Buscar

Atividade 1 Forum de discurção - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empreendedorismo
Atividade 1
FÓRUM 1 – Assista o vídeo exibido pelo Fantástico em 07 de Julho de 2013 – Catadores de lixo criam orquestra com instrumento de objetos reciclados – do link que se segue: https://www.youtube.com/watch?v=ZEOI0bjS8Fw e apresente uma resposta pessoal sobre: Qual a importância da inovação no processo empreendedor? Até que ponto a criatividade pode influenciar o processo de inovação? Você se considera criativo(a)?
A inovação precisa caminhar com o empreendedor desde o primeiro momento, em que ele identifica o problema que quer resolver ou tem a ideia que pode ser amadurecida até se tornar a solução de uma situação real.
Inovação é criar ou mudar algo que já existe de um jeito útil e causando uma mudança significativa para pessoas, organizações e para a sociedade como um modo. Inovar significa oferecer soluções que proponham valor real, com potencial para mudar padrões, sistemas e gerar transformação em esferas diversas, é pensar em soluções reais para situações reais de pessoas reais. A criatividade do maestro Fávio Chaves mostra o empreendedor que é, com isso encontrando soluções para uma sociedade abandonada pelo descaso político-social, e encontrando soluções também para as toneladas de lixo jogadas no aterro, assim utilizando de recursos antes descartados para criação de instrumentos musicais, mudando a expectativa de futuro de jovens daquela comunidade.
A criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar novas coisas. Já a inovação é a implementação bem sucedida dessas ideias. Ou seja, uma ideia inovadora é aquela que apresenta benefícios na prática. No caso do vídeo a criatividade foi fundamental no processo de inovação, o fato do maestro não ser daquele lugar e conhecer uma outra realidade o levou a desenvolver uma habilidade que até mesmo ele provavelmente não conhecia. 
Quanto a ser criativa, sim me considero, pois consigo pensar “fora da caixa”, encontrar soluções em algumas situações que as vezes pode parecer complicadas de se resolver, tenho um senso analítico que me ajuda com isso. A cerca de uns 10 anos atrás pensei e criei uma bolsa para poder levar para a praia, eu queria algo que eu pudesse colocar tudo que eu iria precisar dentro porem que eu não precisasse colocar uma toalha então pensei em uma bolsa toalha onde ela dobrada e uma bolsa e ela aberta se torna uma toalha. Foi ótimo para o meu uso e depois minhas amigas me pediram e eu fiz para elas. tive até lucro com isso.

Outros materiais

Outros materiais