Buscar

sistema linfático resumo teste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características físicas do sangue 
A temperatura do sangue é de 38°C, e apresenta pH levemente alcalino, variando de 7,35 a 7,45. A cor do sangue varia com o conteúdo de oxigênio. Quando saturado com oxigênio, o sangue é vermelho­vivo. Quando insaturado de oxigênio é vermelho­escuro. 
Componentes do sangue
Possui dois componentes: 
(1) plasma  sanguíneo,  matriz  extracelular  aquosa  que  contém  substâncias dissolvidas e
(2) elementos figurados, que consistem nas células e nos fragmentos celulares. 
· 45% constituído por elementos figurados e 55% por plasma. Mais de 99% dos elementos são eritrócitos (hemácias). Os leucócitos e as plaquetas correspondem a menos de 1% dos elementos figurados.
O sangue é um tecido conjuntivo composto por plasma sanguíneo (líquido) e elementos figurados, hemácias, leucócitos e plaquetas.
Plasma sanguíneo 
O plasma sanguíneo é composto 91,5% de água e 8,5% de solutos, maioritariamente proteínas.
Os hepatócitos sintetizam a maioria das proteínas plasmáticas, que incluem as albuminas (54%), globulinas (38%) e fibrinogénio (7%). As gamaglobulinas são também chamadas de anticorpos ou imunoglobulinas, resultado do amadurecimento de determinadas células sanguíneas. São produzidas durante respostas imunológicas. 
As bactérias e vírus estimulam a produção de anticorpos diferentes. Os anticorpos ligam-se especificamente ao antígeno que estimulou a sua produção, neutralizando assim o agente invasor.
Além de proteínas, os outros solutos no plasma são eletrólitos, nutrientes, enzimas, hormonas, gases e escorias metabólicas como a ureia, acido úrico, creatinina, amónia e bilirrubina.
Elementos figurados 
Os elementos figurados do sangue incluem três componentes principais: hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias ou eritrócitos transportam oxigênio dos pulmões para as células corporais e dióxido de carbono das células para os pulmões.
Os leucócitos protegem o corpo de patógenos invasores e outras substâncias estranhas. 
Existem diversos tipos de  leucócitos:  neutrófilos,  basófilos,  eosinófilos,  monócitos  e  linfócitos.  
Os linfócitos são ainda subdivididos em linfócitos B (células B), linfócitos T (células T) e células exterminadoras naturais (natural killers)
As plaquetas, são fragmentos celulares sem núcleo.  
Entre outras ações, elas libertam substâncias químicas que promovem a coagulação sanguínea no caso de danos nos vasos. São o equivalente funcional dos trombócitos, células nucleadas que evitam a perda de sangue pela coagulação do mesmo.
O percentual do volume de sangue total ocupado pelas hemácias é chamado de hematócrito. Uma queda significativa no hematócrito indica anemia (contagem de hemácias abaixo do normal). Na policitemia, o percentual de hemácias está anormalmente elevado.
Formação das células sanguíneas 
O processo pelo qual os elementos figurados do sangue se desenvolvem é chamado de hematopoiese, eritropoiese ou hematopoiese.
 Antes do nascimento, a hemopoiese ocorre primeiramente no saco vitelino do embrião e depois no fígado, baço, timo e linfonodos do feto. A medula óssea vermelha torna-se no principal local de hematopoiese nos últimos 3 meses de gravidez e continua a ser a fonte de células sanguíneas depois do nascimento.
A medula óssea vermelha é um tecido conjuntivo extremamente vascularizado localizado entre as trabéculas do tecido ósseo esponjoso. 
Nos recém­nascidos, toda a medula óssea é vermelha e, portanto, ativa a produção de células sanguíneas. Com o envelhecimento do indivíduo, a velocidade de formação de células sanguíneas diminui; a medula óssea vermelha na cavidade medular de ossos longos torna-se inativa e é substituída por medula óssea amarela, formada por células gordurosas.
As células­tronco na medula óssea vermelha reproduzem-se, proliferam e diferenciam-se em células que originam células sanguíneas, macrófagos, células reticulares, mastócitos e adipócitos. Algumas células troncas podem também formar osteoblastos, condroblastos e células musculares, usadas como fonte de tecido ósseo, cartilaginoso e muscular. 
As células reticulares produzem fibras reticulares que formam o estroma que suporta as células da medula óssea vermelha.
