Buscar

Resumo Shantala - Larissa M Santiago

Prévia do material em texto

Universidade Católica de Pernambuco
Massoterapia
Resumo do artigo: A Influência da Massagem Shantala 
nos Sinais Vitais em Lactentes no Primeiro Ano de Vida
Recife-2020
Resumo do Artigo: A influência da Massagem Shantala nos Sinais Vitais em Lactantes no Primeiro Ano de Vida
 A Shantala é uma técnica de massagem infantil, descoberta pelo médico Leboyer, na Índia avistou uma mulher sentada no chão massageando seu bebê. É uma arte tradicional, que através do toque transmite amor, ternura e permite despertar e relembrar o mundo vivenciando no útero. Apesar de ser um toque carinhoso,não deixa de ser profundo e intenso, interferindo na função dos órgãos. Através de informações sensório-proprioceptivas proporcionam sensações de movimento, estimula a mobilidade futura, adaptações, plasticidade e causa mobilizações dos músculos e articulações. 
Nesse estudo participaram 9 lactentes, a massagem foi realizada em uma única sessão, com duração média de 30 minutos, cada lactante. Com o lactante despido, ambiente favorável e a pesquisadora deve uma fase de adaptação com o eles. A massagem constou de uma sequência de movimentos por todo o corpo com óleo mineral, um movimento rítmo lento e constante,manipulação com do segmento articular dos membros que proporcionou alongamento e relaxamento e, o lactante foi embalado pelo terapeuta realizando movimentos que o fez relembrar o ambiente intrauterino.
Antes e após a massagem foi mensurado o sinais vitais: Frequência cardíaca,
Frequência respiratória e Temperatura corporal; ao analisar o antes e após a massagem ouve alterações nos sinais vitais dos lactantes.
O toque ativa o SNA, a via simpática, o que leva a uma melhora da circulação local e sistêmica, melhor suprimento sanguíneo e troca fluidos tissulares, auxilia num melhor retorno venoso, aumento do débito cardíaco e aumento do da frequência cardíaca; após 15 minutos de massagem quem passa a ser ativado é o parassimpático, que é uma via responsável em diminuir todas as atividades do coração. Porém, o toque tem a estimulação de substancias como á serotonina, responsável pelo comportamento, regular o humor, a irritabilidade e deixando-o mais calmo.
 A massagem sobre o tórax e a queda da frequência respiratória é devido ao relaxamento ocasionado pela terapia que leva a maior flexibilidade e expansibilidade do gradil costal e uma melhor regulação da respiração. O sistema nervoso parassimpático leva a uma diminuição dos impulsos simpáticos para os músculos respiratórios, tornando as contrações mais fracas permitindo assim que as vias aéreas se abram facilmente.
 A temperatura corporal após a massagem aumentou, devido à vasodilatação e a melhora da circulação local causada pelo estimulo tátil que levou ao transporte de calor para a pele, contrabalanceando com a perda de calor para o ambiente.
Conclui-se que, a massagem Shatala teve influência dos sinais vitais. Porém, estimulou o organismo a restaurar o equilíbrio homeostático dos lactantes. Visto que, teve uma grande importância na regulação dos sistemas.

Continue navegando