Buscar

Calculo de Medicamentos slide cc

Prévia do material em texto

SOLUÇÕES ISOTÔNICAS, HIPERTÔNICAS E HIPOTÔNICAS
INTRODUÇÃO
SOLUTO
O soluto, que é considerado o dispersor, pode ser definido como a substância dissolvida, ou seja, a que se distribui no interior de outra substância na forma de pequenas partículas.
Porção Sólida.
SOLVENTE
Porção líquida.
O solvente é a substância chamada de dispersante, ou seja, é a que permite que o soluto distribua-se em seu interior.
SOLVENTE UNIVERSAL
A água é chamada, muitas vezes, de solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias dissolve-se nela, mas nem sempre ela é o solvente.
Além disso, os solutos que se dissolvem na água são polares, assim como a água. Por outro lado, os solutos apolares dissolvem-se apenas em solventes apolares. Essa é uma regra conhecida como “semelhante dissolve semelhante”. É por isso que o óleo (apolar) não se dissolve na água (polar).
SOLUÇÃO
Soluções são as misturas resultantes da união de duas ou mais substâncias diferentes, que se apresentam obrigatoriamente em uma única fase no seu aspecto visual, como a água do mar (formada pela associação de água e diferentes sais).
CONCENTRAÇÃO
A determinação das quantidades de soluto, solvente, volume, massa ou qualquer outra medida quantitativa relacionada a uma solução é denominada concentração.
TIPOS DE SOLUÇÃO
Sólidas: soluções em que o solvente está no estado sólido. Exemplo: ouro 18 quilates;
Líquidas: soluções em que o solvente está no estado líquido. Exemplo: refrigerante;
Gasosas: soluções em que o solvente está no estado gasoso. Exemplo: ar atmosférico.
TIPOS DE SOLUÇÃO
Isotônica
Hipertônica
Hipotônica
 
Quando fazemos referência a uma solução para dizer que é hipertônico ou hipotônico, estamos referenciando a quantidade de soluto presente na solução em comparação com o soluto dentro da célula que está na solução. Se a solução fora da célula tiver mais soluto do que a solução dentro da célula, a solução é hipertônica. Se a solução dentro da célula tiver mais soluto do que a solução fora da célula, a solução é hipotônica. Se a solução fora da célula contém o mesmo soluto que a solução dentro da célula, a solução é isotônica.
SOLUÇÃO ISOTÔNICA
Uma solução isotônica é uma solução na qual a mesma quantidade de soluto e solução está disponível dentro da célula e fora da célula. A solução e a porcentagem de soluto são as mesmas dentro da célula que na solução fora da célula.
SOLUÇÃO HIPERTÔNICA
Uma solução hipertônica é uma solução que contém mais soluto do que a célula que é colocada nele.
SOLUÇÃO HIPOTÔNICA
Uma solução hipotônica é uma solução que contém menos soluto que a célula que é colocada nele.
OSMOSE
Osmose é o processo em que a água move-se, sem gasto de energia pela célula, do meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana seletivamente permeável.
CONTEXTUALIZANDO: 
Soluto? (Sais Minerais, Açúcar, Aminoácidos)
Solvente?
HIPERTÔNICA HIPOTÔNICA?
Homeostase?
Transportes que pode atravessar a membrana: PASSIVO E ATIVO 
Difusão Simples 
Difusão Simples 
Difusão Facilitada 
Difusão Osmose 
Transporte Ativo
Bomba de sódio potássio, bomba de iodo, bomba de cálcio. 
Bomba de sódio e potássio; 
Contem gasto de energia ATP. 
Ocorre por proteínas. 
Contra o gradiente de concentração.
OSMOSE EM OVOS DE CODORNA
No dia 02 de junho de 2014, ás 11h15min da manhã. Foi realizada uma experiência em ovos de codorna, com objetivo observar e entender como acontece uma passagem de solvente (osmose).
Foram utilizados dois ovos de codorna crus, dentro de um copo de plástico, com um pouco de vinagre, de modo que os ovos ficaram submersos.
Em seguida, verificou-se que os ovos começaram a ficar “cheios de bolinhas”. Pois, o carbonato de cálcio presente na casca do ovo reagiu com o ácido acético (vinagre), resultando na liberação de gás carbônico e dissolução da casca dos ovos.
Figura 1: ovos de codorna, liberando gás carbônico.
Após 3 minutos, aproximadamente, os ovos começaram a soltar sua primeira casca. Depois o experimento foi lavado com água para a remoção completa dessa primeira camada e do vinagre.
Figura 2: ovos de codorna, soltando sua primeira casca.
Em seguida foi colocado novamente vinagre no mesmo recipiente, com os ovos ficando novamente submersos. O experimento ficou descansando, onde durante a noite, observou-se que a casca dos ovos (calcaria), soltou-se por completo, ficando apenas uma fina película (membrana).
 Figura 3: ovos de codorna, submersos no vinagre.
No dia 03 de junho de 2014, ás 08h55min da manhã. O experimento foi lavado novamente com água, retirando todo o vinagre e a casca dos ovos. Em seguida, cada ovo foi colocado em um copo de plástico pequeno. Onde um ovo ficou submerso em solução hipotônica (somente H2O), e o outro ovo ficou submerso em solução hipertônica (H2O e açúcar). Depois o experimento foi deixado descansando.
Figura 4: ovos de codorna, em solução hipertônica e hipotônica.
As 11hs do mesmo dia observou-se que o ovo que estava em solução hipotônica, ficou mais redondo e denso. Isso ocorreu porque o ovo, estando mais denso que o meio, absorveu a água do meio. Já o ovo que estava em solução hipertônica ficou murcho e flácido. Isso se deu, pois, nesse caso o meio estava mais concentrado que o ovo, implicando assim em uma perda de água do ovo para o meio. O fato de o açúcar ser uma macromolécula auxiliou esse processo.
Figura 5: ovos de codorna, depois de submersos em solução hipertônica e hipotônica.
Esse experimento evidencia o fato de que a osmose ocorre em favor do gradiente de concentração. Ocorrendo do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
REFERÊNCIAS
http://www.learningaboutelectronics.com/Artigos/Solucao-isotonica-hipertonica-hipotonica.php#targetText=Uma%20solução%20hipotônica%20é%20uma,célula%20que%20é%20colocada%20nele.&targetText=O%20sufixo%20-tonic%20é%20em,a%20solução%20dentro%20da%20célula.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/osmose-em-ovos-de-codorna/57705#targetText=O%20experimento%20foi%20lavado%20novamente,H2O%20e%20açúcar).

Continue navegando