Buscar

Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Drielly Andrade Pereira de Sousa (1189800)
	Disciplina:
	Estudo Transversal V (17603)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512739) ( peso.:10,00)
	Prova Objetiva:
	16168248
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Gomes e Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
	
	a) Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças; subsidiar o processo de tomada de decisão; avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas; e subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
	
	b) Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.
	
	c) Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
	
	d) Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
	 
	 
	2.
	A troca de informação é um processo que envolve os conhecimentos dos indivíduos e as interações sociais entre eles. Desse modo, as organizações necessitam adaptar sua cultura, processos e equipe de profissionais para fortalecer este tipo de compartilhamento do conhecimento, não só internamente, mas ultrapassando os limites dela própria. Sobre o termo "Compartilhamento do Conhecimento", assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ocorre através da interação relacional entre pessoas que partilham conhecimento tácito e explícito por meio de processos formais ou informais, criando mecanismos ou procedimentos para identificar e codificar o conhecimento.
	
	b) É reconhecido pelo uso intenso da informação e do conhecimento tácito na vida do indivíduo e da sociedade em suas diversas atividades, tendo como principal suporte as tecnologias de informação e da comunicação (TICs).
	
	c) É utilizado para manusear, transformar, aprimorar e difundir informações entre as pessoas transpondo várias barreiras da comunicação sem a necessidade de deslocamentos.
	
	d) Forma de colocar o conhecimento em prática, preparando e treinando melhor as pessoas para enfrentar esse novo desafio da era do conhecimento.
	 
	 
	3.
	As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas empresas já se foi. Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento.
	
	b) Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser um princípio fundamental para reduzir a perca da produtividade e tempo e ainda estimular a ação de novos projetos.
	
	c) A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da disseminação do conhecimento.
	
	d) Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não compartilhasse nada.
	 
	 
	4.
	A Gestão do Conhecimento vem adquirindo uma importância notória dentro das organizações, tanto públicas quanto privadas. No que se refere a sua implantação na última década, percebemos que diante do contexto atual de globalização e avanços tecnológicos busca-se cada vez mais desenvolver meios para criar, captar disseminar e aplicar o conhecimento nas suas diversas formas de expressão dentro das organizações. A respeito da fundamentação conceitual da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A gestão do conhecimento se tornou obsoleta na administração contemporânea, principalmente pelo advento da sociedade da informação.
	
	b) Gestão do Conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
	
	c) A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: externalização, internalização, combinação e socialização.
	
	d) Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito, denominado combinação.
	 
	 
	5.
	Todos os colaboradores de uma organização e, de forma especial, sua alta administração, vêm utilizando com mais frequência o conhecimento voltado aos conceitos práticos de que há organizações que utilizam aprendizagem com feedback loop, ciclos de conversão do conhecimento tácito e explícito, entre outros. Sobre os benefícios da gestão do conhecimento em uma organização, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Eliminar a realização de atividades burocráticas e de baixo valor, a fim de reduzir custos e retrabalhos.
	
	b) Construir processos organizacionais que possam proteger os ativos da informação e do conhecimento existente na empresa.
	
	c) Minimizar a colaboração entre os funcionários e seu acesso às fontes de informações e de aprendizagem.
	
	d) Desenvolver novas capacidades entre os funcionários, tornando-os mais inovadores e competitivos.
	 
	 
	6.
	A criação do conhecimento tácito ou explícito está diretamente relacionada com o que o indivíduo sabe e como ele compartilha este conhecimento. Para melhor demonstrar como o conhecimento se materializa, ou seja, se concretiza, Nonaka e Takeuchi (2008, p. 43) sugerem quatro padrões básicos para a criação do conhecimento em qualquer organização: de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito. Sobre a definição destes quatro padrões, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
	
	a) De tácito para explícito: quando consegue fundamentar seu conhecimento tácito através de artefatos, atividades e documentação.
	
	b) De explícito para tácito: significa adquirir conhecimento ao coletar dados e informação de muitas fontes diferentes.
	
	c) De explícito para tácito: significa adquirir conhecimento e habilidades através da observação, imitação e prática.
	
	d) De explícito para explícito: adquirir conhecimento através de estudos e reformular seu próprio conhecimento através do que foi aprendido.
	 
