Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÕES SOBRE AÇÃO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

QUESTÕES SOBRE AÇÃO – CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DA AÇÃO – NATUREZA JURÍDICA DA AÇÃO – IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO
Assinale a assertiva incorreta sobre processo de conhecimento.
A Até o trânsito em julgado da ação, poderá o Juiz conhecer de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência de perempção, litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte.
B A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito.
C São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as quais o Juiz deve se pronunciar de ofício, a legitimidade de parte, o interesse processual e a possibilidade jurídica do pedido.
D É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto.
E A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a gravação diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial.

Quanto ao exercício da função jurisdicional pelo Estado-Juiz e no que se refere à jurisdição e ação, é INCORRETO afirmar:
A Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
B Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico; em havendo substituição processual, o substituído será excluído do feito, não lhe cabendo intervir como assistente litisconsorcial.
C O interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica, da autenticidade ou da falsidade de documento.
D É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.

Com base no Art. 19, do novo Código de Processo Civil (CPC), o interesse do autor pode limitar-se à declaração
A apenas do interesse.
B apenas de uma relação jurídica.
C da existência, da inexistência de uma relação jurídica.
D da autenticidade e falsidade de documento.
E da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica.

Considerando as regras do Código de Processo Civil de 2015:
I. As condições da ação não estão previstas no Código, o que impede o indeferimento da petição inicial por ilegitimidade para a causa ou falta de interesse processual.
II. Quando, além do autor, todos os réus manifestarem desinteresse na realização da audiência de conciliação, o prazo de contestação tem início, para todos os litisconsortes passivos, com o despacho judicial que acolhe as manifestações de desinteresse na realização da audiência de conciliação.
III. O juiz pode, independentemente de citação, julgar improcedente o pedido que contrariar súmula, desde que seja vinculante. Se o pedido contrariar enunciado de súmula não vinculante ou julgado em recurso repetitivo, deve ordenar a citação, estando em condições a petição inicial, para só depois decidir a questão, em atenção ao princípio do contraditório.
IV. Caso a decisão transitada em julgado seja omissa em relação aos honorários de sucumbência, eles não poderão ser cobrados nem em execução, nem em ação própria.
A Estão corretas apenas as assertivas I e III.
B Estão corretas apenas as assertivas II e III.
C Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV.
D Estão corretas todas as assertivas.
E Nenhuma assertiva está correta.

No que se refere à aferição da presença, ou não, das condições para o regular exercício da ação, a teoria aplicável é:
(A) a asserção;
(B) a substanciação;
(C) a individuação;
(D) a causa madura;
(E) a concreta do direito de ação.

São condições para o regular exercício da ação:
(A) legitimidade ad causam e demanda regularmente formulada;
(B) interesse de agir e competência do juízo;
(C) legitimidade ad processum e possibilidade jurídica do pedido;
(D) possibilidade jurídica do pedido e competência do juízo;
(E) legitimidade ad causam e interesse de agir.

A respeito de sentença e coisa julgada, julgue o item que se segue.
Certo
Errado
A limitação da coisa julgada à competência do órgão prolator da decisão...
A limitação da coisa julgada à competência do órgão prolator da decisão está contida somente na lei da ação civil pública, senão vejamos: "Art. 16, Lei nº 7.347/85 (Lei da ação civil pública). A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova"; "Art. 18, Lei nº 4.717/65 (Lei da ação popular). A sentença terá eficácia de coisa julgada oponível 'erga omnes', exceto no caso de haver sido a ação julgada improcedente por deficiência de prova; neste caso, qualquer cidadão poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova".

Comissão de Juristas – Senado Federal, PL n.º 166/2010, Exposição de motivos, Brasília, 8/6/2010.
Um sistema processual civil que não proporcione à sociedade o reconhecimento e a realização dos direitos, ameaçados ou violados, que tem cada um dos jurisdicionados, não se harmoniza com as garantias constitucionais de um Estado Democrático de Direito.
Certo
Errado

Integram as condições da ação o interesse de agir e a legitimidade ad causam.
Certo
Errado

Em uma petição inicial em processo de conhecimento, o autor requereu que sua ação fosse julgada totalmente procedente, para que fosse reconhecida a impenhorabilidade do seu salário. Requereu, ainda, a condenação do réu ao pagamento de honorários sucumbenciais, nos termos da lei.
Nessa situação hipotética, quanto aos pedidos formulados pelo autor da ação, assinale a opção correta.
A Os pedidos são próprios de uma ação de execução de sentença.
B Os pedidos são, respectivamente, declaratório e condenatório.
C O pedido imediato é uma obrigação de fazer.
D O pedido mediato não é um bem da vida.
E O pedido imediato é uma obrigação de não fazer.

“Ação que busca a imposição de uma sanção à pretensão”. Quanto ao tipo e provimento, é correto afirmar que essa ação é
A) Constitutiva.
B) Declaratória.
C) Condenatória.
D) Mandamental.

A alteração da legislação processual civil, em 2015, conseguiu agradar e desagradar aos processualistas nos mais variados aspectos. Dessa forma, considerando as normas processuais gerais, assinale a alternativa correta.
A O cônjuge não necessita do consentimento do outro para propor ação que verse sobre direito real imobiliário. O mesmo não se aplica quando casados sob o regime de separação absoluta de bens.
B Para efeito forense, sábados e domingos são considerados feriados.
C O atual Código de Processo Civil inovou ao possibilitar demandar em juízo sem interesse e sem legitimidade.
D Quando a lei prescrever determinada forma, mas o ato for realizado de outra forma e atingir sua finalidade, o juiz deverá considerar este inválido.
E Qualquer decisão judicial será considerada como não fundamentada quando deixar de seguir enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, mesmo quando demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento.

