Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA QUESTÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA QUESTÕES
1-As técnicas utilizadas nos discursos persuasivos dependem de um conjunto de argumentos e estratégias variáveis que devem ser escolhidas caso a caso, dependendo do propósito do orador, do público que pretende atingir e do contexto em que se insere o discurso. Aristóteles demarcou os elementos principais do discurso persuasivo, dividindo-os em três gêneros:
R:  Deliberativo, Demonstrativo e Judiciário.
2-Sabe-se que alguns elementos são ingredientes indispensáveis tanto para a elaboração de um artigo científico quanto de uma monografia, entre eles pode-se destacar:
R: A criatividade, o apreço pela inovação, o zelo pela verdade, a honestidade no retrato dos dados e das informações, a dedicação e a coragem.
3-Fazer um projeto, segundo Bagno (2007), é lançar ideias para frente, isto é, prever aonde se quer chegar, definir os objetivos e as etapas que serão percorridas com o intuito de alcançá-los. Um projeto de pesquisa, então, deve contemplar a seguinte estrutura: introdução, problema, hipótese, referencial teórico, revisão de literatura, objetivos, justificativa, metodologia, cronograma, recursos e referências. Acerca deste contexto, assinale as alternativas verdadeiras com V e falsas com F e escolha a alternativa que corresponde à ordem correta de suas respostas.
R:  V, V, V, V, V.
4-A etnografia consiste no método de estudos e de observações voltado para a análise de grupos sociais. Para isso, utiliza-se de levantamentos de dados e de observações acerca das características gerais e específicas do grupo, permitindo comparações. Os estudos etnográficos valem-se, também, das informações contidas em publicações censitárias e das pesquisas de campo, além de vastas consultas aos materiais bibliográficos. Quais itens listados abaixo podem ser considerados como características da etnografia? Leia as sentenças a seguir marque F para as falsas e V para as alternativas verdadeiras, e depois escolha a alternativa correta:
R: F, V, V, V, V.
5-Pesquisar não é o mesmo que fazer ciência ou produzir conhecimento. Uma pesquisa pode se resumir ao ato de consultar determinadas fontes para, com isso, elaborar um relatório ou solucionar uma questão que aflige alguém. Com relação a pesquisa científica assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
R:  F, V, F, V.
6-Sabe-se que a entrevista se constitui em uma das principais ferramentas de análise de dados. Seu objetivo é extrair a informação do entrevistado – que passa, assim, a ser considerada fonte dos dados obtidos. Podem ser várias as formas de abordagem dos entrevistados, quais são elas? Leia as sentenças a seguir marque F para as falsas e V para as alternativas verdadeiras, e depois escolha a alternativa correta:
R:  V, V, V, V, F.
R: Levantamento de dados, avaliação crítica desses dados e, finalmente, apresentação dos fatos, interpretação e conclusões.
7-O método histórico consiste em investigar as causas históricas que conduziram a uma realidade presente, procurando entender como as instituições do passado moldaram a realidade, em cada estágio da história. Subdivide o objeto de estudo em partes, a fim de estudar sua interação com as bases materiais no qual ele se insere, bem como nas relações sociais, artísticas e culturais e em todas as suas inter-relações. Três passos são considerados essenciais na produção de um trabalho histórico:
R: Levantamento de dados, avaliação crítica desses dados e, finalmente, apresentação dos fatos, interpretação e conclusões.
8-As citações indiretas são apresentadas em uma pesquisa por meio de paráfrases dos textos dos autores estudados. As paráfrases são mais elegantes, porque condensam mais o trabalho em relação ao simples fato de citar literalmente um determinado autor (como ocorre na citação direta). Com relação às citações indiretas assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas.
R: V, V, V, V.
9-O conhecimento aceito pela maioria dos indivíduos como a expressão da verdade definitiva sobre algum tema, em determinado período, não deve ser discutido no momento em que a maioria dos membros de uma comunidade – seja ela de leigos ou de cientistas – acredita que já detém a verdade sobre determinado fato. Estamos falando de:
R: Conhecimento Popular.
10-As referências constituem-se em uma lista das obras citadas ao longo do projeto. Existe uma formatação específica para cada caso, segundo as normas da ABNT, isto é, uma forma diferenciada para nos referirmos a livros, revistas, fascículos ou artigos consultados na internet, e também normas sugeridas pelas instituições de ensino. Qual é o objetivo de apresentar-se as referências?
R: O objetivo de apresentarmos as referências reside em demonstrar as obras das quais foram extraídas as citações utilizadas no processo de confecção do projeto.
