que uma das circunstâncias que implicaram a elaboração de uma norma de defesa dos consumidores no direito brasileiro foi a Constituição de 1988 porque:
	
	c.
	o constituinte originário positivou em seu texto norma de eficácia limitada que, por necessitar da atuação do legislador infraconstitucional, possui aplicabilidade mediata.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. (OAB/CESPE UNIF 2009.1) Assinale a opção que não está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
	
	e.
	É direito do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, o que inclui a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço apenas
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
1. De acordo com a doutrina jurídica, os direitos de terceira geração correspondem a qual dos termos do lema da Revolução Francesa (1789)?
	
	c.
	Fraternidade.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
1. (FGV - 2009) Acerca das relações de consumo, assinale a afirmativa incorreta.
	
	d.
	Estabelecem-se necessariamente entre fornecedor e consumidores determinados ou, ao menos, determináveis.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
1. De acordo com a doutrina constitucionalista o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” da Revolução Francesa (1789) guarda intrínseca relação com as gerações de direitos. Assim, pode-se afirmar que Liberdade e Igualdade correspondem a direitos de:
	
	a.
	primeira e segunda geração.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
1. São, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, direitos difusos os:
	
	a.
	transindividuais, de natureza indivisível, cujos titulares são pessoas indeterminadas ligadas por circunstâncias de fato.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
1. A Constituição da República Federativa do Brasil dispõe, no artigo 6º, que “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, à assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Considerando as gerações de direitos podemos afirmar que os direitos sociais inserem-se na:
	
	c.
	segunda geração, pois exigem uma conduta positiva do Estado.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
1. Após concretizar a limitação do poder estatal e garantir a observância dos direitos civis e políticos notou-se a necessidade de implementação de outros direitos, notadamente os de cunho social, que, até então, se encontravam previstos unicamente no ordenamento jurídico, sem qualquer repercussão na vida social. O movimento político-jurídico que buscou atingir esse objetivo denomina-se:
	
	a.
	Constitucionalismo.
	
	b.
	Neoconstitucionalismo.

Continue navegando