Buscar

Células do Sistema Nervoso e Propagação do Impulso Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA – POLÓ VITÓRIA DA CONQUISTA
DISCPLINA: FISIOLOGIA DO SISTEMA REGULADOR
DOCENTE: LÍVIA MARA GOMES PINHEIRO
DISCENTE:____________________________________________________
As células do Sistema Nervoso (SN) são os Neurônios, que tem por função receber e enviar estímulos, que são processados pelo Sistema Nervoso Central (SNC); e as células da glia também são chamadas de Neuróglia que situam-se entre os neurônios, tendo funções de sustentação, revestimento, isolamento, modulação da atividade neuronal e defesa.
1. Os Neurônios podem ter vários tamanhos, dependendo da espécie e localização, podendo ter poucos milímetros a um metro de comprimento, como o neurônio de inervação, que parte da medula aos músculos do pé. Possuem como uma característica, a excitabilidade elétrica, pois são capazes de responder a um estímulo e gerar um potencial de ação.
O estímulo corresponde a qualquer tipo de alteração do ambiente interno ou externo ao organismo que seja o suficientemente forte para que se inicie um potencial de ação. O potencial de ação é o impulso nervoso, que é um sinal elétrico que se propaga ao longo da membrana do neurônio.
Os mesmo se classificam Morfologicamente (de acordo com seus prolongamentos) e Funcionalmente (que são aferentes, eferentes e interneurônios).
2. As células que constituem a neuroglia são denominadas astrócitos, oligodendrócitos, micróglia, células ependimárias e as células de Schwann.
Os neurônios possuem excitabilidade elétrica e comunicam-se por potenciais graduados que servem para comunicação para curtas distâncias e potenciais de ação que permitem a comunicação por longas distâncias no organismo.
O impulso nervoso corresponde a pequenas correntes elétricas que passam ao longo dos neurônios, e estas resultam do movimento de íons para dentro e fora dos neurônios através da membrana plasmática.
O potencial de ação pode ocorrer devido a um estímulo limiar, que é forte o suficiente para despolarizar a membrana. Um estímulo subliminar não é capaz de gerar um potencial de ação, e um estímulo supraliminar é acima do limiar, conseguindo criar o potencial de ação.
 Atividade:
1. Explique como ocorre a propagação do impulso nervoso. 
R: O impulso nervoso corresponde a pequenas correntes elétricas que passam ao longo dos neurônios, e estas resultam do movimento de íons para dentro e fora dos neurônios através da membrana plasmática.
2. O que são as Sinapses.
R: São junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio, são elas que fazem a conexão entre células vizinhas , dando continuidade a propagação do impulso nervoso por toda rede neuronal.
3. Quais os tipos de sinapses.
R: Existem dois tipos de sinapses a química e elétrica.
A sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comum em organismos invertebrados nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou muscular.

Continue navegando