Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao se considerar a legislação e a normatização brasileira, que estabelece as bases da política de educação, tem-se informações muito pertinentes sobre as origens de seu financiamento. Tais regras podem ser obtidas em leis e normas, tais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação. Essas normativas orientam, inclusive, sobre a origem dos recursos para o financimento da educação no país, e definem os percentuais dos recursos a serem aplicados em cada esfera de governo.
A respeito do financiamento da política de educação e das ações pertinentes a ela, assinale a alternativa correta:
As receitas tributárias destinadas ao atendimento das ações da política de educação são provenientes do FUNDEF.
Quando o número de matrículas for superior à receita destinada, o estado deve complementar com seus 18% as ações municipais.
No que se refere à matriculas, um município ou o Distrito Federal tem, como limite de vagas, a capacidade que seu orçamento pode suportar.
Nos casos em que os Estados, Municípios e Distrito Federal não possuem condições orçamentárias, não há dispositivo legal de intervenção federal.
O percentual máximo de aplicação sobre a receita de impostos definido pela CF/88 para estados e municípios, para financiarem a política de educação, é de 25%.

A educação no Brasil é assegurada por lei a os brasileiros e brasileiras independentemente de condição social, política, econômica entre outras, sendo tratada como um direito fundamental do indivíduo, especialmente para crianças e adolescentes.
Considerando o tema da educação no Brasil, aprecie as assertivas.
I. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB teve como cenário dois momentos políticos, sendo o primeiro o início do Estado de Bem-Estar Social, e o segundo, a entrada avassaladora do neoliberalismo.
III. A educação possui, com a LDB, uma legislação própria, a qual orienta o passo a passo de todos os regimentos necessários para se garantir uma educação pública de qualidade.
IV. Cada esfera de governo tem condições de definir questões e situações pontuais em relação à educação em suas esferas de atuação, independentemente do que prevê a LDB, desde que não prejudiquem o indivíduo.
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

A política de saúde pública brasileira é fruto de grandes mobilizações históricas, e de fatores políticos, sociais e econômicos que influenciaram e influenciam o Sistema Único de Saúde até os dias atuais. Sobre o seu desenvolvimento a partir da década de 1930 avalie as afirmacoes a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
I - Em meados de 1930, a crise agrícola cafeeira desloca a economia do campo para as cidades, as quais passam a absorver a população rural, transformando os grandes proprietários de terra, na pequena burguesia urbana industrial, e os trabalhadores rurais em proletariado.
II – Em meados de 1930, houve um agravamento das questões sociais brasileiras, na medida em que a classe trabalhadora passou a se submeter a precárias condições de trabalho e as péssimas condições de moradias.
III – A influência da política neste período (1930) e com o fortalecimento do Estado Novo, no Governo do Presidente Getúlio Vargas, tivemos as seguintes situações: ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento industrial do país, se atende também algumas reivindicações da classe trabalhadora, como a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mantendo-se assim o controle dos sindicatos dos trabalhadores nas mãos do Estado, e com isso se beneficia também a burguesia industrial brasileira e internacional.
IV – A relação que Getúlio Vargas estabeleceu com a classe trabalhadora e com a burguesia o tornou conhecido como o pai dos pobres e a mãe da burguesia, segundo Neves (2011) esse apelido revela o caráter populista do presidente, em que, ao mesmo tempo que garante a adesão das massas contra o comunismo, bradando a importância de amar a pátria, garante o fortalecimento do capitalismo industrial, ajustando os trabalhadores às condições de trabalho precárias da época.
V, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, V, V.

