Buscar

Todo empreendedor

Prévia do material em texto

Todo empreendedor, ao decidir desenvolver um novo negócio, para obter uma maior solidez no seu estudo prévio, precisa fazer uso de uma ferramenta crucial: o plano de negócios. Essa ferramenta pode ser desenvolvida por meio do método tradicional, no qual cada etapa do plano é descrita detalhadamente, ou pelo método Canvas, que elege nove elementos a serem estudados de maneira mais objetiva. Considerando que os dois métodos são importantes e fundamentais, descreva as principais diferenças entre eles e em quais situações cada modelo é mais indicado.
Plano de negocio tradicional:
O plano de negócio, por outro lado, é uma ferramenta mais detalhada. Sua aplicação é amplamente difundida nas universidades do mundo. Com ele, é possível ter uma visão mais aprofundada da empresa e do mercado onde atua.
Existem três principais motivos para criá-lo:
Avaliar a viabilidade de um novo projeto;
Conhecer profundamente o próprio negócio;
Apresentar esse projeto para um provável investidor — sócio, banco, familiar etc.
Business método Canvas:
Essa ferramenta serve como um mapa. O objetivo é entender o funcionamento de uma empresa já existente ou prever o funcionamento de uma empresa futura. Ela é dividida em 9 blocos principais que devem ser preenchidos com atenção. Conheça-os:
Proposta de valor: é tudo o que a empresa entrega de valor para o seu público-alvo;
Segmento de clientes: representa as principais características dos seus clientes, como idade, sexo, classe social e assim por diante;
Relacionamento: é a forma como a empresa se relacionará com seu público-alvo;

Continue navegando