Buscar

DESIGN THINKING TRABALHO

Prévia do material em texto

DAVID KELLEY É O FUNDADOR da firma de design global do Vale do Silício IDEO.
Sua empresa criou milhares de invenções inovadoras,
Kelley é pioneiro em 'Design Thinking' — uma abordagem inovadora que incorpora o comportamento humano ao design.
"é que ele permite que as pessoas construam sobre as ideias dos outros
chave para desbloquear a criatividade na IDEO pode ser a sua abordagem pouco ortodoxa para resolução de problemas. Basicamente, eles colocam um monte de pessoas com experiências de vidadiferentes juntas em uma sala
Tal diversidade de pensamento exige uma certa cultura corporativa, é claro. "A parte mais difícil é o aspecto cultural: a criação de um ambiente onde um grupo diversificado de pessoas pode trabalhar em conjunto, e fazê-las ficarem realmente boas em construir sobre as ideias uns dos outros",
o princípio principal subjacente a isso tudo é a empatia pelo consumidor: descobrir o que os seres humanos realmente querem e precisam através de um olhar para eles
Desde então, o design thinking levou a milhares de inovações, desde redesenhar utensílios de cozinha Zyliss para que se tornassem mais fáceis de usar até criar um desfibrilador cardíaco que conversa com você durante uma emergência. IDEO até criou o botão de "Polegar para cima, polegar para baixo" da TiVo o que basicamente deixa a sua TV mais inteligente porque ela aprende o que você gosta e o que você não gosta. É por isso que aSteelcase, uma empresa que vem construindo móveis a 10 anos, procurou a IDEO para reinventar um produto clássico: a tradicional carteira de sala de aula.
A estrutura do design que nós desenvolvemos na IDEO pode ser visto como uma receita de onde se pode aprender algumas coisas.
Fase 1: Compreensão. Se você vai desenvolver algo novo em uma determinada área, é preciso começar falando com as pessoas que melhor conhecem aquela área. realmente mergulhar nele: estudar o estado da arte, sair e conversar com os especialistas, fazer pesquisa.
Fase 2: Observação. Você pode aprender muito entrevistando pessoas, mas nós acreditamos que você aprende coisas diferentes e até mesmo mais importantes observando as pessoas. Se você vê alguém com problemas para usar alguma coisa, ou se essa pessoa parece infeliz ou com medo, há uma necessidade de inovação, Observando as pessoas e construindo empatia por elas, você vai começar a ter insights sobre elas.
Fase 3: Visualização Agora é hora de visualizar algumas soluções possíveis. Neste ponto, você terá desenvolvido um ponto de vista: Esse é o seu ponto de vista, e então você começa a construir sistemas: você começar a fazer coisas físicas de papelão - protótipos, ou vídeos que mostram o que a solução poderia ser.
Fase 4: Iteração O mais importante de todo este processo é a parte de iteração: em vez de ter reunião após reunião e planejar incessantemente, rapidamente você inventa algo, mostra-o para alguns usuários, recebe seu feedback e faz tudo de novo - repetidas vezes. Isso é iteração, e é extremamente poderoso.
'Eu não quero alguém com um de seus diplomas esquisitos trabalhando para mim; mas se eles tiverem um diploma de Ciência da Computação ou um diploma em Negócios, e então em cima disso eles aprenderem esta forma de pensar, eu ficaria realmente animado a respeito disso. "
Não importa qual é o problema, você sempre pode chegar uma resposta ainda melhor.
Critica
A critica que faço ao Dt está relacionado ao seguinte cenário: Muança. (As pessoas resistem à mudança quando consideram que suas conseqüências são negativas. Embora as pessoas sejam diferentes em termos de sua disposição em antever conseqüências negativas, e mesmo quando suas razões pareçam lógicas ou até equivocadas a quem esta de fora, as pessoas não resistem automaticamente às mudanças. As pessoas resistem às mudanças por alguma razão e a tarefa do gerente é tentar identificar essas razões e, quando possível, planejar a mudança de modo a reduzir ou eliminar os efeitos negativos e corrigir as percepções errôneas (COHEN & FINK, 2003, p.350). colocar uma citação sobre mudança) A mjdança gera um certo desconforto no inicio mudar e nos obriga a reorganizar nossa viad e nós brasileiros somos um povo um pouco reticentes a mudança, se o Dt não for bem vendido aos envolvidos o projeto não vai pra frente, mas por outro lado um brainstorm ( colocar uma citação sobre brainstorm) bem elaborado mostrando onde quero cehagr, ajuda a equipe que está envolvida no projeto de Dt a manteren o foco impossibilitandi aquekes momentos “grilo” , em que o sielncio toma conta so se escuta o barulhinho do grilo e a galera fica na espera da idéia matodora.
conclusão
Concluo que o design thinks hoje é de extrema importância para um mercado tão competitivo quanto que temos hoje atualmente, são diversas empresas brigando com nichos cada vez menores e mais apertados de mercado, trabalando com margens cada vez menores, o DT surge com a premissa de sermos empáticos com o consumidor, o que acho incrível que algo como a empatia ser diferencial sendo que já deveríamos ser empáticos desde crianças, enfim.. o DT se propõe a colocar-se no lugar do cliente comprender sua expectativa / necessidade trazendo com isso uma melhora nos resultados, no ambiente corporativo o DT como ferramenta empresarial garante competitividade estimula a inovação e busca garantir grandes experiência para a marca / empresa / área de vendas todos os envolvidos na busca incessante de atender as necessidades do cliente.

Continue navegando