A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
apol 1 e 2

Pré-visualização | Página 6 de 7

Reserva legal, reservas estatutárias, reservas para contingências, reserva de incentivos fiscais, reservas de lucros para expansão e reserva de lucros a realizar
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois de acordo a Lei das Sociedades Anônimas, as reservas de lucros são classificadas em: reserva legal,  reservas estatutárias, reservas para contingências, reserva de incentivos fiscais, reservas de lucros para expansão e reserva de lucros a realizar. Base (Rota 3, tema 3, página 11).
	
	B
	Reservas de capital, reservas estatutárias, reservas para contingências, reserva de incentivos fiscais, reservas de lucros para expansão e reserva de lucros a realizar.
	
	C
	Reservas de capital, reserva legal, reservas para contingências, reserva de incentivos fiscais, reservas de lucros para expansão e reserva de lucros a realizar.
	
	D
	Reservas de capital, reserva financeira, reservas para contingências, reserva de incentivos fiscais, reservas de lucros para expansão e reserva de lucros a realizar.
	
	E
	Reservas contingenciais, reserva financeira, reserva de incentivos fiscais, reservas de lucros para expansão, retenção de lucros e reserva de lucros a realizar.
Apol 2
Questão 1/10 - Estrutura das Demonstrações Contábeis
Para Rios e Marion (2019, p. 311) o objetivo básico da Demonstração dos Fluxos de Caixa “é disponibilizar informações sobre as entradas e as saídas de numerário em um determinado período.”. As informações são segregadas em três atividades. 
Associe os fluxos de caixa as operações correspondentes e, em seguida, assinale a opção correta. 
1. Fluxos de Caixa das Atividades Operacionais
2. Fluxos de Caixa das Atividades de Investimento
3. Fluxos de Caixa das Atividades de Financiamento 
( ) Pagamento de contratos mantidos para negociação imediata ou disponíveis para venda futura.
( ) Recebimento de prêmios e sinistros, anuidades e outros benefícios da apólice.
( ) Pagamento a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade.
( ) Recebimento pela liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos a terceiros, exceto aqueles adiantamentos e empréstimos de instituição financeira. 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 1, 3.
	
	B
	1, 1, 3, 2.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois o pagamento de contratos mantidos para negociação imediata ou disponíveis para venda futura e o recebimento de prêmios e sinistros, anuidades e outros benefícios da apólice fazem parte das atividades operacionais da entidade. O pagamento a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade refere-se as atividades de financiamentos em razão de estar associada a uma fonte de recursos. E, o recebimento pela liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos a terceiros, exceto aqueles adiantamentos e empréstimos de instituição financeira corresponde a atividades de investimento visto que tem relação com o aumento dos ativos não circulantes. Base (Rota 4, tema 2, página 8-12).
 
	
	C
	1, 2, 3, 1.
	
	D
	2, 1, 2, 3.
	
	E
	2, 1, 1, 3.
Questão 2/10 - Estrutura das Demonstrações Contábeis
De acordo com o CPC 03 (R2) “O método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.”. 
A companhia Feijor apresentou a seguinte Demonstração do Resultado referente ao ano de 2019:
Com base nas informações apresentadas, o valor do Lucro Líquido Ajustado na Demonstração dos Fluxos de Caixa pelo método indireto a fim de determinar o Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, sem considerar os efeitos das variações do capital circulante, é, em reais,
Nota: 10.0
	
	A
	42.500,00.
	
	B
	50.000,00.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois tem-se:
Base (Rota 4, tema 4, página 24).
	
	C
	52.500,00.
	
	D
	55.000,00.
	
	E
	62.500,00.
Questão 3/10 - Estrutura das Demonstrações Contábeis
As receitas são itens positivos, e assim como acontece com a DRE, a partir dela começam a ser deduzidos os itens que não representam o valor adicionado pela empresa, itens esses que foram recebidos de outras empresas, ou que vieram por transferência. 
Sendo assim, as variações cambiais ativas, na Demonstração do Valor Adicionado (DVA), serão classificadas como:
Nota: 10.0
	
	A
	Receitas com venda de mercadorias.
	
	B
	Valor adicionado recebido em transferência.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois o valor adicionado recebido em transferência contempla as receitas financeiras e estas, por sua vez, incluem todas as receitas financeiras, inclusive as variações cambiais ativas, independentemente de sua origem.
	
	C
	Remuneração de capital próprio.
	
	D
	Remuneração de capital de terceiros.
	
	E
	Insumos adquiridos de terceiros.
Questão 4/10 - Estrutura das Demonstrações Contábeis
O principal objetivo da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é fornecer informações importantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma entidade, ocorridos durante um determinado período, e com isso auxiliar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, assim como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa (GELBCKE et al., 2018, p. 631). 
Analise as seguintes afirmativas sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 
( ) Pagamentos a empregados ou por conta de empregados, são fluxos de caixa provenientes das atividades de investimentos.
( ) Os fluxos de caixa advindos da compra e venda de mercadorias e de serviços prestados são classificados como atividades operacionais.
( ) Pagamentos para a aquisição de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo, são fluxos de caixa resultantes das atividades de investimentos.
( ) Recebimento pela emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, outros títulos de dívida, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos, são classificados como atividades de financiamento. 
Assinale a sequência correta de cima para baixo.
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V, F.
	
	B
	F, V, V, V.
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois pagamentos a empregados ou por conta de empregados, são fluxos de caixa provenientes das atividades operacionais. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade como é o caso dos empregados. Base (Rota 4, tema 2, página 8-12).
	
	C
	V, F, F, V.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, V, V, F.
Questão 5/10 - Estrutura das Demonstrações Contábeis
Segundo o CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis “As notas explicativas devem ser apresentadas de forma sistemática. [...] Cada item das demonstrações contábeis deve ter referência cruzada com a respectiva informação apresentada nas notas explicativas.”.
Neste sentido, o CPC 26 disponibiliza uma forma de ordenação para a apresentação sistemática das notas explicativas. Analise os itens a seguir e ordene de acordo com a norma contábil.
( ) seguir a ordem das contas das demonstrações do resultado e de outros resultados abrangentes e do balanço patrimonial.
( )  dar importância para as áreas de atividades que a entidade considera mais relevantes para o entendimento do seu desempenho financeiro e da posição financeira, como reunir informações sobre determinadas atividades operacionais.
( ) reunir informações sobre contas mensuradas de forma semelhante, como os ativos mensurados ao valor justo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 3
	
	B
	1, 3,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.