Buscar

Discursiva Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
	Data de início: 
	08/06/2017 17:12 
	Prazo máximo entrega:
	08/06/2017 18:02 
	Data de entrega:
	08/06/2017 17:23 
Questão 1/2 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento abaixo:
“A relação professor-aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes. Podemos observar dois aspectos da interação professor-aluno: o aspecto da transmissão de conhecimento e a própria relação pessoal entre professor e aluno e as normas disciplinares impostas. Essa relação deve estar baseada na confiança, afetividade e respeito, cabendo ao professor orientar o aluno para seu crescimento interno, isto é, fortalecer-lhe as bases morais e críticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2017.
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, descreva 1 (uma) consequência da falta de comunicação entre professores e alunos.
Nota: 40.0
	“Dialogar, para os alunos, significa falar sobre assuntos que despertam o interesse deles, conversar, trocar opiniões sobre as principais decisões a serem tomadas nas escolas. A falta de comunicação entre professores e alunos causa muita revolta nos estudantes, independentemente da idade ou da série em que se encontram. É possível que essa atitude afete a auto-estima dos jovens, incomodados com o fato de serem ignorados” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação”, p. 36).
Espera-se que o aluno possa compreender e registrar que 1 (uma) das consequências da falta de comunicação/diálogo entre professores e alunos e a revolta que os discentes sentem em relação ao corpo técnico-pedagógico, sobretudo os docentes.
Questão 2/2 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Hoje, praticamente, não há país no mundo que não garanta, em seus textos legais, o acesso de seus cidadãos à educação básica. Afinal, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania, e tal princípio é indispensável para políticas que visam à participação de todos nos espaços sociais e políticos e, mesmo, para reinserção no mundo profissional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010>. Acesso em: 08 abr. 2017.
Considerando o trecho lido e principalmente os conteúdos do texto-base O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade, explique porque a escola é um espaço privilegiado para a promoção da igualdade.
Nota: 50.0
	“A escola tanto influencia ativamente na formação dos sujeitos e da sociedade quanto é influenciada por ela. Portanto, é tanto um espaço de reprodução da estrutura social e suas relações, quanto um espaço que pode promover transformações nelas. Ao abrigar diversidades e estar em relação com educadoras e educadores, estudantes, suas famílias e comunidades, entidades governamentais e não governamentais, torna-se um espaço privilegiado para construção do respeito e da valorização da diversidade, estabelecendo estratégias sociais para superação das desigualdades fundadas em preconceitos e discriminações através de uma educação cidadã. Essa tarefa não diz respeito, portanto, ape­nas a educadoras e educadores, mas é um compromisso da sociedade como um todo, de seus agentes, organizações e instituições, e do Estado” (Artigo: “O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade”, p. 3).

Outros materiais