Buscar

COMUNICAÇÃO - ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.​ 
Resposta:
Gêneros discursivos:
· Sequência narrativa: se conta um fato, um acontecimento ou uma história, utilizando-se de uma sequência lógica. Pode-se fazer uso da linguagem informal e inserir falas, ou seja, gírias e expressões coloquiais são permitidas. Um exemplo de aplicação de texto narrativo, no contexto geográfico nacional, é o cordel. Ele está no campo informal, algumas vezes faz-se uso de gírias e expressões de vários cantos do Nordeste.
· Sequência dissertativa: é de natureza teórica, expõe um ponto de vista sobre um tema específico, tem uma estruturação lógica e ordenada das concepções iniciais. O autor defende um ponto de vista, discute uma ideia, disponibiliza debates, etc. Pode ser dissertativo-expositivo ou dissertativo-argumentativo.
- Dissertativo-explicativo: a intenção do autor é apenas expor e discorrer sobre um tema, necessariamente não tem que dar a opinião; são as reportagens, documentários e os noticiários. Mais comum no meio acadêmico, científico, jornalístico. É formal.
- Dissertativo-argumentativo: mostra que o autor é capaz de defender suas ideias com raciocínio lógico e plausível. 
Em nossa língua temos diversos gêneros discursivos, eles estão presentes em aulas, debates, receitas, notícias, mensagens. Cada gênero tem a sua particularidade, por exemplo: uma notícia e uma reportagem são coisas diferentes, cada uma tem a sua função, apesar de ambas serem de caráter informativo, onde não se expressa opinião pessoal, a reportagem apresenta mais informações que a notícia.
A região escolhida é o Nordeste, que apesar de ser uma região rica culturalmente, que apesenta características únicas e diferenciadas, é a região mais afetada pelo preconceito linguístico, principalmente por causa de seus diversos sotaques, suas diversas palavras, gírias, expressões e costumes. O jeito com que se expressam, a maneira com que falam sempre terminam sendo motivos de discriminação por parte de outras regiões, principalmente região Sul e Sudeste.

Continue navegando

Outros materiais