Buscar

Estudo Dirigido II

Prévia do material em texto

Questões: 1. As constituições ao redor do mundo variam em inúmeros aspectos: do seu formato à sua extensão; de sua origem histórica ao papel que conferem às instituições. Contudo, como núcleo mínimo, aponta-se que a constituição desempenha duas funções essenciais, isto é, atributos mínimos que justificam a afirmação de que “um Estado Constitucional é um Estado com qualidades”, algo que podemos tratar como dois grandes pilares do constitucionalismo. De forma argumentada e fundamentada, expliquem quais são tais funções e desenvolvam como elas se apresentaram de forma original na experiência dos séculos XVII e XVIII constitucional inglesa, estadunidense e francesa, e hoje, na Constituição da República Federativa do Brasil.
Resposta:
A experiencia de cada constituição teve desfecho de várias formas e podemos afirmar que a constituição tem a preocupação com a dignidade da pessoa humana. Analisando a Constituição Inglesa foi uma calcificação do Rule of Low, foi um contrato realizado entre nobres, barões, clero e rei para garantir a independências, e de certo modo da segurança desses citados, em relação a eventuais excessos da coroa e em sua desenvoltura não foi marcada por grandes rupturas, mas contendo certas grandes marcas consolidadas em tradições até nos dias atuais. 
O Constitucionalismo Estadunidense deu se a origem do sistema de governo presidencial, o federalismo, o controle difuso da conceitualismo. Trata-se de documento que possui sete artigos e apenas vinte sete emendas fora feita ou modificada desde sua criação. Juntando a declaração de direitos individuais, tomando das dez emendas que constituíram o Bill of Rights. 
A constituição francesa entra em contraposição ao absolutismo que reinava, A França cria um modelo prolixo ou analítico. Tem característica de não ter força normativa, dando prevalência a supremacia do parlamento, além de separar o poder originário e derivado, assinalação dos direitos fundamentais, encaminhado a espécie de liberdade onde o povo é nominal permitido do poder.
A constituição de 1998 é atual carta magna do Brasil, ela que da a base para todos as demais legislações brasileiras. A constituição de 1988 realizou a mudança de um regime autoritário para um democrático. Dessa forma, organizou os direitos e liberdade básica e consagrou condições progressista, como a proibição de tortura, direito sociais a todos, educação trabalho e moradia.
2. No texto “A Constituição em diferentes sentidos: sociológico, político e jurídico”, Dalmo Dallari associa cada sentido da Constituição ao pensamento de alguns autores, bem como a algumas experiências e/ou matrizes constitucionais específicas; embora, na realidade constitucional os sentidos se misturem e não haja exatamente um “tipo puro/ideal” que se apresente de forma isolada. Apresentem e diferenciem, de maneira fundamentada, os sentidos sociológico, político e jurídico de constituição, indicando, tanto quanto possível, seus referenciais teóricos e experiências paradigmáticas. 
Resposta: Não consegui elaborar uma resposta.
3. A constituição, enquanto lei fundamental, guarda uma importante relação com a legislação de um país, mas constituição e legislação não são sinônimas. O significado jurídico da constituição implica dizer, por outro lado, que “o Direito Constitucional é o tronco do qual derivam todos os ramos do Direito Positivo”. Analisem e justifiquem a afirmação acima, elucidando a relação normativa – implícita na metáfora do tronco – que a constituição mantém com o restante do ordenamento jurídico.
Resposta:
Analiso a citação acima como uma forma de olharmos para a Constituição não como apenas um quadro legislativo, mas sim como base de toda a instrução e funcionamento do Estado. Desde modo, a metáfora “tronco”, vem mostrar que a constituição é a sustentação e fortalecimento que liga os parâmetros de juricidade de junção jurídicas do sistema, Estado.
 4. O constitucionalismo social foi vivenciado, em maior ou menor intensidade, pelas principais experiências constitucionais, estando relacionado à emergência do Estado Social de Direito. Longe de ter apagado o legado do Estado Liberal de Direito, ou de ter desaparecido com o advento do Estado Democrático de Direito, as heranças dos três momentos do constitucionalismo, no fundo, coexistem. 
a. Relacionem o constitucionalismo social com seu antecedente, identificando os acontecimentos históricos que estimularam sua emergência e as preocupações centrais do Estado Social de Direito.
