Buscar

Cartão-resposta AD 02 - LP Morfologia Maria Cristina

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
	
	Disciplina 
	Língua Portuguesa: morfologia I
	Data 
	25/10/2019
	Professor 
	José Roberto Silva Guimarães
	Polos: Juína, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia
	Discente 
	Maria Cristina dos santos e Selma Santana Curzel
CARTÃO-RESPOSTA - AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 02 - COM ENVIO DE ARQUIVO (DUPLA)
Sabemos que a língua varia e muda condicionada por fatores linguísticos e extralinguísticos: políticos, históricos e culturais, porem esse processo não deve ser uma ameaça a língua portuguesa, mas um desenvolvimento para manter a dinâmica da língua à norma padrão.
As transformações fonético-fonológicas acarretam mudanças morfológicas. Por meio dessas transformações podemos destacar os principais processos de formação de palavras: derivação e composição.
Os afixos são considerados morfemas derivacionais, através dos quais é possível criar (derivar) vocábulos novos. O processo de composição acontece através da combinação de vocábulos que formam novos vocábulos que mantém significados importantes.
Para representar noções gramaticais de gênero, número, modo tempo e pessoa são apresentados os morfemas flexionais, ou desinências. Entre as classes de vocábulos são considerados ao vinculo da concordância como classes gramaticais variáveis, cita –se: Substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais e de outros os verbos.
Apresentamos nesse trabalho o modo como um determinado livro didático da língua portuguesa trata sobre o grau do substantivo. O livro pesquisado sob o nome “Novas Palavras”, de língua portuguesa, 1° ano do ensino médio, da autora Emília Amaral e autores mauro Ferreira Ricardo Leite e Severino Antônio. Livro adotado pela “Escola Municipal Rural Estadual Mario de Andrade”, Castanheira MT. A primeira parte do livro é composta por dez capítulos, baseada em literatura. A segunda parte é composta por oito capítulos, baseada em gramatica. A terceira e última parte é composta por dez capítulos, baseada em redação e leitura.
O objetivo da análise foi relacionar a explicação sobre flexão e grau com o conceito apresentado por Margotti no livro de Morfologia disponível no AVA. O livro didático apresenta o conteúdo: grau do substantivo e junto aborda sobre flexão e grau. Trabalha com a gramatica onde o aluno observa as explicações e responde as questões propostas de acordo com o material. A unidade que foi realizada a pesquisa traz um conteúdo sem muitas teorias, apenas tratando a classe dos substantivos. O conteúdo pesquisado se encontra na página 285.
De acordo com Margotti, além dos substantivos e adjetivos flexionarem em gênero e número também se flexionam em grau. É um engano, pois, uma vez que ocorridos por meio de sufixos os graus aumentativos e diminuitivos dos substantivos são detalhados como processos morfológicos derivacionais (bola, bolinha), contudo no caso de adjetivos grande, pequeno, a flexão se define como processo sintático.
Através do livro didático apresentado fica evidente que a proposta quanto a flexão dos substantivos não condiz com o que afirma Margotti, e sua metodologia de ensino é caracterizada por padrões que valorizam apenas o uso da gramatica tradicional, sem relevar as demais teorias de ensino, o que pode acabar prejudicando o estudante.
Referências:
MARGOTTI, Felício Wessling. Língua Portuguesa Morfologia. Florianópolis LLV/CCE/UFSC, 2008. 156 p. ISBN 978-85-61482-06-0.
Português, Edição – São Paulo: F T D, 2003
Volume 2/ Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antônio. 2 
	Diretoria de Gestão de Educação a Distância
Av. Santos Dumont. s/n - Cidade Universitária
Bairro Santos Dumont, Cáceres - MT, CEP 78200-000
Tel/PABX: (65) 3211-2837 www.unemat.br/dead – Email: dead@unemat.br

Continue navegando