Hemácias/eritrócitos 
As hemácias não possuem núcleo nem outros organelos e não se podem reproduzir nem reativar atividades metabólicas intensas. O citosol das hemácias possui hemoglobina que confere a cor vermelha destas.
Transportam oxigénio.
A hemoglobina liberta oxigénio, que se difunde primeiro para o líquido intersticial e depois para as células. As hemácias destruídas são removidas da circulação e destruídas por macrófagos presentes no baço e fígado.
Processo de formação de hemácias: eritropoiese, começa na medula óssea vermelha.
Anemia 
Leucócitos/ glóbulos brancos 
Diferentemente das hemácias, os leucócitos possuem núcleos e outros organelos, porem não possuem hemoglobina. 
Classificam-se como granulócitos ou agranulócitos. Os granulócitos englobam os neutrófilos, eosinófilos e os basófilos. Os agranulócitos englobam os linfócitos e os monócitos.
Os linfócitos evoluem a partir de células tronco linfoides, os monócitos e os granulócitos desenvolvem-se a partir de células tronco mieloides.
Neutrófilos. Os grânulos do neutrófilo são menores que os dos outros leucócitos granulócitos.
Eosinófilos. Os grânulos grandes e de tamanho uniforme dentro de um eosinófilo.
Linfócitos. O núcleo de um linfócito possui uma coloração escura.
Monócitos.  O  núcleo  de  um monócito  normalmente  tem  forma  de  rim.
Em um corpo saudável, alguns leucócitos, sobretudo os linfócitos, podem viver vários meses ou anos
Durante um período de infeção, leucócitos fagocitários podem durar apenas algumas horas.
Leucopenia- nível baixo de leucócitos 
Quando patógenos entram no corpo, a função dos leucócitos é combatê-los por fagocitose ou respostas imunes. Os leucócitos abandonam a corrente sanguínea por um processo designado diapedese, no qual se movimentam ao longo do endotélio e se comprimem nas células endoteliais.
Neutrófilos e macrófagos são ativos na fagocitose; são capazes de ingerir bactérias e destruir matéria morta. Os micróbios e tecidos inflamados atraem os fagócitos, processo designado de quimiotaxia.
Os neutrófilos respondem mais rapidamente à destruição do tecido causada por bactérias.
Os  eosinófilos  deixam  os  capilares  e  entram  no  líquido  tecidual. Também fagocitam complexos antígeno-anticorpo e são efetivos contra alguns parasitas. Elevadas quantidades de eosinófilos indicam uma condição alérgica ou parasitose.
Nos locais de inflamação, os basófilos deixam os capilares, entram nos tecidos e libertam grânulos que contêm heparina, histamina e serotonina, substancias que intensificam a reação inflamatória e se envolvem em reações alérgicas.
Os linfócitos são os principais soldados nas batalhas do sistema linfático.
 Os linfócitos B e T e as células NK são os três tipos principais de linfócitos. 
Os linfócitos B são efetivos na destruição de bactérias e inativação de toxinas. As células T atacam vírus, fungos, células transplantadas, cancerígenas, bactérias e são responsáveis pelas alergias e rejeição de órgãos transplantados.
 As respostas imunes realizadas pelos linfócitos B e T ajudam a combater infeção e fornecem proteção contra algumas doenças.
 As células NK atacam inúmeros microrganismos infecciosos e determinadas células tumorais que surgem de maneira espontânea. Os monócitos levam mais tempo para alcançar o local de infecção que os neutrófilos, porém chegam em número maior e destroem + invasores. Estes crescem e diferenciam-se em macrófagos que removem resíduos depois de uma infeção.
Hemostasia 
Sequencia de respostas que interrompe o sangramento. Tem que ser rápida, localizada na região do dano e controlada para que seja efetiva. Existem 3 mecanismos que reduzem a perda de sangue: 
	1.espasmo vascular
	2.formação de tampão plaquetário 
	3. coagulação sanguínea
A formação do tampão plaquetário ocorre da seguinte maneira: 
1. Adesão plaquetária 
2. Fase de libertação de plaquetas(a serotonina atua como vasoconstritor, sustentando a contração muscular, diminuindo o fluxo sanguíneo.
3. Agregação plaquetária, formando o tampão plaquetário.
Trombose: coagulação de um vaso sanguíneo

Outros materiais