Buscar

exercicio de politicas e legislação

Prévia do material em texto

1-Quais os pontos que devem ser destacadas nos novos questionamentos encaminhados pela Lei 9394/96, no que se relaciona ao atendimento qualificado aos níveis e modalidades da Educação Básica?
Escolha uma:
c. Definição constante de parâmetros que determine atuação financeira mínima da administração pública federal e uma legislação que estabelece os Estados como responsáveis por assegurar a oferta de ensino fundamental e médio.
2-Com a ausência de professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto (2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do que se tratava essa lei e qual seu objetivo?
Escolha uma:
b. A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário.
3-O pacto pela Valorização do Magistério e Qualidade da Educação constituiu condição essencial para o Plano Decenal de Educação para Todos e tem por objetivo:
Escolha uma:
c. Estabelecer e implementar uma política para o magistério que possibilite a elevação da qualidade da Educação Básica.
4-Para obter equidade e qualidade na educação, faz-se imprescindível a implantação de um piso salarial profissional do magistério, [...] cujo valor corresponderá a um novo regime de 40 horas semanais [...] o Fórum Permanente do Magistério providenciará estudos que deverão indicar os mecanismos de implantação do Piso Salarial Profissional Nacional, do novo regime de trabalho e dos Planos de Carreira, dos montantes necessários para viabilizá-los, das formas de articulação entre as diversas instâncias governamentais, das novas fontes de financiamento para os proventos dos inativos, valorização do pessoal técnico–administrativo e de apoio das atividades educacionais do cenário (...) (BRASIL, 1994). Esse acordo, que resultou do debate entre instituições ligadas à educação e ao Governo Federal, recebeu a denominação de:
Escolha uma:
c. Acordo Nacional de Educação para Todos.
5-O Pacto pela Valorização do Magistério e Qualidade da Educação tem por objetivo estabelecer e implementar uma política a longo alcance para os profissionais do magistério, com vistas à elevação dos padrões de qualidade da educação básica. Por conseguinte, trata-se, sobretudo, de promover a função docente e a instituição educacional pública, respectivamente, como agente primordial e como o espaço de realização da equidade e da qualidade do ensino fundamental, sujeito e ambiente central para a atenção integral à criança e ao adolescente, na construção de patamares de cidadania, democratização e desenvolvimento. A profissionalização do magistério, o processo do reconhecimento do magistério, o processo do reconhecimento pela sociedade, da importância política, social, cultural e econômica do professor, corresponde à elevação do nível de formação, à organização de planos de carreira, com acesso via concurso público e remuneração compatível, e à melhora das condições de trabalho dos educadores. (BRASIL, 1994). As linhas de ação do pacto contavam com um estudo sistemático sobre a situação dos docentes nos estados e municípios brasileiros. A pretensão desse Pacto era de:
I. Avaliar, caracterizar e propor medidas sobre a formação do magistério.
II. Construir um perfil da situação profissional.
III. Refinanciar as ações de valorização dos políticos.
IV. Estruturar as fontes de recursos para a educação, bem como o seu uso.
V. Organizar a gestão da educação, que envolvia políticas, planos e normas de acesso, promoção e avaliação.
Estão corretas:
Escolha uma:
d. I, II, IV e V estão corretas.
6-Após a expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1760, o Marquês de Pombal, responsável pela expulsão, viu-se em séria dificuldade para instituir uma instrução pública não religiosa, uma vez que, com essa expulsão, desmantelou-se a estrutura administrativa de ensino. Um dos maiores problemas era a ausência de professores para atender à demanda existente no ensino primário. Para resolver tal impasse, a solução foi:
Escolha uma:
a. Criar um novo imposto para a Colônia.
7-A Conferência Nacional de Educação (Conae) foi realizada no Brasil em 2010. A conferência congregou, em um mesmo espaço, grupos sociais, políticos e econômicos muito diversos. A Conae foi um espaço democrático no qual, por meio de regras consensuadas, os segmentos que possuíam a maioria de delegados na defesa de uma determinada pauta tinham suas proposições aprovadas no documento final do evento. A Conae de 2010 teve o seguinte tema: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação.” A Conferência Nacional de Educação apresentou seis eixos e para cada um deles foram pensadas as políticas públicas e as possíveis intervenções do Estado Brasileiro na sua efetivação. Os eixos ficaram assim distribuídos:
I. Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade;
II. II. Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação;
III. Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;
IV. Formação e valorização dos/das profissionais da educação;
V. Financiamento da educação e controle social;
VI. Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
b. Todas estão corretas.
8-As origens do Estado na Europa Ocidental, vinculadas à nascente econômica comercial, a partir do século XI, ainda eram articuladas com o feudalismo. Dentro desse contexto, o autor Maquiavel vislumbrava as formas de estados que seriam os principados ou repúblicas. Para ele, o núcleo da organização do estado, que pode manifestar-se por várias formas, mas que se apresentaria como principados ou repúblicas. As mesmas apresentariam três modalidades. Dentro desse contexto, quais seriam essas modalidades, segundo Maquiavel? Assinale a alternativa que corresponde corretamente:
I. Democrática ampla: quando a coletividade se autogoverna, fenômeno encontrado em Roma, após a instituição dos tributos da plebe e a admissão do povo na magistratura;
II. Democrática restrita: na qual se dá ao contrário, como ocorreu em Atenas;
III. Aristocrática: como Esparta, em que uma maioria de governados encontrava-se subordinada a uma minoria de governantes;
IV. Aristocrática ampla: caracteriza-se pela imersão do contratualismo e pela constituição da república Democrática ampliada.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
e. Apenas I, II e III estão corretas;
9-De acordo com SAMPAIO (2009), em 1834, mediante ato adicional à Constituição, determinou-se que a educação ficaria a cargo das províncias que deveriam criar e custear as escolas públicas. Para tanto, as províncias:
Escolha uma:
a. Criaram impostos sobre a comercialização e industrialização de cada região.
10-No cenário da reforma administrativa do Estado Brasileiro, foram construídas as legislações para a educação nos anos 90 do século XX. Assim, a Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro de 1996, alterou o Art. 208 da Constituição Federal, que definia: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I – ensino fundamental obrigatório e gratuito inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; II – progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio (BRASIL, 1988a). Sendo assim, com a emenda supracitada, o inciso II foi substituído para: “progressiva universalização do ensino médio gratuito.” Nesse momento, a Emenda Constitucional n. 14 demonstra que o ensino fundamental é prioridade em relação às outras modalidades e etapas da educação infantil e do ensino médio. O Artigo 5º da Emenda Constitucional n. 14/96 deu uma nova redação ao Art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), criando em linhas gerais o Fundo de Manutenção e Desenvolvimentodo Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Sobre essa contextualização, é correto afirmar que:
I. Segundo essa lei, as diretrizes dos planos de carreira deveriam ser dadas por resolução do CNE, até o dia 30 de junho de 1997. Respondendo ao Aviso Ministerial n. 337, de 20 de junho de 1996, o CNE emitiu o Parecer n. 02, de 1997;
II. Em relação à qualificação profissional, o parecer exigiu a habilitação mínima prevista pela LDB;
III. A Emenda Constitucional n. 14/96 instituiu o Fundef e, em seu parágrafo quinto, determinou, também, que uma proporção não inferior a 60% dos recursos de cada fundo (dos estados e municípios) fosse destinada ao pagamento de professores do ensino fundamental em efetivo exercício no magistério;
IV. Os princípios que nortearam a elaboração do Parecer n. 02/97 da Câmara de Educação Básica (CEB) do CNE resgataram e organizaram o que havia sido construído pelo Fórum Permanente de Valorização do Magistério e Qualidade da Educação Básica, em torno de dois eixos básicos: os preceitos constitucionais relacionados à valorização da educação e os princípios para a carreira, baseados na valorização profissional da educação;
V. A proporção estabelecida para a relação de número de alunos por professor é muito próxima daquela defendida pela categoria docente, por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e indica os seguintes parâmetros: pré-escola – 15 a 20; 1ª e 2ª séries – 20 a 25; 3ª e 4ª – 30 a 35 alunos; 5ª série em diante, até o ensino médio – até 40 alunos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
e. I, II e III;

Continue navegando