Buscar

1382531_RELATO DE EXPERIÊNCIA_0_402849

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: 
Mislane Anastácia Carvalho Ru 13822531
PAP Boa Esperança MG
RELATO DE EXPERIÊNCIA 
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
 INTRODUÇÃO 
A educação a distância – EaD foi um grande passo para a democratização do conhecimento, ela permite que professores e alunos interajam virtualmente, proporcionando aos indivíduos uma interação eficaz, considerando uma aprendizagem sem limitação de espaço e tempo. A educação a distância já possui uma longa trajetória histórica e é marcada pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação. No Brasil, surgiu com a finalidade educativa, beneficiando às pessoas que gostariam de uma formação acadêmica, mas devido ao cotidiano, deixavam sempre em segundo plano. Consequentemente, surge um novo perfil do docente para atuar nessa modalidade de ensino, no qual não deve somente dominar uma técnica, o uso da tecnologia, mas sim ser capaz de conhecer a realidade de sua prática, pesquisar e construir novos modelos, técnicas e ferramentas para atuar nesse novo cenário educacional. Neste sentido, o objetivo central deste artigo é analisar o perfil do profissional que atua na modalidade a distância no ensino superior. Diante disso, o presente estudo inicia-se com um breve histórico da educação a distância – EaD no Brasil, pois se apresenta enquanto modalidade que está em crescimento em nossa sociedade e, por fim, identificaremos o docente da educação a distância enquanto profissional que desempenha múltiplos papéis, analisando suas funções, perspectivas e competência, sendo atuação significativa no processo de ensino e aprendizagem do sujeito que está inserido nesta modalidade de ensino. A educação desempenha papel estratégico no processo de desenvolvimento da sociedade, constituindo-se em ferramenta elementar no processo de formação cidadã. É convocada a revisar-se a todo tempo, a estabelecer novas práticas na busca incessante pelo conhecimento, no intuito de consolidar boas e proveitosas experiências; professores e discentes são os atores principais, mobilizados a apresentar respostas aos processos de mudança.
Visando atender às mais variadas realidades, segmentos e classes sociais, têm-se implementado políticas e modalidades de ensino que favoreçam a inclusão social. No contexto de globalização, tem-se reforçado e disseminado o papel das tecnologias da informação e comunicação (TICs), transformando as formas de acesso ao conhecimento e à formulação dos processos de ensino-aprendizagem, com o rompimento do modelo físico do ambiente de aprendizagem.
A Educação a Distância – EaD tem ganhado espaço no cenário educacional do Brasil, apresentando-se como modalidade minimizadora de questões como deslocamento e ativismo, obrigando à presença do educando em um ambiente físico de aprendizagem com carga horária e frequência estabelecida, sendo fator determinante para aprovação. A flexibilidade é uma vantagem, mas pode transformar-se em desvantagem pelo exercício de autonomia por parte do educando, requerendo disciplina para abordagem, exploração e socialização dos questionamentos e conhecimentos adquiridos. A EaD possui relevância social, pois permite o acesso daqueles que têm dificuldades em ser inseridos na Educação Superior por residirem distante das universidades, por indisponibilidade de tempo ou até mesmo devido aos horários tradicionais de aula, o que demanda mais tempo do aluno em um curso presencial. A EaD oferece maior vantagem à democratização da educação, rompendo barreiras geográficas, sociais e culturais, provendo a formação sistêmica do conhecimento.	Comment by Pessoal: Referenciar também no texto.
Desenvolvimento
Minha trajetória acadêmica foi uma escolha maravilhosa em minha vida, pois esse modelo de estudo me permite uma facilidade incrível a quem deseja estudar e não pela falta de tempo, transporte ou até mesmo com relação ao dinheiro ou até pela distância, para mim o importante e aprender, superar, e poder passar o melhor de mim, passar conhecimentos cada vez mais, estou adorando a estudar em minha casa, faço meus horários de estudos com mais tranquilidade, também já cursei dois cursos técnicos a distância agora com o Licenciatura em Pedagogia vou adquirir muito mais conhecimentos a cada a dia que passa. Minha experiência com a escola cada dia que passa ela cresce mais, pois ao longo do curso vão vi muitos que aprender, comecei a estudar a pouco tempo, mas com um ano no curso estou muito feliz e logo vem a minha conquista, o polo de apoio também me orienta em tudo que preciso. Me interessei pelo modo que eu precisava estudar porque pra mim é muito complicado com relação a localidade do lugar que eu moro, fica longe da cidade e como não tem transporte a noite não seria possível fazer o curso, assim o estudo a distância e muito bom, reconhecido pelo MEC, é tudo que eu preciso para seguir meus sonhos, assim vi na televisão a propaganda falando da Uninter achei uma boa oportunidade de estudar, assim procurei a cidade mais próxima da Zonal Rural que eu moro e está dando muito certo. Com relação as tecnologias que possibilita meu estudo e o AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem que é um ótimo caminho de conteúdos para meu começo de estudo, também tem vídeos aulas, fóruns que ajuda a profundar a entender ainda mais minhas dúvidas, também tem uma biblioteca virtual com ótimos livros ajudando muito nas pesquisas e aperfeiçoado mais. 
E preciso ter iniciativa e muita motivação e pro atividade são pontos muitos importantes para ter uma boa aprendizagem e nem perder o foco nem a concentração, sempre fazer os trabalhos e apresentá-los, ser disciplinados e não ficar com preguiça de ler pois penso que com a leitura tudo fica mais fácil de desenvolver uma capacidade de compreensão do que lê, de interpretar o conteúdo que está estudando e aprender, eu tenho muita dificuldade mas quem não tem, penso que tudo que falei eu estou a cada dia vendo minha capacidade de melhoras e pensar sempre que eu me esforçando tudo vai dar certo. 	Comment by Pessoal: Excelente relato.
Conclusão
Minha experiência que tive durante todos dias até agora ficarão para sempre em minha memória e sei que irão me ajudar muito durante a minha carreira como futura professora, espero construir conhecimentos que me dê sustentação para outros projetos e até mesmo durante o processo acadêmico, e consequentemente me tornar uma professora capacitada e prestando serviço de qualidade para sociedade. O estudo a distância veio para ficar e ajudar a mim e também à todas pessoas a conquista do nossos sonhos, com esse excelente modalidade de ensino EaD me propõe a construção do meu próprio processo de aprendizagem, tornando-o ativo no desenvolvimento de iniciativas, atitudes, interesses, valores e hábitos educativos. 
Referências
CONTI, Rosangela Aparecida da Rocha; SOUZA, Márcia Maria Previato de. O NOVO PERFIL DO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Unifamma, Mirangá, v. 15, n. 2, p.50-65, 04 set. 2016. Disponível em: <http://revista.famma.br/unifamma/index.php/RevUNIFAMMA/article/view/252/143>. Acesso em: 20 mar. 2017.
SILVA JÚNIOR, Josué Barreto da; BARROS, Elaine Almeida; EUZÉBIO, Jussara Milena de França. Educação a distância: desafio e perspectivas. Educação A Distancia, Cuiabá, p.14-20, 24 set. 2015. Disponível em: <http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/educacao-a-distancia-desafio-e-perspectivas>. Acesso em: 24 set. 2015.	Comment by Pessoal: Referenciar também no texto.

Continue navegando