Resposta:
No século, XVIII, as condições de trabalho impostas aos trabalhadores, sem que ocorresse nenhuma interversão estatal para garantir a menor base que fosse de integridade e segurança aos trabalhadores, diante disso, movimentos sindicais tomaram força, para que os trabalhadores tivessem seus direitos atendidos pelos patrões que, em motivo de deterem os recursos e produção, exercia controle impositivo na relação empregatícia.
Resposta:
A abertura de direitos fundamentais, nasceram das teorias contratualistas, séculos XVII e XVIII, determinando discursos em que o estado devia acato aos direitos de cada indivíduo, representando o advento da valoração predominante da pessoa. A preocupação da ação estatal, centrada no domínio do soberano, que usufruía do direito para beneficio próprio, por muitas vezes, mostrava-se intoleráveis num contexto de elevações de novas classes sociais, do aumento de um moderno conceito de valores e ideias, e marcantes mudanças socioeconômicas. 
b. Exemplifiquem, com base na Constituição da República Federativa do Brasil, os direitos fundamentais que o constitucionalismo social consagrou, e indiquem os principais documentos históricos que os acolheram. 
Resposta:
No Brasil, na Constituição de 1934 já existia “Estado do bem-Estar Social”, assim que decretou um titulo a ordem econômica e social, e outro sobre a família, educação e a cultura, mostrando a influência da Constituição Alemã de Weimar. O Estado de bem-estar social, foi uma forma de promover a organização da economia da nação, para prestar aos cidadãos serviços básicos, como a saúde, educação e segurança, visando reduzir as desigualdades sociais causadas pelo capitalismo.
5. Não há um acordo quanto à definição de “Constituição”, existindo uma pluralidade de concepções que fornecem diferentes noções sobre o tema. Em permanente diálogo com as dinâmicas sociais, as constituições estão sujeitas aos influxos da passagem do tempo, de forma que sempre haverá alguma dificuldade de conceituação. A depender da perspectiva, um conceito pode ser meramente descritivo ou pode ter aspirações normativas, revelando, em menor ou maior medida, o que se pretende por uma constituição. Apresentem de forma teoricamente fundamentada uma definição de Constituição que lhes pareça mais compreensiva também atentando-se às questões: uma constituição é imprescindível? É desejável? Uma constituição escrita é prescindível? Por quê?
Resposta:
A Constituição é a diretrizes onde se aparelha uma Nação, é a base para que todas as outras normas se formam. A constituição é a lei máxima de um país, que cria caminhos indicadores do sistema jurídico e traz a significância dos princípios e diretrizes que regem uma sociedade. Indo para um caminho de uma nação de grande força, é imprescindível que exista uma constituição, pois ela enumera e limita os poderes e funções do Estado, auxiliando a ordem da sociedade. Analisando a necessidade de uma constituição escrita, é notório analisarmos cada nação, levando em conta seus modos, tradições e história. A Inglaterra não possui constituição escrita, pois é vinculada fortemente com a tradição. 
Referencias:
Questão 1)
https://castro96.jusbrasil.com.br/artigos/611608840/direito-constitucional-teoria-da-constituicao
https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/98/edicao-1/constitucionalismo 
https://jus.com.br/artigos/5769/o-constitucionalismo-norte-americano-e-sua-contribuicao-para-a-compreensao-contemporanea-da-constituicao 
https://jus.com.br/artigos/5768/o-constitucionalismo-ingles 
https://gilmarfjr.jusbrasil.com.br/artigos/639205327/constitucionalismo-conceito-caracteristicas-e-classificacaoQuestão 3)
https://jus.com.br/artigos/24418/o-que-e-a-constituica 
Questão 4. A)
https://jus.com.br/artigos/29938/a-origem-historica-do-constitucionalismo-social-e-o-significado-da-carta-brasileira-de-1934 
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estado-bem-estar-social.htm 
https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=18536 
https://lfmaia.com.br/pt_br/artigos/o-constitucionalismo-social-a-luz-do-direito-do-trabalho-contemporaneo 
b) 
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estado-bem-estar-social.htm 
Questão 5)
https://www.conjur.com.br/2010-jul-28/hierarquia-entre-leis-ingleses-nao-controle-constitucionalidade 
https://www.youtube.com/watch?v=_n5EQ2qKvwk

Continue navegando