Buscar

Fundamentação Teórica

Prévia do material em texto

Fundamentação Teórica 
 O canto, a instrumentalização ou a simples apreciação da música vêm sendo cada vez mais utilizadas no tratamento de doenças, trazendo excelentes resultados e significativas melhorias para a qualidade de vida de inúmeras pessoas, o TDAH uma doença que segundo a associação brasileira do Déficit de atenção (ABDA) já assola entre 3% e 5% das crianças brasileiras, é um dos transtornos que tem sido tratados e controlados pelo meio da músicalização.
 A abreviação TDAH significar Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade infelizmente é uma patológia cada vez mais presente entre crianças do mundo, esse transtorno tem causa genérica manifestando os primeiros sintomas ainda no inicio da infância os sintomas mais comuns são a desatenção a inquetualidade e a impulsividade.
Hoje em dia, o que se vê muito por aí, são crianças ativas, “danadas” e impulsivas sendo taxadas de hiperativas. Cuidado! Só um profissional qualificado, geralmente um psicólogo ou neurologista, podem fazer este diagnóstico.
 Então nos perguntamos, em que a música contribuí para o controle do TDAH ? 
Um tratamento eficaz abrange mais que intervenções medicamentosas.Ele é uma abordagem múltipla que envolvem além de remédios apropriados as necessidades específicas do paciente, ferramentas para o desenvolvimento de aspectos comportamentais psicológicos e emocionais do indivíduo.E nesse exato ponto que entra a música já que a aprendizagem e a apreciação musicais exercitam as já habilidades que os portadores do TDAH mais carecem tais como a disciplina e a concentração.
 Outros importantes importantes aspectos trabalhados são os sitomas de hiperatividade e impulsividade, que apresentam significativas melhoras por meio dos exercícios de ritmo musical e de organização espaço temporal , a percepção do tempo também e aperfeiçoada com a musicalização.Essa preocupação tão carente nos portadores da TDAH, é desenvolvid por exemplo quando o aluno precisa executar uma frase melódica em um tempo pré determinado. Além disso a música minimiza sintomas de ansiedade e proporciona bem estar, seja pelo relaxamento promovido pelo fazer músical seja alegria que a atividade gera. Mais uma fator que podemos destacar e a melhoria no convívio social, uma vez que a prática musical envolve relacionamentos desafiadores como a interação em uma apresentação de música na escola 
 Na prática? O que muda na criança com TDAH que faz aula de música?
 A aula de música ativa áreas do cérebro responsáveis pela memória, emoções, relaxamento e concentração.
 A matemática é simples: quanto mais você pratica uma atividade prazerosa, mas ativado fica seu cérebro e consequentemente maior a sua atenção e disciplina.Pesquisas mostram que por meio da música, os sintomas do TDAH diminuem.

Continue navegando