Buscar

COVID-19 corrigido

Prévia do material em texto

6
 FACULDADE COSMOPOLITA 
 CURSO DE FARMÁCIA
CURSO DE ENFERMAGEM 
ANA CLARA APARECIDA CARVALHO BITTENCOURT
JACKLINE BRANDÃO PAIVA SILVA
JESSICA MONTERIO DE BRITO 
LUDMILLY DANTAS FIGUEIREDO BEZERRA TORRES
RESUMO REFERENTE AO COVID-19
Belém - Pá
2020
ANA CLARA APARECIDA CARVALHO BITTENCOURT
JACKLINE BRANDÃO PAIVA SILVA
JESSICA MONTERIO DE BRITO 
LUDMILLY DANTAS FIGUEIREDO BEZERRA TORRES
RESUMO REFERENTE AO COVID-19
Trabalho, apresentado a Faculdade Cosmopolita, dos curso de Farmácia e enfermagem, na forma de resumo para a disciplina de processos patológicos, para exigência de avaliação.
Orientador: Henrique Fonseca Sousa do Nascimento.
Belém - Pá
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 4
2. PACIENTE SOB INVESTIGAÇÃO.................................................,,,.............5
3. MEDIDAS PREVENTIVAS...............................................................................6
 3.1 FORMAS DE TRATAMENTO........................................................................6
INTRODUÇÃO 
Os corona vírus (CoV) são uma grande espécie viral, conhecidos a partir dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos. Comumente, infecções por corona vírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. Uma grande parte das pessoas se infecta com os corona vírus comuns durante a vida, sendo as crianças pequenas e idoso os mais propensas a se infectarem. Os corona vírus comuns que infectam humanos são alpha corona vírus 229E e NL63 e beta corona vírus OC43, HKU1.
Alguns corona vírus podem acarretar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS da síndrome em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”. SARS é causada através do corona vírus agregado à SARS (SARS-CoV), sendo os primeiros relatos na China em 2002. O SARS-CoV se disseminou rapidamente para mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, infectando mais de 8.000 pessoas e causando entorno de 800 mortes, anteriormente da epidemia global de SARS estar controlada em 2003. Desde 2004, nenhum caso de SARS tem sido relatado mundialmente.
Em 2012, foi isolado outro atual corona vírus, diferente daquele que causou a SARS no início da década passada. Esse atual corona vírus era ignoto como agente de enfermidade humana até seu reconhecimento, primeiramente na Arábia Saudita e, após, em outros países do Oriente Médio, na Europa e na África. Todos os casos identificados além de da Península Arábica tinham histórico de viagem ou convivência recente com viajantes procedentes de países do Oriente Médio – Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Jordânia.
AGENTE ETIOLÓGICO: 
O agente ocasionador da COVID-19 é um atual coronavírus, o SARS-CoV-2. Os vírus da família coronaviridae podem acarretar infecções em animais vertebrados. Em seres humanos, os coronavírus causam infecções respiratórias de seriedade diversa, sendo um dos mais frequentes agentes do resfriado comum (HCoV-229E, HCoV-NL63, HCoV-OC43 e HCoV-NKUI) e ela é também reconhecida por causar pneumonias graves como a síndrome respiratória aguda grave (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome, descrita em 2002 ) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS, do inglês Middle East Respiratory Syndrome, descrita em 2012), respectivamente causadas por SARS-CoV e MERS-CoV. Os morcegos parecem ser a nascente primária (reservatório) de diversas variantes de coronavírus e também é possível que sejam para o SARS-CoV-2. Contudo, é possível que para que os seres humanos sejam infectados, um outro hospedeiro animal (ainda desconhecido para o SARS-CoV-2) esteja envolto, conforme foi demonstrado para o SARS-CoV (civetas) e para o MERS-CoV(dromedários).
 
TRANSMISSÃO:
Em humanos pode ser transmitido particularmente pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta intervalo, e sendo transmitido por objetos contaminados pelo vírus ou até mesmo pela disseminação pelo ar, afetando especialmente pessoas com a imunidade debilitada. A sobrevivência do vírus vai resultar de um meio que favoreça sua manutenção no ambiente. 
PERÍODO DE INCUBAÇÃO:
 O período de incubação do Corona vírus é de cerca de 2 a 7 dias podendo chegar a 14 dias.

Continue navegando