Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES- ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES – ORGANIZAÇÃO DO ESTADO – 3° SEMESTRE.
MÓDULO 1
QUESTÕES
1- A alternativa correta é a letra E, o critério de estabilidade rígida exige um processo legislativo especial para a modificação, possibilitando certa estabilidade e atualização. A Constituição Federal de 1988 é um exemplo de constituição rígida, uma vez que para a sua modificação é preciso haver um processo especial, por meio de emenda constitucional, previsto no Art. 60°.
2- A alternativa correta é a letra B, de acordo com Hans Kelsen a teoria do sentido jurídico a Constituição é mundo do “dever ser”, norma pura, sem conexão sociológica, política ou filosófica. A constituição é um ato de vontade de seus criadores, simples imposição coercitiva que organiza o Estado. É a organização sistemática dos elementos constitutivos do Estado, através da qual se definem a forma e a estrutura deste, o sistema de governo, a divisão e o funcionamento dos poderes, o modelo econômico e os direitos, deveres e garantias fundamentais, sendo que qualquer outra matéria que for agregada a ela será considerada formalmente constitucional.
3- A alternativa correta é a letra C, a Constituição Federal de 1988 é uma constituição escrita por ser formada por um único texto ou documento solene. E rígida por exigir um processo de alteração solene, mais rígido que para as normas em geral. O quórum de votação e provação é maior, as etapas de discussão mais amplas.
4- A alternativa correta é a letra A, quando falamos de uma de uma constituição promulgada estamos falando de uma constituição democrática, votada ou popular – são constituições cuja origem se dá numa assembleia constituinte, escolhida pelo povo, que elabora a constituição. Sendo rígida aquelas que exigem um processo de alteração solene, mais rígido que para as normas em geral. O quórum de votação e provação é maior, as etapas de discussão mais amplas.
5- A alternativa correta é letra B, ficou conhecida como constituição polaca, tratando de um retrocesso, instituindo uma verdadeira ditadura sob todos os sentidos, já que praticamente instituiu um federalismo nominal, sem efeitos concretos, pois o Presidente da república concentrava extremos poderes. Foi outorgada por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937 instalando o denominado “Estado Novo”, com a redução dos direitos fundamentais, desconstitucionalização do mandado de segurança e da ação popular, criou os decretos-leis, pelos quais o Presidente da República praticamente exercia todo o poder, legislando e aplicando as leis.
6- A alternativa correta é a letra D, conforme descrito antes da constituição de 1967, com a deposição do Presidente Jânio Quadros, pelos militares, estabelece-se a ordem constitucional mediante um Ato Institucional que mantém a Constituição de 1946, com várias restrições a direitos, seguidamente publicam-se novos Atos Institucionais, até ser promulgada em 24 de janeiro de 1967. Basicamente ela estabeleceu a política de “segurança nacional” (usada como instrumento de repressão política). O Presidente da república é eleito de forma indireta, por um Colégio Eleitoral. Estabelece-se uma extensiva política de suspensão dos direitos individuais em inúmeras situações de perigo duvidoso.
7- A alternativa correta é a letra A, foram constituições promulgadas, no Brasil, a de 1891, a de 1934, a de 1946 e a atual (de 1988). Ou seja, uma constituição democrática, votada ou popular – são constituições cuja origem se dá numa assembleia constituinte, escolhida pelo povo, que elabora a constituição. A Constituição de 1967 autoproclamou-se promulgada. O Congresso que a votou pretendeu ter recebido poderes constituintes do movimento militar de 1964. Mas, na verdade, não foi promulgada. É juridicamente inaceitável que a força militar se substitua ao povo. Delegando, em nome do povo, poderes constituintes ao Congresso. Não foi, entretanto, uma Constituição outorgada por ato de simples e confessado arbítrio. Foi submetida ao Congresso então existente. A Constituição foi votada sem a participação deles. Não vigorava, outrossim, no país, o clima de liberdade indispensável à reunião de uma Assembléia Constituinte. Assim, poderíamos dizer que a Constituição de 1967 foi semi-outorgada.
8- A alternativa correta é a letra E, a nova constituição, foi promulgada em 05 de outubro de 1988, foi nomeada por Ulysses Guimarães, Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, como “Constituição Cidadã”, pois estabelece uma Nova República, cunhada nos sonhos democráticos, na consagração das liberdades públicas, nos direitos sociais e na participação política de toda a sociedade na vida do Estado.
9-  A alternativa correta é a letra D.
A Constituição pode representar o reflexo das forças sociais que estruturam o poder. Portanto, o que está escrito no papel deve coincidir com as forças sociais. Se não houver essa coincidência, estaremos diante de um documento escrito qualquer, mas não diante de uma Constituição. (sentido sociológico);
A Constituição é algo que emana de um ato de poder soberano. Confere e determina a estrutura mínima do Estado, ou seja, as regras que definem a titularidade do poder, a forma de seu exercício, os direitos individuais. (sentido politico);
 A Constituição é a organização sistemática dos elementos constitutivos do Estado, através da qual se definem a forma e a estrutura deste, o sistema de governo, a divisão e o funcionamento dos poderes, o modelo econômico e os direitos, deveres e garantias fundamentais, sendo que qualquer outra matéria que for agregada a ela será considerada formalmente constitucional.(sentido jurídico)
A Constituição é o conjunto de normas que se situa num plano hierarquicamente superior a outras normas. (sentido formal)
O escalonamento das normas jurídicas se ecplicam pelo (sentido jurídico)

Outros materiais