1-Um dos problemas centrais da filosofia da ciência é a questão da demarcação científica. Entende-se por demarcação científica:
R: Atributos que levam um tipo de conhecimento a ser considerado superior a outro
2-Um estudo de caso é um tipo de pesquisa qualitativa que se caracteriza por pretender estender os ensinamentos obtidos no acompanhamento sistemático de um caso individual para situações e contextos mais gerais. Do que parte o estudo de caso?
RO estudo de caso parte de um levantamento geral das condições e realidades específicas que se apresentam ao pesquisador, quando ele se coloca diante do objeto de pesquisa.
3-Godoy (1995) aponta três tipos de abordagens fundamentais no que tange às pesquisas qualitativas: o estudo de caso, a etnografia e a pesquisa documental. Em relação a este contexto, assinale as alternativas verdadeiras com V e falsas com F e escolha a alternativa que corresponde à ordem correta de suas respostas.
R: . V, F, V, V, F.
4-Resenha e Resumo são dois elementos essenciais na disciplina de Metodologia de Pesquisa Cientifica na Prática. Assim torna-se relevante que o acadêmico saiba diferenciá-las. Dentro desse contexto relacione:
R:  2, 2, 1, 1, 2.
5-Lima (2004) descreve o método survey como o resultado de pesquisas de campo feitas com o auxílio da aplicação de questionários. Nesse caso, o autor do trabalho e da pesquisa agrupa os dados obtidos por meio da pesquisa de campo, com a finalidade de estabelecer relações entre os dados e descobrir padrões de respostas que podem contribuir para a solução do seu problema de pesquisa. Obviamente, resulta desse processo, também, a abertura de novas questões que podem enriquecer significativamente o trabalho. Segundo a autora, dependendo dos objetivos do pesquisador, o método Survey pode ser subdividido em: Survey exploratória, Survey explanatória, Survey descritiva, Survey longitudinal e Survey corte-transversal. Relacione os métodos Survey às suas características e depois escolha a alternativa correta:
R: 5, 1, 2, 4, 3.
6-Sabe-se que o fichamento consiste no registro sistematizado da obra de um autor. O nome “fichamento” deriva da técnica utilizada inicialmente para a execução desses registros, em que se utilizavam fichas pautadas para a tarefa de registrar as principais informações das obras sobre as quais os pesquisadores se debruçavam. A ideia de realizar o fichamento das obras estudadas tem mais de uma finalidade. Qual das alternativas abaixo pode ser considerada como uma das finalidades do fichamento?
R:  Além de evitar que o pesquisador precise carregar consigo vários livros para onde for – o que é uma tarefa bastante árdua –, esse processo torna as principais ideias contidas nas obras imediatamente acessíveis, o que trará agilidade para a pesquisa.
OBJETIVA
1-Fazer um projeto, segundo Bagno (2007), é lançar ideias para frente, isto é, prever aonde se quer chegar, definir os objetivos e as etapas que serão percorridas com o intuito de alcançá-los, os custos que serão gerados no decorrer desse processo, as ferramentas que serão utilizadas e os métodos que serão empregados. Os projetos estão presentes no dia a dia de qualquer indivíduo. Quais itens fazem parte da estrutura de um projetode pesquisa? Leia as sentenças a seguir marque F para as falsas e V para as alternativas verdadeiras, e depois escolha a alternativa correta:
R:  V, V, V, V, V.
2-Pesquisar não é o mesmo que fazer ciência ou produzir conhecimento. Uma pesquisa pode se resumir ao ato de consultar determinadas fontes para, com isso, elaborar um relatório ou solucionar uma questão que aflige alguém. Com relação a pesquisa científica assinale V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas:
R: F, V, F, V.
3-Quando um pesquisador se utiliza da obra de outro, quando faz uso de trechos inteiros ou mesmo apenas da ideia contida no trabalho pesquisado, ele precisa citar a obra de origem, a fim de evitar que sua pesquisa seja considerada plágio. Nesse sentido, devemos ressaltar que o mero uso da ideia de outro autor, ainda que por meio de outras palavras, exige a citação. As citações se constituem nas referências às obras dos autores que estamos pesquisando. A principal finalidade das citações é:
R: Consolidar um argumento ou ponto de vista próprio do pesquisador, por meio do uso das ideias de alguma autoridade sobre a matéria.
4-Quando utilizamos um trecho da obra de um autor, transcrevendo-o literalmente para o nosso trabalho (fazendo a referência à sua origem), estamos realizando:
R:Citação DIRETA
5-É um tipo de pesquisa qualitativa que se caracteriza por pretender estender os ensinamentos obtidos no acompanhamento sistemático de um caso individual para situações e contextos mais gerais. Por isso, os não costumam partir de teorias, pelo contrário, é comum observarmos a geração de teorias. A descrição acima está se referindo a:
R:Estudo de Caso.

Outros materiais