Buscar

Atividade 1 design comteporaneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicodelismo (do grego: psique = alma, e delein=manifestação) é uma manifestação da mente, termo surgiu na década dos anos 60 através das experiências psicodélicas obtidas através do uso de substâncias alucinógenas, como LSD, que produzem alterações na percepção e na sinestesia, estados alterados de consciência similares ao sonho, à psicose e ao êxtase religioso.
O psiquiatra britânico Humphry Osmond foi o responsável por introduzir o termo psicodélico, no ano de 1957, descrevendo-o como "o que revela a mente".
No design gráfico de produtos em geral, foram utilizados novos materiais sintéticos que possibilitam o design de formas lúdicas e provocativas para manifestar as sensações da mente. Aonde no design gráfico, surgem visões antigeométricas, antifuncionalistas e antirracionalistas, que exploram o humor, o acaso e o mau gosto encontrado no contexto de uma estética moderna.
O “estilo psicodélico” é aplicado ao design de pôsteres, roupas, joias, mobiliário e automóveis. A Psicodelia se torna um código visual e, embora faça uso de letras com formas do movimento Sezession, ornamentos Art Nouveau e tipografia vitoriana, sua paleta inspirada em drogas e sua iconografia de quadrinhos a transformam num estilo gráfico diferenciado. 
A psicodelia se fez presente no rock nacional o gênero contribuiu para alargar os horizontes da música jovem brasileira, cujas estruturas conservadoras haviam sido abaladas pouco tempo antes pelo som de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rogério Duprat e Os Mutantes, no movimento batizado de Tropicalismo. 
O som psicodélico ficou restrito a grupos mais radicais, ao público mais descolado e sintonizado com o movimento hippie e a poucas gravações, em raros e valiosos lps e compactos.
 As primeiras manifestações psicodélicas ocorreram em São Paulo, por meio de grupos como The Beatniks, Os Baobás e The Galaxies, que introduziram em seus repertórios clássicos do gênero produzido nos Estados Unidos, especialmente. The Beatniks, grupo de palco do programa Jovem Guarda (Roberto Carlos) na TV Record, aliado ao agitador cultural e artista plástico Antônio Peticov, produziu ótimos compactos, com covers de Gloria (Them), Fire (Jimi Hendrix) e Outside Chance (The Turtles).

Outros materiais