Buscar

ATIVIDADE DE CIENCIA POLITICA E TEORIA GERAL DO ESTADO 1° SEMESTRE DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE CIÊNCIA POLITICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Analise todas as afirmativas abaixo, respondendo se são verdadeiras ou falsas e justificando as falsas.
1. VERDADEIRA - De um modo geral, o termo Contratualismo designa toda teoria que pensa que a origem da sociedade e do poder político está num contrato, um acordo tácito 
ou explícito entre aqueles que aceitam fazer parte dessa sociedade e se submeter a esse poder. 
2. VERDADEIRA - A tese de que a origem da sociedade política está num contrato implica que a sociedade política é um artificio, isto é, uma forma de associação a que os homens não são conduzidos pelo movimento natural de suas paixões e na qual não estão inseridos desde sempre de maneira espontânea, mas uma comunidade que os homens resolvem instituir voluntariamente, na medida em que tem razoes e motivos para isso.
3. VERDADEIRA - A Doutrina do Estado é a ciência geral que, enquanto resume e integra, em uma síntese superior, os princípios fundamentais de várias ciências sociais, jurídicas e políticas, as quais têm por objeto o Estado considerado em relação a determinados momentos históricos, estuda o Estado de um ponto de vista unitário na sua evolução, na sua organização, nas suas funções e nas suas formas mais típicas, com a intenção de determinar suas leis formativas, seus fundamentos e fins
4. FALSA – Pois o conceito exposto não foi emitido por Aristóteles, mas sim por São tomas de Aquino. De acordo com São Tomas de Aquino, a vida solitária seria uma exceção para o homem, pois o normal da natureza humana é a convivência com a sociedade, portanto o homem somente seria solitário em três situações: quando o mesmo tivesse se retirado para um retiro espiritual; a segunda nos casos de doenças graves e a terceira em casos de situações extremas como naufrágio.
5. VERDADEIRA - Eis a nação. Trata-se, essencialmente, de uma entidade moral, que se cunhou através dos séculos, pelo esforço e trabalho das antigas e sucessivas gerações. Estas são ligadas, fundamentalmente, por laços de sangue e de espírito, ou seja: numa identidade de origem e história.
6. VERDADEIRA- Designam-se “Estado Antigo”, ou “Teocrático” as formas de Estado reinantes nas civilizações mais remotas que existiram no Mediterrâneo. Uma característica se destaca nesse período: a religiosidade, assim a influencia religiosa é marcante, abandonando a autoridade dos governantes e ditando as normas de comportamento.
7. VERDADEIRA - O Estado romano tem como características: o fato de ter desenvolvido a noção de poder politico como poder supremo e uno; a nítida e consciente separação entre o poder público e o poder privado, e o reconhecimento do cidadão em votar e ser votada.
8. VERDADEIRA - No Estado Medieval tanto o Direito como o Estado estavam intimamente ligados à figura do Rei. Vale destacar que o Estado estava fracionado em feudos e em cada feudo, o poder era igualmente fracionado e exercido pelo senhor feudal. A figura do senhor feudal ganhou muita importância, pois era ele quem se encarregava da administração do comércio e da cobrança de impostos. Assim havia muita confusão entre o direito público e o direito privado.
9. FALSO – Pois a teoria contratualista interpreta que o estado nasceu de um acordo utilitário e consciente entre indivíduos. E a teoria de que se trata a afirmativa, é a teoria da origem natural que entende que a sociedade se forma de modo natural, seguindo o curso normal da humanidade.
10.VERDADEIRA - Os Estados podem surgir de três formas, originariamente, de forma secundária e de forma derivada. Sendo a primeira àquela que nasce do próprio meio nacional, a segunda e subdividida em união e divisão e a terceira em colonização, concessão dos direitos de soberania e ato de governo.
11. FALSA – O Correto seria dizer que a extinção dos estados por causas especificas pode ocorrer por conquista, emigração, expulsão e renuncia dos direitos de soberania. Já as causas gerais da extinção dos estados ocorreria em função da perca de algum elemento do estado (Povo, Governo e Território), Ex: um desastre natural ou uma doença fatal, que venha dizimar a população inteira – sendo assim o estado deixa de existir. Os Estado podem ser extintos por causa gerais e causas especificas, sendo as gerais por conquista, emigração, expulsão e renuncia dos direitos de soberania.
12. VERDADEIRA - Dentre as várias teorias justificadoras do estado, temos a teoria da nacionalidade, teoria das fronteiras naturais, teoria do equilíbrio internacional e a teoria do livre arbítrio dos povos. Dentre elas a teoria das fronteiras naturais como instrumento a ser utilizados pelos países militarmente fortes, os quais alegaram que a nação deveria ter o seu território delimitado pelos grandes acidentes geográficos naturais.
13. VERDADEIRA - O contrato que dá início à associação política, é um ato jurídico, pelo qual as partes contratantes estabelecem direitos e deveres recíprocos. Para o contratualismo, a sociedade política não apenas se funda sobre uma relação jurídica, como se distingue das outras formas de comunidade precisamente por isso.
14. VERDADEIRA - Para o Contratualismo de Hobbes, o contrato só é capaz de fundar o corpo político enquanto um sistema de direitos e deveres se for sustentado por um poder soberano. Esse poder dá caução ao contrato que só é válido na condição de haver esse poder. Segundo a definição de Hobbes, o contrato é um ato voluntário pelo qual se efetua uma transferência mutua de direito.
DOURADOS, MS. 01 DE ABRIL DE 2020

Outros materiais