Buscar

prova 2 24032020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos indicados para leitura:
"Educação e Direitos Humanos, Educação Popular, Educação Popular e Pedagogia Social, Atuação do (a) pedagogo (a) nos espaços não escolares e Projetos Educativos de Inclusão Social"
De acordo com Libâneo (2006), “Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Um professor é um pedagogo, mas nem todo pedagogo precisa ser professor.” (p.850).
Neste sentido, concluímos:
R: Que o Pedagogo pode atuar dentro ou fora do espaço escolar, no sentido de valorizar o ato educativo, sistematizando sua prática, de forma a integrar suas ações ao papel pedagógico e social que lhe cabe no interior da instituição a que presta serviços.
O Pedagogo é um profissional da educação com amplas possibilidades para atuar dentro ou fora do espaço escolar. Segundo os art. 4º e 5º da Resolução CNE/CP n. 01/2006, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores:
R: Para exercer funções na Educação Básica e em algumas áreas nas quais sejam previstos alguns conhecimentos pedagógicos e na área de serviços e apoio escolar.
A implantação de Projetos Educativos de inclusão social contribui tanto para a inclusão como para a formação dos sujeitos por meio de suas diferentes identidades e subjetividades. É correto afirmar sobre Projetos Educativos de inclusão Social que
I. A implantação de Projetos Educativos de inclusão social contribui exclusivamente para a inclusão dos sujeitos envolvidos.
II. O trabalho educacional por projetos tem uma organização diferenciada, porque não dizer, privilegiada, pois sua metodologia enfatiza a ação, ou seja, não existem projetos desvinculados da ação.
III. Um dos mais importantes objetivos dos projetos educacionais de inclusão social é educar para incluir.
IV. Não busca apenas construir conhecimento, mas, construir um sentimento de profundo respeito à diferença, não submetendo os sujeitos a uma forma única de convívio, nem desrespeitando suas especificidades ou visando, equivocadamente, uma norma padrão.
D- II, III e IV
O Pedagogo é um profissional da educação com amplas possibilidades para atuar dentro ou fora do espaço escolar. Neste sentido é correto afirmar que
I. O Pedagogo pode atuar na área empresarial.
II. A ação desse profissional está restrita apenas à atuação como professor, em salas de aula.
III. O acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com necessidade de atendimento pedagógico fora do espaço escolar é outra possibilidade de atuação do Pedagogo.
IV. A atuação do pedagogo, não pode se dar nas Brinquedotecas espalhadas em vários lugares e ambientes, como: shopping centers e hipermercados, com propostas lúdicas, de recreação e lazer, mas apenas naquelas que ficam dentro dos hospitais.
V. Outro espaço de atuação do pedagogo são os museus, que se tornam centros de referências culturais organizando exposições, oferecendo cursos, palestras e oficinas.
C- I, III e V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais