Buscar

Análise%20de%20cenários%20econômicos

Prévia do material em texto

Análise de cenários econômicos
Professor(a): Roberto Simiqueli (Doutorado)
1 - Um dos dados fundamentais do modelo keynesiano básico é a ligação entre lado real e lado monetário da economia. O elemento central dessa ligação é a:
Alternativas:
· 
Especulação.
· 
Taxa de câmbio.
· 
Taxa de juros.
CORRETO
· 
Demanda agregada.
· 
Inflação.
Resolução comentada:
A ligação entre essas duas dimensões é garantida pela taxa de juros, preço de equilíbrio do mercado de moeda e elemento determinante da demanda de investimento.
Código da questão: 27252
2)
Apesar dos muitos sucessos do plano real, parte de sua estratégia de implementação foi responsável por danos estruturais à economia brasileira, na década de 1990. Com base nisso, analise os itens abaixo com relação a esses elementos. 
I. A elevação da taxa de juros para amenizar o endividamento externo. 
II. O elevado custo de manutenção da paridade cambial, com correspondente endividamento externo. 
III. O crescimento da informalidade e do desemprego, no período. 
IV. A vulnerabilidade externa frente aos movimentos internacionais de capitais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta somente os itens corretos. 
Alternativas:
· 
II, IV.
· 
I, II, III.
· 
I, II, IV.
· 
I, II, III, IV.
CORRETO
· 
I, III.
Resolução comentada:
Todas as alternativas listam diferentes limitações do plano, responsáveis por danos estruturais à economia brasileira e comprometimento da estabilidade no médio-longo prazo. 
Código da questão: 27290
3)
“Assim, depois de uma longa história de taxas de inflação elevadas e crescentes, o Brasil conseguiu após 1994 estabilizar os preços e fazer a economia crescer, ainda que a taxas moderadas. Ao longo dos anos 1990, o Brasil também passou por profundas transformações estruturais que abriram caminho para um novo tipo de inserção internacional do país. A abertura econômica e a privatização, associadas à estabilidade, resultaram em forte incentivo aos investimentos tanto nacionais quanto estrangeiros, fazendo a reestruturação industrial avançar – é certo que em alguns setores mais rapidamente que em outros. Como resultado, a produtividade cresceu, ainda que partindo de um patamar bastante baixo.” 
De acordo com seus conhecimentos sobre o cenário econômico brasileiro na década de 1990, quais elementos foram responsáveis pela conquista da estabilidade de preços em meados da década? 
Alternativas:
· 
A fiscalização constante dos preços praticados no varejo.
· 
A estratégia adotada na implementação do plano real, com paridade cambial e desindexação de preços.
CORRETO
· 
A promoção de crédito habitacional e o combate ao desemprego.
· 
O estabelecimento do plano cruzado e da URV, decorrentes de nova maxidesvalorização.
· 
Nenhuma das anteriores.
Resolução comentada:
A estabilidade conquistada em meados dos anos 1990 pode ser creditada à estratégia adotada na implementação do plano real, com paridade cambial e desindexação de preços. 
Código da questão: 27284
4)
Todas as alternativas abaixo listam algumas das forças competitivas discutidas por Porter, com a exceção de:
Alternativas:
· 
Intensidade da rivalidade.
· 
Poder de negociação de fornecedores.
· 
Ameaça de substituição.
· 
Poder de negociação de consumidores.
· 
Ameaça inflacionária.
CORRETO
Resolução comentada:
As forças competitivas são correlatas aos chamados agentes competitivos – fornecedores, consumidores, concorrentes estabelecidos, entrantes potenciais e substitutos potenciais. Logo, correspondem a esses elementos as seguintes forças: poder de negociação de fornecedores, poder de negociação de consumidores, intensidade da rivalidade dos concorrentes estabelecidos, barreiras à entrada e ameaça de substituição. 
Código da questão: 27276
5)
Quais as principais características dos regimes de bandas cambiais e flutuação suja, respectivamente? 
Alternativas:
· 
A manutenção de limites para a variação do câmbio, no primeiro, e de câmbio fixo, no segundo.
· 
A manutenção de limites para a variação do câmbio, no primeiro, e de câmbio variável com compromisso de controle das oscilações, no segundo.
CORRETO
· 
A manutenção de uma taxa de câmbio variável, no primeiro, e fixa, no segundo.
· 
A manutenção de câmbio variável, no primeiro, e de câmbio variável com compromisso de controle das oscilações, no segundo.
· 
A manutenção de uma taxa de câmbio fixa, no primeiro, e variável, no segundo.
Resolução comentada:
Os regimes de bandas cambiais e flutuação suja podem ser definidos como a manutenção de limites para a variação do câmbio, no primeiro caso, e de câmbio variável com compromisso de controle das oscilações, no segundo. 
Código da questão: 27262
6)
“No plano fiscal, a ausência de uma reforma tributária que simplifique e reduza a carga tributária sobre as atividades produtivas, além evidentemente de reverter seu caráter concentrador da renda, é outro elemento negativo que deve ser destacado. A atual estrutura tributária brasileira, além de impedir o crescimento mais acelerado das atividades produtivas, reduz  os impactos das políticas de distribuição da renda.”
Escolha a alternativa abaixo que melhor explica a crítica proposta pelo autor. 
Alternativas:
· 
O sacrifício da estabilidade econômica a partir da adoção de medidas perdulárias de gasto governamental.
· 
A reforma tributária garantiria que a política de distribuição de renda tivesse resultados superiores aos observados no período.
CORRETO
· 
A necessidade de realização de uma reforma tributária abrangente para internalização dos ganhos do boom de commodities.
· 
A não realização da reforma tributária mencionada está ligada diretamente aos interesses políticos articulados em torno dos governos Lula e Dilma.
· 
A ausência de uma reforma tributária abrangente compromete a estabilidade de preços no médio prazo.
Resolução comentada:
A reforma tributária garantiria que a política de distribuição de renda tivesse resultados superiores aos observados no período. 
Código da questão: 27294
7)
Analise os itens a seguir e identifique com V (verdadeiro) quando for motivo de demanda por moeda e F (falso) caso contrário. 
( ) transação. 
( ) precaução. 
( ) especulação. 
( ) dispêndio. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Alternativas:
· 
V, F, V, V.
· 
V, V, V, F.
CORRETO
· 
V, V, V, V.
· 
V, F, V, F.
· 
F, V, V, F.
Resolução comentada:
A demanda por moeda é determinada pelos motivos de transação, precaução e especulação. 
Código da questão: 27249
8)
Sobre a atuação do Estado na economia, é correto dizer que: 
Alternativas:
· 
Sempre é perniciosa, resultando em elevados tributos que comprometem a renda nacional.
· 
Pouco importa, já que a absoluta maioria da demanda agregada deriva do consumo.
· 
É parte fundamental da dinâmica econômica, contribuindo de forma decisiva para a elevação da demanda agregada.
CORRETO
· 
É quase nula, já que vivemos em uma economia pautada pela livre concorrência e pela não intervenção estatal.
· 
É sempre negativa, já que os gastos do governo são a principal causa da inflação nas economias capitalistas contemporâneas.
Resolução comentada:
Ainda que muito do discurso econômico contemporâneo se paute pela oposição à atuação econômica do Estado, ela é parte fundamental da dinâmica econômica, contribuindo de forma decisiva para a elevação da demanda agregada. 
Código da questão: 27264
9)
“A grande questão econômica da Era Lula se relaciona com o potencial dinamizador de uma estratégia socialmente orientada, em uma versão adaptada (e muito atenuada) do sucesso europeu na era socialdemocrata. Mas esta lição não diz respeito apenas ao sucesso ou ao que foi conquistado. As dificuldades econômicas e políticas dos últimos dois ou três anos sinalizam que uma verdadeira sociedade civilizada (ou socialdemocrata) não pode ser construída apenas com base no (1) de massas, sem os outros elementos típicos e virtuosos dos arranjos sociais mais avançados. A prioridade para a melhoria dos serviços públicos e uma (2) progressiva surgem, portanto, como as diretrizes mais adequadaspara aprofundar e renovar o “social-desenvolvimentismo” esboçado, evitar o retorno a uma agenda liberal (ou uma busca a qualquer custo da competitividade) e retomar a o (3).” 
Escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 
Alternativas:
· 
Consumo; inflação; crescimento econômico.
· 
Endividamento; reforma tributária; câmbio flutuante.
· 
Endividamento; reforma tributária; regime de bandas cambiais.
· 
Consumo; reforma tributária; crescimento econômico.
CORRETO
· 
Endividamento; reforma tributária; crescimento econômico.
Resolução comentada:
“A grande questão econômica da Era Lula se relaciona com o potencial dinamizador de uma estratégia socialmente orientada, em uma versão adaptada (e muito atenuada) do sucesso europeu na era socialdemocrata. Mas esta lição não diz respeito apenas ao sucesso ou ao que foi conquistado. As dificuldades econômicas e políticas dos últimos dois ou três anos sinalizam que uma verdadeira sociedade civilizada (ou socialdemocrata) não pode ser construída apenas com base no consumo de massas, sem os outros elementos típicos e virtuosos dos arranjos sociais mais avançados. A prioridade para a melhoria dos serviços públicos e uma reforma tributária progressiva surgem, portanto, como as diretrizes mais adequadas para aprofundar e renovar o “social-desenvolvimentismo” esboçado, evitar o retorno a uma agenda liberal (ou uma busca a qualquer custo da competitividade) e retomar a o crescimento econômico.” 
Código da questão: 27298
10)
O grau de concentração dos clientes ou consumidores frente ao setor em questão, o crescimento lento de uma dada indústria, o acesso a canais específicos de distribuição e a inexistência de substitutos para os produtos fornecidos representam, respectivamente, componentes de quais forças estratégicas?
Alternativas:
· 
Barreiras à entrada; poder de negociação dos consumidores; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; poder de negociação dos fornecedores.
· 
Poder de negociação dos consumidores; barreiras à entrada; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; poder de negociação dos fornecedores.
· 
Barreiras à entrada; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; barreiras à entrada; poder de negociação dos fornecedores.
· 
Poder de negociação dos consumidores; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; barreiras à entrada; poder de negociação dos fornecedores.
CORRETO
· 
Barreiras à entrada; poder de negociação dos fornecedores; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; poder de negociação dos consumidores.
Resolução comentada:
O grau de concentração dos clientes ou consumidores frente ao setor em questão, o crescimento lento de uma dada indústria, o acesso a canais específicos de distribuição e a inexistência de substitutos para os produtos fornecidos representam, respectivamente, poder de negociação dos consumidores, intensidade da rivalidade entre os concorrentes, barreiras à entrada e poder de negociação dos fornecedores. 
Código da questão: 27280

Continue navegando