Buscar

CÉLULA SANGUINEA

Prévia do material em texto

CÉLULA SANGUINEA Capitulo 12 e 13.
2. As células do sangue:
• Glóbulos vermelhos (Hemácias) - são células que carregam a hemoglobina e também são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e da retirada do dióxido de carbono que serão eliminados pelos pulmões.
• Glóbulos brancos (leucócitos) - são células responsáveis por defender os organismos contra agentes infecciosos como vírus, bactérias e substâncias estranhas e são produzidos na medula óssea.
• Plaquetas - são fragmentos de grandes células que compõe o sistema de coagulação do sangue e que também é responsável pela formação do tampão plaquetário que age na prevenção de hemorragias.
3. A anemia ferropriva é um tipo de anemia causado pela deficiência de ferro a diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da quantidade de hemoglobina no sangue, pode ser causada pela deficiência de vários nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Quando é de aparecimento lento, os sintomas são geralmente vagos, incluindo fadiga, cansaço, falta de ar ou falta de capacidade para realizar exercício físico.
A anemia falciforme é um distúrbio genético que altera a forma dos glóbulos vermelhos (hemácias). Diminui a capacidade dessas células de transportar oxigênio e também pode causar episódios agudos de dor. A mudança na capacidade e no número de glóbulos vermelhos pode diminuir a quantidade de oxigênio no corpo.
4. Estar no livro PÁGINA – 244
5. Estar no livro PÁGINA – 244 A 245
6. Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura. As células imaturas então se subdividem e amadurecem, convertendo-se, por fim, em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas maduras.

Continue navegando