A inserção do assistente social na educação visa assegurar os direitos sociais e humanos fundamentais para o desenvolvimento, articulando-se com as demais políticas sociais para mediar à relação família-escola-comunidade com vistas à permanência e sucesso educacional.
Sobre a inserção desse profissional no ambiente escolar analise as afirmações abaixo:
I – A maioria dos estados federados possuem na matriz curricular da educação pública o assistente social.
II – Segundo CFESS (2001) os problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área educacional são: baixo rendimento escolar, evasão escolar, desinteresse pelo aprendizado, vulnerabilidade às drogas, entre outros.
III – O serviço social facilitar o acesso das famílias-alunos aos seus direitos, favorecendo a participação nos processos decisórios no ambiente escolar, ampliando informações e conhecimentos referentes à vida familiar e comunitária.
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

A atuação profissional do assistente social se pauta nos princípios e diretrizes da profissão com base em seus códigos e normas. Em um programa habitacional, a intervenção do serviço social se pauta em ações de garantia de acesso a direitos, essencialmente, o direito à moradia. Garantir a moradia envolve, também, outros aspectos e serviços que precisam ser considerados e analisados.
Considerando o exposto e a expressão da questão social habitacional, analise as afirmações a seguir.
I. Além da construção de moradias, é necessário que haja infraestrutura adequada na habitação e no entorno.
II. Do ano de 1986 ao ano de 2001, houve, no Brasil, a melhor política de governo para assegurar moradia.
III. O Programa Minha Casa Minha Vida não exige dos municípios o compromisso de disponibilizar equipamentos públicos no bairro.
IV. O profissional de serviço social, nesse âmbito, pode intervir na garantia do acesso às informações sobre o programa ou a política, com vistas a mudanças.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

O Sistema Único de Saúde, é resultante de conquistas oriundas da mobilização social, e permeado por desafios que são inerentes a disputa de um projeto sanitarista versus projeto privatista. Sobre essa contradição de modelos avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
I – O projeto privatista busca acelerar os avanços da Reforma Sanitária.
II – O fortalecimento do projeto privatista inicia o desmonte dos princípios da saúde púbica em detrimento de valores individualistas, os quais transformam direitos sociais em mera mercadoria que pode ser oferecida pela via do consumo.
III – Os projetos sanitaristas e privatistas se confrontam constantemente na realidade brasileira, no passo em que o Estado vai atendendo mais ou menos as suas determinações na medida em que os interesses econômicos e sociais entram em intenso conflito.
IV - O projeto sanitarista determina que o Estado é o principal responsável por atender as necessidades sociais dos cidadãos, e deste modo, pensar a política de saúde enquanto um instrumento democrático que garanta a participação da sociedade civil nas esferas participativas de controle social, e que coloque o Estado como principal financiador.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, V, V.

Entre o final da década de 1970 e 1980, houve reivindicações sociais e coletivas visando alterar parte da realidade brasileira e almejando um Estado democrático que garantisse direitos e a construção e consolidação de políticas públicas e sociais. A partir desse período, as discussões sobre as questões de saúde deixam de ser apenas de caráter clínico.
A respeito do caráter que as discussões assumem a partir de então, é correto afirmar que:
Decide-se representar a categoria médica nos espaços representativos.
Passa a atender, de forma coletiva e gratuita, os trabalhadores da indústria.
Passa a considerar os fatores sociais causadores das doenças e a dimensão social da saúde.
Delimita a construção da dimensão histórica da saúde e garante o processo de democratização.
Define-se que devem ser registradas as possibilidades e demandas da classe trabalhadora e social.

A educação precisa articular diferentes saberes para se estruturar, posto que apenas uma única área do conhecimento não propiciará ao indivíduo seu pleno desenvolvimento e a formação como cidadão crítico e ativo na sociedade.
Considerando o expresso anteriormente, analise as asserções.
I. A escola é a instituição responsável pela educação, sendo parte significativa na formação integral do indivíduo e, como tal, deve incorporar, em sua estrutura e funcionamento, uma política educacional que garanta a melhoria da qualidade de ensino e uma participação crítica e atuante na realidade social vigente.
II. Para que haja a garantia de uma educação pública de qualidade para todos os indivíduos, e que esta atenda cada um em suas particularidades, é preciso que a escola amplie seu quadro de profissionais, incorporando, por exemplo, o assistente social, o qual está habilitado a intervir diretamente nas expressões da questão social.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II complementa corretamente a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não complementa corretamente a I.

No Brasil, existem mecanismos legais de controle social que normatizam o acesso às informações, ao monitoramento e à avaliação das Políticas Públicas. O Sistema de Informação, Monitoramento e Avaliação da Política Nacional de Habitação, conhecido como SNHIS - Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social tem princípios e diretrizes que devem ser observados em sua estruturação, organização e atuação.
Sobre a estruturação, a organização e a atuação do SNHIS analise as afirmações abaixo:
I – Faz parte como princípio compreender a moradia digna como direito e vetor de inclusão social.
II – Faz parte como princípio adotar mecanismos de acompanhamento e avaliação de indicadores de impacto social das políticas, planos e programas.
III – Faz parte como diretriz da prioridade para planos, programas e projetos habitacionais para a população de menor renda, articulados no âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

Para a implementação da Política Nacional de Habitação, é de extrema relevância a utilização dos seus instrumentos. Para a sua efetivação, é essencial que haja a capacitação, conhecimento e a intervenção profissional do serviço social na defesa e garantia de direitos sociais e constitucionais.
No que diz respeito à Política Nacional de Habitação (PNH), assinale a alternativa correta:
O apoio ao Fortalecimento da PNH é instrumento do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é instrumento do SNHIS para a garantia de acesso à moradias.
A PNH tem garantida a sua integração com a Política de Desenvolvimento Urbano por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
Na PNH, o acesso à moradia está pautado no acesso a serviços, mínimo de infraestrutura e equipamentos públicos.
A PNH, durante o Governo de Getúlio Vargas, foi financiada pela Caixa Econômica Federal.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Ao se considerar a legislação e a normatização brasileira, que estabelece as bases da política de educação, tem-se informações muito pertinentes sobre as origens de seu financiamento. Tais regras podem ser obtidas em leis e normas, tais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação. Essas normativas orientam, inclusive, sobre a origem dos recursos para o financimento da educação no país, e definem os percentuais dos recursos a serem aplicados em cada esfera de governo.
A respeito do financiamento da política de educação e das ações pertinentes a ela, assinale a alternativa correta:
As receitas tributárias destinadas ao atendimento das ações da política de educação são provenientes do FUNDEF.
Quando o número de matrículas for superior à receita destinada, o estado deve complementar com seus 18% as ações municipais.
No que se refere à matriculas, um município ou o Distrito Federal tem, como limite de vagas, a capacidade que seu orçamento pode suportar.
Nos casos em que os Estados, Municípios e Distrito Federal não possuem condições orçamentárias, não há dispositivo legal de intervenção federal.
O percentual máximo de aplicação sobre a receita de impostos definido pela CF/88 para estados e municípios, para financiarem a política de educação, é de 25%.

A educação no Brasil é assegurada por lei a os brasileiros e brasileiras independentemente de condição social, política, econômica entre outras, sendo tratada como um direito fundamental do indivíduo, especialmente para crianças e adolescentes.
Considerando o tema da educação no Brasil, aprecie as assertivas.
I. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB teve como cenário dois momentos políticos, sendo o primeiro o início do Estado de Bem-Estar Social, e o segundo, a entrada avassaladora do neoliberalismo.
III. A educação possui, com a LDB, uma legislação própria, a qual orienta o passo a passo de todos os regimentos necessários para se garantir uma educação pública de qualidade.
IV. Cada esfera de governo tem condições de definir questões e situações pontuais em relação à educação em suas esferas de atuação, independentemente do que prevê a LDB, desde que não prejudiquem o indivíduo.
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

A política de saúde pública brasileira é fruto de grandes mobilizações históricas, e de fatores políticos, sociais e econômicos que influenciaram e influenciam o Sistema Único de Saúde até os dias atuais. Sobre o seu desenvolvimento a partir da década de 1930 avalie as afirmacoes a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
I - Em meados de 1930, a crise agrícola cafeeira desloca a economia do campo para as cidades, as quais passam a absorver a população rural, transformando os grandes proprietários de terra, na pequena burguesia urbana industrial, e os trabalhadores rurais em proletariado.
II – Em meados de 1930, houve um agravamento das questões sociais brasileiras, na medida em que a classe trabalhadora passou a se submeter a precárias condições de trabalho e as péssimas condições de moradias.
III – A influência da política neste período (1930) e com o fortalecimento do Estado Novo, no Governo do Presidente Getúlio Vargas, tivemos as seguintes situações: ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento industrial do país, se atende também algumas reivindicações da classe trabalhadora, como a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mantendo-se assim o controle dos sindicatos dos trabalhadores nas mãos do Estado, e com isso se beneficia também a burguesia industrial brasileira e internacional.
IV – A relação que Getúlio Vargas estabeleceu com a classe trabalhadora e com a burguesia o tornou conhecido como o pai dos pobres e a mãe da burguesia, segundo Neves (2011) esse apelido revela o caráter populista do presidente, em que, ao mesmo tempo que garante a adesão das massas contra o comunismo, bradando a importância de amar a pátria, garante o fortalecimento do capitalismo industrial, ajustando os trabalhadores às condições de trabalho precárias da época.
V, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, V, V.

A inserção do assistente social na educação visa assegurar os direitos sociais e humanos fundamentais para o desenvolvimento, articulando-se com as demais políticas sociais para mediar à relação família-escola-comunidade com vistas à permanência e sucesso educacional.
Sobre a inserção desse profissional no ambiente escolar analise as afirmações abaixo:
I – A maioria dos estados federados possuem na matriz curricular da educação pública o assistente social.
II – Segundo CFESS (2001) os problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área educacional são: baixo rendimento escolar, evasão escolar, desinteresse pelo aprendizado, vulnerabilidade às drogas, entre outros.
III – O serviço social facilitar o acesso das famílias-alunos aos seus direitos, favorecendo a participação nos processos decisórios no ambiente escolar, ampliando informações e conhecimentos referentes à vida familiar e comunitária.
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

A atuação profissional do assistente social se pauta nos princípios e diretrizes da profissão com base em seus códigos e normas. Em um programa habitacional, a intervenção do serviço social se pauta em ações de garantia de acesso a direitos, essencialmente, o direito à moradia. Garantir a moradia envolve, também, outros aspectos e serviços que precisam ser considerados e analisados.
Considerando o exposto e a expressão da questão social habitacional, analise as afirmações a seguir.
I. Além da construção de moradias, é necessário que haja infraestrutura adequada na habitação e no entorno.
II. Do ano de 1986 ao ano de 2001, houve, no Brasil, a melhor política de governo para assegurar moradia.
III. O Programa Minha Casa Minha Vida não exige dos municípios o compromisso de disponibilizar equipamentos públicos no bairro.
IV. O profissional de serviço social, nesse âmbito, pode intervir na garantia do acesso às informações sobre o programa ou a política, com vistas a mudanças.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

O Sistema Único de Saúde, é resultante de conquistas oriundas da mobilização social, e permeado por desafios que são inerentes a disputa de um projeto sanitarista versus projeto privatista. Sobre essa contradição de modelos avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
I – O projeto privatista busca acelerar os avanços da Reforma Sanitária.
II – O fortalecimento do projeto privatista inicia o desmonte dos princípios da saúde púbica em detrimento de valores individualistas, os quais transformam direitos sociais em mera mercadoria que pode ser oferecida pela via do consumo.
III – Os projetos sanitaristas e privatistas se confrontam constantemente na realidade brasileira, no passo em que o Estado vai atendendo mais ou menos as suas determinações na medida em que os interesses econômicos e sociais entram em intenso conflito.
IV - O projeto sanitarista determina que o Estado é o principal responsável por atender as necessidades sociais dos cidadãos, e deste modo, pensar a política de saúde enquanto um instrumento democrático que garanta a participação da sociedade civil nas esferas participativas de controle social, e que coloque o Estado como principal financiador.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, V, V.

Entre o final da década de 1970 e 1980, houve reivindicações sociais e coletivas visando alterar parte da realidade brasileira e almejando um Estado democrático que garantisse direitos e a construção e consolidação de políticas públicas e sociais. A partir desse período, as discussões sobre as questões de saúde deixam de ser apenas de caráter clínico.
A respeito do caráter que as discussões assumem a partir de então, é correto afirmar que:
Decide-se representar a categoria médica nos espaços representativos.
Passa a atender, de forma coletiva e gratuita, os trabalhadores da indústria.
Passa a considerar os fatores sociais causadores das doenças e a dimensão social da saúde.
Delimita a construção da dimensão histórica da saúde e garante o processo de democratização.
Define-se que devem ser registradas as possibilidades e demandas da classe trabalhadora e social.

A educação precisa articular diferentes saberes para se estruturar, posto que apenas uma única área do conhecimento não propiciará ao indivíduo seu pleno desenvolvimento e a formação como cidadão crítico e ativo na sociedade.
Considerando o expresso anteriormente, analise as asserções.
I. A escola é a instituição responsável pela educação, sendo parte significativa na formação integral do indivíduo e, como tal, deve incorporar, em sua estrutura e funcionamento, uma política educacional que garanta a melhoria da qualidade de ensino e uma participação crítica e atuante na realidade social vigente.
II. Para que haja a garantia de uma educação pública de qualidade para todos os indivíduos, e que esta atenda cada um em suas particularidades, é preciso que a escola amplie seu quadro de profissionais, incorporando, por exemplo, o assistente social, o qual está habilitado a intervir diretamente nas expressões da questão social.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II complementa corretamente a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não complementa corretamente a I.

No Brasil, existem mecanismos legais de controle social que normatizam o acesso às informações, ao monitoramento e à avaliação das Políticas Públicas. O Sistema de Informação, Monitoramento e Avaliação da Política Nacional de Habitação, conhecido como SNHIS - Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social tem princípios e diretrizes que devem ser observados em sua estruturação, organização e atuação.
Sobre a estruturação, a organização e a atuação do SNHIS analise as afirmações abaixo:
I – Faz parte como princípio compreender a moradia digna como direito e vetor de inclusão social.
II – Faz parte como princípio adotar mecanismos de acompanhamento e avaliação de indicadores de impacto social das políticas, planos e programas.
III – Faz parte como diretriz da prioridade para planos, programas e projetos habitacionais para a população de menor renda, articulados no âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

Para a implementação da Política Nacional de Habitação, é de extrema relevância a utilização dos seus instrumentos. Para a sua efetivação, é essencial que haja a capacitação, conhecimento e a intervenção profissional do serviço social na defesa e garantia de direitos sociais e constitucionais.
No que diz respeito à Política Nacional de Habitação (PNH), assinale a alternativa correta:
O apoio ao Fortalecimento da PNH é instrumento do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é instrumento do SNHIS para a garantia de acesso à moradias.
A PNH tem garantida a sua integração com a Política de Desenvolvimento Urbano por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
Na PNH, o acesso à moradia está pautado no acesso a serviços, mínimo de infraestrutura e equipamentos públicos.
A PNH, durante o Governo de Getúlio Vargas, foi financiada pela Caixa Econômica Federal.

Prévia do material em texto

03/03/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
1/7
ATIVIDADE 3 - SER - SEMINÁRIO TEMÁTICO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO - 2020A1
Período:24/02/2020 08:00 a 13/03/2020 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 14/03/2020 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Ao se considerar a legislação e a normatização brasileira, que estabelece as bases da política de educação,
tem-se informações muito pertinentes sobre as origens de seu financiamento. Tais regras podem ser obtidas
em leis e normas, tais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de
Educação. Essas normativas orientam, inclusive, sobre a origem dos recursos para o financimento da
educação no país, e definem os percentuais dos recursos a serem aplicados em cada esfera de governo.
CECILIO, D. M.; BERNARDO, R. C.; CURI, S. D. C. Seminário temático em Saúde, Educação e Habitação.
Maringá: UniCesumar, 2016.
A respeito do financiamento da política de educação e das ações pertinentes a ela, assinale a alternativa
correta: 
ALTERNATIVAS
As receitas tributárias destinadas ao atendimento das ações da política de educação são provenientes do FUNDEF.
Quando o número de matrículas for superior à receita destinada, o estado deve complementar com seus 18% as
ações municipais.
No que se refere à matriculas, um município ou o Distrito Federal tem, como limite de vagas, a capacidade que seu
orçamento pode suportar.
Nos casos em que os Estados, Municípios e Distrito Federal não possuem condições orçamentárias, não há
dispositivo legal de intervenção federal.
O percentual máximo de aplicação sobre a receita de impostos definido pela CF/88 para estados e municípios, para
financiarem a política de educação, é de 25%.
2ª QUESTÃO
03/03/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
2/7
  ↵
A educação no Brasil é assegurada por lei a os brasileiros e brasileiras independentemente de condição
social, política, econômica entre outras, sendo tratada como um direito fundamental do indivíduo,
especialmente para crianças e adolescentes.
 
Adaptado de: BERNARDO, R. C.; CECÍLIO, D. M.; CURI, S. D. C. Seminário Temático em Saúde, Educação e
Habitação. Maringá: Unicesumar, 2019.
 
Considerando o tema da educação no Brasil, aprecie as assertivas.
 
I. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a
colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB teve como cenário dois momentos políticos, sendo o
primeiro o início do Estado de Bem-Estar Social, e o segundo, a entrada avassaladora do neoliberalismo.
III. A educação possui, com a LDB, uma legislação própria, a qual orienta o passo a passo de todos os
regimentos necessários para se garantir uma educação pública de qualidade.
IV. Cada esfera de governo tem condições de definir questões e situações pontuais em relação à educação
em suas esferas de atuação, independentemente do que prevê a LDB, desde que não prejudiquem o
indivíduo.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
03/03/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
3/7
A política de saúde pública brasileira é fruto de grandes mobilizações históricas, e de fatores políticos,
sociais e econômicos que influenciaram e influenciam o Sistema Único de Saúde até os dias atuais. Sobre o
seu desenvolvimento a partir da década de 1930 avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e
(F) para falsas.
 
CECILIO, D. M.; BERNARDO, R. C.; CURI, S. D. C. Seminário temático em Saúde, Educação e Habitação.
UniCesumar. Maringá - PR, 2018. (adaptado)
 
 
 I - Em meados de 1930, a crise agrícola cafeeira desloca a economia do campo para as cidades,  as quais
passam a absorver a população rural, transformando os grandes proprietários de terra, na pequena
burguesia urbana industrial, e os trabalhadores rurais em proletariado.
 
II – Em meados de 1930, houve um agravamento das questões sociais brasileiras, na medida em que a classe
trabalhadora passou a se submeter a precárias condições de trabalho e as péssimas condições de moradias.
 
III – A influência da política neste período (1930) e com o fortalecimento do Estado Novo, no Governo do
Presidente Getúlio Vargas, tivemos as seguintes situações: ao mesmo tempo em que se promove o
desenvolvimento industrial do país, se atende também algumas reivindicações da classe trabalhadora, como
a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mantendo-se assim o controle dos sindicatos dos
trabalhadores nas mãos do Estado, e com isso se beneficia também a burguesia industrial brasileira e
internacional.
 
IV – A relação que Getúlio Vargas estabeleceu com a classe trabalhadora e com a burguesia o tornou
conhecido como o pai dos pobres e a mãe da burguesia, segundo Neves (2011) esse apelido revela o caráter
populista do presidente, em que, ao mesmo tempo que garante a adesão das massas contra o comunismo,
bradando a importância de amar a pátria, garante o fortalecimento do capitalismo industrial, ajustando os
trabalhadores às condições de trabalho precárias da época.
 
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, V. V
4ª QUESTÃO
03/03/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
4/7
A inserção do assistente social na educação visa assegurar os direitos sociais e humanos fundamentais para
o desenvolvimento, articulando-se com as demais políticas sociais para mediar à relação família-escola-
comunidade com vistas à permanência e sucesso educacional.
 
CECILIO, D. M.; BERNARDO, R. C.; CURI, S. D. C. Seminário temático em Saúde, Educação e Habitação.
UniCesumar. Maringá - PR, 2018. (Adaptado)
 
 
Sobre a inserção desse profissional no ambiente escolar analise as afirmações abaixo:
 
I – A maioria dos estados federados possuem na matriz curricular da educação pública o assistente social.
 
II – Segundo CFESS (2001) os problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área
educacional são: baixo rendimento escolar, evasão escolar, desinteresse pelo aprendizado, vulnerabilidade
às drogas, entre outros.
 
III – O serviço social facilitar o acesso das famílias-alunos aos seus direitos, favorecendo a participação nos
processos decisórios no ambiente escolar, ampliando informações e conhecimentos referentes à vida
familiar e comunitária.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
5ª QUESTÃO
  ↵
A atuação profissional do assistente social se pauta nos princípios e diretrizes da profissão com base em
seus códigos e normas. Em um programa habitacional, a intervenção do serviço social se pauta em ações de
garantia de acesso a direitos, essencialmente, o direito à moradia. Garantir a moradia envolve, também,
outros aspectos e serviços que precisam ser considerados e analisados.
 
Adaptado de: BERNARDO, R. C.; CECÍLIO, D. M.; CURI, S. D. C. Seminário Temático em Saúde, Educação e
Habitação. Maringá: Unicesumar, 2019.
 
Considerando o exposto e a expressão da questão social habitacional, analise as afirmações a seguir.
I. Além da construção de moradias, é necessário que haja infraestrutura adequada na habitação e no
entorno.
II. Do ano de 1986 ao ano de 2001, houve, no Brasil, a melhor política de governo para assegurar moradia.
III. O Programa Minha Casa Minha Vida não exige dos municípios o compromisso de disponibilizar
equipamentos públicos no bairro.
IV. O profissional de serviço social, nesse âmbito, pode intervir na garantia do acesso às informações sobre o
programa ou a política, com vistas a mudanças.
 
É correto o que se afirma em:
03/03/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
5/7
ALTERNATIVAS
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IIIe IV, apenas.
6ª QUESTÃO
O Sistema Único de Saúde,  é resultante de conquistas oriundas da mobilização social, e permeado por
desafios que são inerentes a disputa de um projeto sanitarista versus projeto privatista. Sobre essa
contradição de modelos avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
Elaborado pela autora, 2019.
 
I – O projeto privatista busca acelerar os avanços da Reforma Sanitária.
 
II – O fortalecimento do projeto privatista inicia o desmonte dos princípios da saúde púbica em detrimento
de valores individualistas, os quais transformam direitos sociais em mera mercadoria que pode ser oferecida
pela via do consumo.
 
III – Os projetos sanitaristas e privatistas se confrontam constantemente na realidade brasileira, no passo em
que o Estado vai atendendo mais ou menos as suas determinações na medida em que os interesses
econômicos e sociais entram em intenso conflito.
 
IV - O projeto sanitarista determina que o Estado é o principal responsável por atender as necessidades
sociais dos cidadãos, e deste modo, pensar a política de saúde enquanto um instrumento democrático que
garanta a participação da sociedade civil nas esferas participativas de controle social, e que coloque o
Estado como principal financiador.
 
 
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, V. V
7ª QUESTÃO
03/03/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
6/7
Entre o final da década de 1970 e 1980, houve reivindicações sociais e coletivas visando alterar parte da
realidade brasileira e almejando um Estado democrático que garantisse direitos e a construção e
consolidação de políticas públicas e sociais. A partir desse período, as discussões sobre as questões de
saúde deixam de ser apenas de caráter clínico.
 
Adaptado de: BERNARDO, R. C.; CECÍLIO, D. M.; CURI, S. D. C. Seminário Temático em Saúde, Educação e
Habitação. Maringá: Unicesumar, 2019.
 
A respeito do caráter que as discussões assumem a partir de então, é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
Decide-se representar a categoria médica nos espaços representativos.
Passa a atender, de forma coletiva e gratuita, os trabalhadores da indústria.
Passa a considerar os fatores sociais causadores das doenças e a dimensão social da saúde.
Delimita a construção da dimensão histórica da saúde e garante o processo de democratização.
Define-se que devem ser registradas as possibilidades e demandas da classe trabalhadora e social.
8ª QUESTÃO
  ↵
A educação precisa articular diferentes saberes para se estruturar, posto que apenas uma única área do
conhecimento não propiciará ao indivíduo seu pleno desenvolvimento e a formação como cidadão crítico e
ativo na sociedade.
 
Adaptado de: BERNARDO, R. C.; CECÍLIO, D. M.; CURI, S. D. C. Seminário Temático em Saúde, Educação e
Habitação. Maringá: Unicesumar, 2019.
 
Considerando o expresso anteriormente, analise as asserções.
 
I. A escola é a instituição responsável pela educação, sendo parte significativa na formação integral do
indivíduo e, como tal, deve incorporar, em sua estrutura e funcionamento, uma política educacional que
garanta a melhoria da qualidade de ensino e uma participação crítica e atuante na realidade social vigente.
 
Sendo que
 
II. Para que haja a garantia de uma educação pública de qualidade para todos os indivíduos, e que esta
atenda cada um em suas particularidades, é preciso que a escola amplie seu quadro de profissionais,
incorporando, por exemplo, o assistente social, o qual está habilitado a intervir diretamente nas expressões
da questão social.
 
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II complementa corretamente a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não complementa corretamente a I.
03/03/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
7/7
9ª QUESTÃO
No Brasil, existem mecanismos legais de controle social que normatizam o acesso às informações, ao
monitoramento e à avaliação das Políticas Públicas. O Sistema de Informação, Monitoramento e Avaliação
da Política Nacional de Habitação, conhecido como SNHIS - Sistema Nacional de Habitação de Interesse
Social tem princípios e diretrizes que devem ser observados em sua estruturação, organização e atuação.
 
CECILIO, D. M.; BERNARDO, R. C.; CURI, S. D. C. Seminário temático em Saúde, Educação e Habitação. 
Maringá: UniCesumar, 2018. (Adaptado)
 
Sobre a estruturação, a organização e a atuação do SNHIS analise as afirmações abaixo:
 
I – Faz parte como princípio compreender a moradia digna como direito e vetor de inclusão social.
 
II – Faz parte como princípio adotar mecanismos de acompanhamento e avaliação de indicadores de
impacto social das políticas, planos e programas.
 
III – Faz parte como diretriz da prioridade para planos, programas e projetos habitacionais para a população
de menor renda, articulados no âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
10ª QUESTÃO
Para a implementação da Política Nacional de Habitação, é de extrema relevância a utilização dos seus
instrumentos. Para a sua efetivação, é essencial que haja a capacitação, conhecimento e a intervenção
profissional do serviço social na defesa e garantia de direitos sociais e constitucionais. 
CECILIO, D. M.; BERNARDO, R. C.; CURI, S. D. C. Seminário temático em Saúde, Educação e Habitação.
Maringá: UniCesumar, 2016.
No que diz respeito à Política Nacional de Habitação (PNH), assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O apoio ao Fortalecimento da PNH é instrumento do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é instrumento do SNHIS para a garantia de acesso à moradias.
A PNH tem garantida a sua integração com a Política de Desenvolvimento Urbano por meio do Fundo Nacional de
Habitação de Interesse Social.
Na PNH, o acesso à moradia está pautado no acesso a serviços, mínimo de infraestrutura e equipamentos públicos.
A PNH, durante o Governo de Getúlio Vargas, foi financiada pela Caixa Econômica Federal.

Mais conteúdos dessa disciplina