Buscar

sintese 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁGIO SUPERISIONADO DE FISIOTERAPIA
ALUNO (A) Luana Barbosa Almeida PERÍODO 6º
Síntese
IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE PARA FISIOTERAPIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
No Brasil, a fisioterapia surgiu no ano de 1951 com a criação de seu curso, mas em 1969 é que ela foi reconhecida como profissão. Apesar de ser uma das áreas mais recentes existe indícios de cinesioterapia executados na China, em 2698 a.C, seu maior reconhecimento aconteceu durante as grandes guerras devido a necessidade de tratar e reabilitar os feridos e reintegra-los a sociedade, foi aí que iniciou uma nova profissão, denominada de fisioterapia.
A fisioterapia abrange muitas especialidades, e, apesar de algumas possuírem grandes diferenças como, por exemplo: a fisioterapia geriátrica e fisioterapia esportiva, todas as áreas possuem em comum a anamnese. A Anamnese tem como significado aná= trazer de novo e mnesis = memória, significando então trazer de volta à mente todos os fatos relacionados à doença e à pessoa doente.
A anamnese teve sua origem na Grécia antiga com o filósofo Hipócrates e é um instrumento para obtenção de dados bem antigo (460-370 a.C) Pesquisas mostram que o mesmo utilizava essa técnica para obter informações relacionados a doença do paciente. No Egito foram encontrados uma coleção de 42 casos clínicos na biblioteca de Alexandrina, escritos por Hipócrates que evidenciam a importância da anamnese e do exame físico cuidadoso, da inspeção, palpação, auscultação e do exame do catarro e urina. A partir destes casos pôde-se observar que o “histórico” já era considerado um ponto fundamental para o exame clínico como um todo.
A anamnese é considerada o primeiro documento formal voltado exclusivamente para o histórico do paciente, a medida da evolução da medicina foi-se observado outras características importantes para conhecer melhor o paciente ou a doença. Foi nesse contexto que Pierre Louis se tornou o primeiro médico a se dedicar completamente à investigação da doença utilizando o método da entrevista. Com estas informações observamos o quão importante e antigo é a anamnese. 
Para a área de fisioterapia existem diversas ferramentas que auxiliam os profissionais na descoberta das disfunções de seus pacientes, todavia, a anamnese e o exame clínico são os principais fatores que se elaborados da maneira correta proporcionam um diagnóstico correto e futuramente um bom tratamento. É importante que a anamnese seja realizada seguindo uma ordem específica para evitar erros, a avaliação do paciente é composta por diversos elementos fundamentais, como: escuta empática, capacidade de entrevistar o paciente, humor e procedência. 
A avaliação pode ter duas formas de condução, a primeira deixando que o paciente relate sozinho suas queixas, o fisioterapeuta apenas escuta, e a segunda por meio de uma anamnese dirigida onde o fisioterapeuta segue um esquema previamente montado.
A realização de um exame preciso e minucioso é de extrema importância para que haja um bom relacionamento com o paciente bem como para obter as informações necessárias para fechar um diagnóstico preciso. A qualidade da anamnese tem determinação direta com as próximas etapas a serem seguidas com o paciente. Desde modo a redução do tempo da entrevista faz com que o tratamento fisioterapêutico tenha uma perda de qualidade.

Continue navegando