	 
	7.
	A Gestão do Conhecimento tem tudo a ver com o Capital Intelectual. Segundo Fleury & Fleury (2001), a sociedade contemporânea, impulsionada pela globalização da economia e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), está impondo uma competição entre as organizações sem precedentes. Diante dessecenário de mudanças e complexidade crescente, afirmar que o recurso mais valioso das organizações são as pessoas já se tornou comum. Embora com significados e implicações diferentes, os termos capital humano, capital intelectual, inteligência competitiva e gestão do conhecimento tornaram-se expressões de ordem das empresas. Sobre a definição de capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n. Especial, p. 183-196, 2001.
	
	a) O capital intelectual é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
	
	b) O capital intelectual é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento através de fatores cognitivos. A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
	
	c) O capital intelectual é o patrimônio de conhecimento, um ativo intangível em uma organização. A base estratégica para a criatividade, inovação e competitividade, usando o conhecimento para facilitar a tomada de decisões, proporciona maior agilidade ao fluxo de informações e para reduzir custos.
	
	d) O capital intelectual se refere às capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir de teoria e prática. São as capacidades que nascem com cada um tanto no aprendizado quanto na execução de habilidades.
	 
	 
	8.
	Por meio da Gestão do Conhecimento, a organização amplia sua visão sobre o papel das pessoas na criação de estratégias competitivas mais consistentes, pois o conhecimento é diretamente ligado às pessoas e consiste em ativos individuais e coletivos com foco em alcançar resultados positivos na organização. Portanto, o conhecimento é um ativo valioso, resultado da combinação de dados, informações e conhecimento que podem ser usados para auxiliar a tomada de decisão. Angeloni (2003) nos diz que precisamos qualificar as decisões competitivas a serem tomadas, enfrentar o desafio de transformar dados em informação e informação em conhecimento. Sobre as diferenças de Dado, Informação e Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.
	
	a) (1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	
	b) (1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento.
	
	c) (1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	
	d) (1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável.
	 
	 
	9.
	As tecnologias da informação conduzem um aumento da capacidade de compartilhamento da informação e do conhecimento àqueles que vem possibilitar a transmissão e o acesso rápido a um enorme volume de informações. A gestão do conhecimento tem como objetivo tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias. Nesse sentido, para este acesso e compartilhamento do conhecimento, utilizam-se os Portais Corporativos. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Portais Corporativos permitem que as empresas acessem as informações armazenadas e forneçam aos usuários um único ponto de acesso às informações personalizadas para abalizar decisões.
	
	b) Os portais corporativos oferecem acesso on-line às informações e aplicações das empresas por meio das tecnologias de Internet, com objetivo de apoiar diretamente o negócio e ajudar essas empresas a serem mais competitivas.
	
	c) Os portais corporativos necessitam fundamentalmente de métricas qualitativas realmente úteis para avaliar o grau de satisfação dos usuários da organização com o portal.
	
	d) Os portais corporativos têm, como um de seus principais apelos, a promessa de fazerem o just in time da informação: levar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.
	 
	 
	10.
	Cada vez mais, a infraestrutura tecnológica se faz presente nos processos de negócios, fortalecendo os ambientes organizacionais e as competências dos colaboradores. Desse modo, na implementação da gestão do conhecimento organizacional, existe um conjunto de ferramentas tecnológicas com o objetivo de oferecer maior acesso ao conhecimento, fortalecendo os canais de comunicação e eliminando suas distâncias. Com relação às principais ferramentas utilizadas para as práticas da gestão do conhecimento destacam-se os "Portais Corporativos". Sobre a definição de Portais Corporativos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesses em um único local, como suporte à tomada de decisão, na qual seus empregados compartilham experiências em fóruns, chats, registram documentações etc.
	
	b) Ferramenta para tornar mais prática a relação do usuário com os dispositivos móveis como forma de manipulação e acessibilidade às funcionalidades de sistemas, convertendo a informação textual em áudio para o usuário.
	
	c) Útil em organizações que utilizam variados tipos de sistemas, com diferentes tecnologias e fornecedores, sendo imprescindível o atendimento a requisitos como escalabilidade, flexibilidade e interoperabilidade.
	
	d) São programas que demonstram um comportamento inteligente similar ao de uma pessoa que é especialista em um assunto na solução de um problema, a fim de tratar problemas pouco estruturados através de técnicas computacionais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando