Buscar

RESISTENCIA DOS MATERIAIS auto atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESISTENCIA DOS MATERIAIS
Autoatividades Webaula 3
NOTA: 6,00
1. O Círculo de Mohr consiste em um método gráfico para determinar o estado de tensões de um elemento solicitado, utilizando ferramentas matemáticas. Com relação ao círculo de Mohr, analise as afirmativas a seguir:
I- Marcar o ponto de referência A. Esse ponto representa os componentes das tensões normal e de cisalhamento na face vertical direita do elemento.
II- Estabelecer um sistema de coordenadas tal que a abscissa represente a tensão de cisalhamento, com sentido positivo para a direita, e a ordenada represente a tensão normal, com sentido positivo para baixo.
III- Unir o ponto A ao centro C e determinar CA por trigonometria. Essa distância representa o raio R do círculo.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I e III estão corretas.  
Somente a afirmativa I está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
2. O estado geral de tensões não é encontrado com frequência na prática da engenharia. É comum a transformação em um estado plano de tensões, de forma que as aproximações ou simplificações das cargas sobre o corpo sejam efetuadas, a fim de que a tensão produzida em um sistema estrutural ou mecânico seja analisada em um plano simples. Com relação à Transformação no Estado Plano de Tensões, analise as sentenças a seguir:
I- Em torno de um ponto, um elemento de superfície, podendo assumir uma infinidade de posições, ensejará o aparecimento de tensões diferentes no mesmo ponto, correspondentes a cada uma dessas posições.
II- O estado de tensão num ponto é o conjunto de todas as tensões, ocorrendo em todos os planos, passando pelo ponto.
III- Demonstra-se que o estado de tensão num ponto fica definido quando forem conhecidas as tensões nesse ponto, referentes aos três planos ortogonais entre si, que se interceptam no ponto considerado.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a sentença II está correta.
Somente a sentença III está correta.
As sentenças I, II e III estão corretas.  
Somente a sentença I está correta.
3. Alguns tipos de balança utilizam, em seu funcionamento, a relação entre o peso P e a deformação elástica (d) que ele provoca em uma mola de constante elástica K, ou seja, P = K × d (lei de Hooke). Considere uma balança que opere de acordo com a Lei de Hooke. Em um processo de verificação dessa balança, foram adicionados objetos de massa conhecida (verificadas em outra balança calibrada) sobre ela. Para cada valor de massa (carga) adicionada, verificou-se a deformação da mola. Para as cargas adicionadas: 408 g; 815 g; 1.223 g; 1.631 g; e 2.039 g verificou-se, respectivamente, as seguintes deformações da mola: 0,005 m; 0,01 m; 0,015 m; 0,020 m; 0,025 m. Considerando que a relação entre peso (P, em Newtons (N)) é: P = m x g, em que m é a carga (Kg), e considerando g = 9,81 m/s2, pode-se constatar que a constante da mola (K) é:
800 N/m.  
300 N/m.
1000 N/m.  
400 N/m.
4. Um elemento de construção mecânica pode, com frequência, ser submetido às mais diversas solicitações ao mesmo tempo. As solicitações podem ser divididas de acordo com as tensões que estão submetidas. Com relação à combinação de esforços apresentados na figura, assinale a alternativa CORRETA:
A combinação de esforços apresentada na figura é a tração e a compressão.
A combinação de esforços apresentada na figura é a tração e a flexão.  
A combinação de esforços apresentada na figura é a torção e a flexão.
A combinação de esforços apresentada na figura é a torção e a tração.  
5. O estado de tensões, em determinado ponto, é composto por todas as tensões que ocorrem em todos os planos que passam por ele. Sobre os diferentes estados de tensões num ponto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em um estado de tensões triaxial, as tensões atuantes nas faces do paralelepípedo elementar admitem componentes direcionados a todas as suas arestas.
( ) Em um estado de tensões biaxial, as tensões presentes no plano do paralelepípedo atuam na direção de uma única aresta.
( ) Quando as faces do paralelepípedo atuam somente em tensões tangenciais, o estado de tensões é de cisalhamento puro.
( ) Em um estado de tensões triaxial, as tensões atuantes nas faces do paralelepípedo elementar admitem componentes na direção de uma única aresta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - F - V - V.
V - F - V - F.  
V - V - F - V.
V - F - F - V.

Outros materiais