Buscar

Energias e Meio Ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A geração de energia através da luz solar é considerada como ambientalmente “amigável”. A que se deve este fato?
A resposta correta é: Por ser uma fonte de energia teoricamente inesgotável e limpa..
______________________________________________________________________________________________________________________
A matriz energética brasileira vem se diversificando, a energia solar é uma das opções de energias limpas que pode contribuir na minimização no uso de combustíveis de origem fóssil. Porém, esta não é ainda uma fonte amplamente utilizada em nosso país, uma das justificativas se deve ao fato:
A resposta correta é: Alto custo de implantação quando comparado com outras fontes energéticas;.
__________________________________________________________________________________________________________________
Analise as afirmativas abaixo sobre campo magnético:
I. Um campo magnético pode ser gerado como resultado de cargas elétricas em movimento.
II. Para que haja um campo magnético, a partícula (e por conseguinte, a carga) deverá estar em movimento.
III. Assim como correntes elétricas podem dar origem a um campo magnético, as propriedades dos materiais magnéticos podem ser utilizadas na produção de eletricidade.
A resposta correta é: I; II; III.. 
________________________________________________________________________________________________________________________
“... em 1973, países membros da OAPEC (da sigla em inglês para Países Árabes Exportadores de Petróleo) promoveram um embargo de petróleo, como resposta à interferência norte americana na guerra do Yom-Kippur, conflito protagonizado por Israel de um lado, e um grupo de estados árabes, liderados pela Síria e Egito, do outro. Como consequência da crise, ao final do período do embargo
A resposta correta é: O Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool) uma iniciativa que ocorreu no período de governos militares no Brasil em 1975..
_____________________________________________________________________________________________________________________
Relacione a coluna I com a coluna II em Recursos Energéticos Renováveis e Recursos Energéticos Não Renováveis.
A resposta correta é: 1, 1, 2, 2, 1, 1..
________________________________________________________________________________________________________________________
A energia sem dúvida ocupa um lugar de destaque na sociedade atual, as pessoas fazem uso deste recurso seja em suas casas, trabalho ou comércio. A energia pode ser classificada em fonte de energia primária e fonte de energia secundária, sendo assim é correto dizer que a energia elétrica é uma fonte:
A resposta correta é: Secundária de energia, pois depende dos processos de conversão a partir de outras fontes energéticas..
___________________________________________________________________________________________________________________
Se tratando de Calor considere as afirmações a seguir:
I. Calor pode ser definido como uma forma de transferência de energia entre dois corpos devido à diferença de temperatura entre eles.
A resposta correta é: I,II e IV..
________________________________________________________________________________________________________________________
A energia pode ser apresentada de diversas formas, umas delas é a energia associada ao movimento dos corpos devido ao trabalho aplicado sobre ela para realizar o deslocamento, esta é a Energia Cinética. Sobre a Energia Cinética analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Quanto maior a velocidade e a massa de um corpo, maior será a energia cinética associada ao movimento..
_______________________________________________________________________________________________________________________
“Entretanto, o impacto no meio ambiente também ocorre de forma proporcional ao uso destas fontes energéticas, e a queima destes combustíveis atua como um enorme contribuinte na emissão de dióxido de carbono (CO2 ) na atmosfera”. ROCHA, Maria Carolina. Energias e Meio Ambiente. Cap. 2. Após a leitura do fragmento do texto acima, analise as frases abaixo:
A resposta correta é: I e III..
___________________________________________________________________________________________________________________
Leia a seguinte notícia: 11/08/2015 17h58 - Atualizado em 11/08/2015 17h58 Caminhão desgovernado invade avenida e bate em poste em Jacareí Um caminhão desgovernado bateu em um poste na tarde desta terça-feira (11) na avenida Lucas Nogueira Garcez, no bairro Jardim Esperança, em Jacareí (SP). Ninguém ficou ferido. Segundo um morador que passava pelo local, o motorista do
A resposta correta é: Energia cinética..
_____________________________________________________________________________________________________________
Considerando hipoteticamente que abaixo desta grande rocha existe um morro e cerca de 250 metros abaixo do morro um vilarejo, caso a rocha venha rolar morro abaixo e se chocar contra uma das casas do vilarejo. Qual o tipo de energia contida nesta rocha considerando desde o momento que ela estava no alto do morro até o momento do desastre?
A resposta correta é: Energia potencial por estar no ponto elevado, acima da casa transformada em energia cinética no momento que começa a rolar..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais