Buscar

Aula 1

Prévia do material em texto

1.
		Após a 2ª Guerra Mundial, surge a noção e imposição de uma Norma Fundamental. Nesta medida, à hierarquia normativa elaborada por Kelsen é agregada uma hierarquia material. Assinale, dentre as alternativas, aquela que está em DESCONFORMIDADE com a assertiva acima.
	
	
	
	Quanto maior for a hierarquia da norma maior é a quantidade dessa espécie de norma no Ordenamento Jurídico.
	
	
	Nenhuma norma de hierarquia inferior pode estar em contradição com outra de dignidade superior.
	
	
	Nenhuma norma infraconstitucional pode estar em desconformidade com as normas constitucionais.
	
	
	A Norma Superior do ordenamento jurídico brasileiro é a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988/CRFB.
	
	
	Norma Fundamental e Superior é concebida por um ¿poder originário¿ que tem autoridade para submetê-la ao grupo a que se destina.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Teoria Pura do Direito, tambem chamada de Teoria Positiva de Kelsen buscou:
	
	
	
	Estabelecer uma sistemática de ordenação da norma juridica destituida de qualquer valor
	
	
	Estabelecer ordenações juridicas sem valor
	
	
	Estabelecer uma sistemática de desordenação da norma juridica destituida de qualquer valor monetario
	
	
	Estabelecer um valor ordenado
	
	
	Estabelecer uma sistemática de ordenação de qualquer valor monetario
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quando utilizamos a expressão jurídica ¿Direito¿ estamos nos referindo às leis/às normas/aos tratados que incidem regendo as relações jurídicas de natureza nacional e internacional. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA sobre o assunto:
	
	
	
	Em termos de relações jurídicas internacionais, o ideal é que o próprio contrato de importação/exportação estabeleça as condições de sua regência jurídica.
	
	
	Direito Internacional Privado conceitua-se como o grupo de normas que rege as relações jurídicas internacionais havidas entre particulares.
	
	
	Direito Internacional Público consiste no grupo de normas que rege as relações jurídicas internacionais tidas entre governos, nações, países.
	
	
	As relações jurídicas entre os particulares são aquelas havidas entre entes que integram o Poder Público.
	
	
	As relações jurídicas internacionais são aquelas que extrapolam os limites normativos de cada país.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No nosso ordenamento jurídico brasileiro a norma chamada de Norma Superior é a:
	
	
	
	Portaria
	
	
	Lei Complementar
	
	
	Constituição Federal
	
	
	Lei Delegada
	
	
	Lei Ordinária
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Teoria Pura do Direito, buscou estabelecer uma sistematica de ordenação da norma juridica destituida de qualquer valor, quem foi o responsavel por tal desenvolvimento?
	
	
	
	Michael Kelsen
	
	
	Hans Stuart
	
	
	John Kelsen
	
	
	Hans Kelsen
	
	
	Hans Donner
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(....) Nenhuma norma infraconstitucional pode estar em desconformidade com as normas e princípios constitucionais (...). À esse princípio chamamos de:
	
	
	
	Princípio da Norma Superior
	
	
	Princípio da Pirâmide
	
	
	Princípio da Hierarquia
	
	
	Princípio da Retroatividade
	
	
	Princípio da Norma Acima
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quanto aos critérios tradicionais de solução de conflitos de normas, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	São eles: o critério hierárquico (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior), o critério cronológico (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior) e o da especialidade (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral).
	
	
	São eles: o critério da hierarquia (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior), o critério da cronologia (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral) e o da norma especial (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior).
	
	
	São eles: o critério da hierarquia (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior), o critério da cronologia (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral) e o da especialidade (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior).
	
	
	São eles: o critério hierárquico (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior), o critério cronológico (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral) e o da especialidade (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior).
	
	
	São eles: o critério hierárquico (segundo o qual a norma de natureza especial prevalece sobre a norma de natureza geral), o critério cronológico (segundo o qual, dentre normas de mesma hierarquia, a norma posterior prevalece sobre a anterior) e o da especialidade (segundo o qual a norma superior prevalece sobre a inferior).
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Com frequência dá-se, pelo Congresso Nacional, a elaboração de normas contraditórias entre si. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos critérios de solução de conflitos de normas.
	
	
	
	Norma mais antiga prevalece sobre norma mais nova.
	
	
	Os critérios desenvolvidos para dirimir eventuais conflitos de normas são o hierárquico, o cronológico e o da especialidade.
	
	
	A lei posterior revoga a anterior quando seja com ela incompatível.
	
	
	Norma de caráter especial prevalece sobre norma de caráter geral.
	
	
	Norma hierarquicamente superior prevalece sobre norma inferior.

Continue navegando