No que se refere a pressupostos processuais e condições da ação, assinale a opção correta.
A Na fase de cumprimento definitivo da sentença, o juiz poderá conhecer de ofício a falta de pressuposto de constituição ocorrido na fase cognitiva e declarar a nulidade da sentença exequenda.
B A falta de condição da ação, ainda que não tenha sido alegada em preliminar de contestação, poderá ser suscitada pelo réu nas razões ou em contrarrazões recursais.
C Constatada a carência do direito de ação, o juiz deverá determinar que o autor emende ou complemente a petição inicial e indique, com precisão, o objeto da correção ou da complementação.
D A inépcia da petição inicial por falta de pedido e a existência de litispendência são exemplos de defeitos processuais insanáveis que provocam o indeferimento in limine da petição inicial.

A respeito de ação e preclusão, assinale a opção correta.
A A consequência processual da inobservância dos prazos impróprios aplica-se a todos os atos processuais, incluído o efeito preclusivo.
B De acordo com a doutrina, constitui ação cognitiva de natureza constitutiva aquela que, além de apresentar um conteúdo declaratório, também cria, modifica ou extingue um estado ou uma relação jurídica.

Sobre as normas fundamentais do Processo Civil e os temas de jurisdição e ação, assinale a alternativa correta:
A A Constituição da República Federativa do Brasil serve, para o Direito Processual Civil, como critério de validade, sem influenciar a interpretação dos dispositivos legais;
B A atuação da jurisdição depende da constatação de lesão a direito, sem se cogitar sobre uma atuação preventiva em casos de ameaças a direitos;
C Para o Código de Processo Civil de 2015, o contraditório é garantia de ouvir e ser ouvido, não tendo relação com os ônus processuais, os deveres nem à aplicação de sanções processuais;
D De acordo com o Código de Processo Civil de 2015, postular em juízo requer interesse de agir, legitimidade de parte e possibilidade jurídica do pedido;
E O interesse do autor pode ser limitar à declaração do modo de ser relação jurídica, ainda que não exista pedido de condenação ou de reparação de dano.

A atividade jurisdicional é caracterizada pela inércia, sendo indispensável que a provoque pelo uso da AÇÃO. Assinale a opção CORRETA:
A Há litispendência quando uma ação é idêntica à outra possuindo as mesmas partes, a mesma causa de pedir ou pedido. A litispendência não poderá ser reconhecida de ofício pelo juiz, obrigando-o a prolatar uma sentença terminativa, que fará coisa julgada formal e material.
B Havendo substituição processual, o substituído não poderá intervir como assistente litisconsorcial.
C Compete à autoridade judiciária brasileira, conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil, desde que as partes não tenham convencionado foro de eleição.
D O artigo 8º, III, da Constituição Federal dispõe que "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas". Logo, é correto afirmar que o sindicato possui legitimidade extraordinária na defesa dos direitos e interesses da categoria profissional, sendo a legitimidade ad causam um dos requisitos (condições) necessários para a existência de um provimento final de mérito.

De acordo com o Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015, assinale a opção INCORRETA:
A Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa. O autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.
B Não se admite ação meramente declaratória caso tenha ocorrido a violação do direito.
C Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.
D Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.

A respeito da jurisdição, da ação e dos sujeitos do processo, julgue o item subsecutivo. Na hipótese de substituição processual, é vedada pela legislação processual civil a intervenção do substituído como assistente litisconsorcial.
Certo
Errado

As normas sobre jurisdição e ação são abordadas pelo Código de Processo Civil de 2015. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo. I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. II. Caso tenha ocorrido violação de direito, não é possível ação meramente declaratória. III. Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. Assinale a alternativa correta.
I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
II. Caso tenha ocorrido violação de direito, não é possível ação meramente declaratória.
III. Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico.
A As afirmativas I, II e III estão corretas
B Apenas as afirmativas I e II estão corretas
C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
D Apenas as afirmativas I e III estão corretas

Sobre jurisdição, ação e as disposições constitucionais e legais acerca dos temas, analise as afirmativas abaixo. I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. II. O interesse do autor pode limitar-se à declaração da autenticidade ou da falsidade de documento. III. O princípio da inafastabilidade de jurisdição é previsto expressamente, tão somente, na Constituição Federal. Assinale a alternativa correta.
I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
II. O interesse do autor pode limitar-se à declaração da autenticidade ou da falsidade de documento.
III. O princípio da inafastabilidade de jurisdição é previsto expressamente, tão somente, na Constituição Federal.
A As afirmativas I, II e III estão corretas
B Apenas as afirmativas I e II estão corretas
C as afirmativas II e III estão corretas
D Apenas as afirmativas I e III estão corretas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

QUESTÕES SOBRE AÇÃO – CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DA AÇÃO – NATUREZA JURÍDICA DA AÇÃO – IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO
Assinale a assertiva incorreta sobre processo de conhecimento.
A Até o trânsito em julgado da ação, poderá o Juiz conhecer de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência de perempção, litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte.
B A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito.
C São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as quais o Juiz deve se pronunciar de ofício, a legitimidade de parte, o interesse processual e a possibilidade jurídica do pedido.
D É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto.
E A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a gravação diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial.

Quanto ao exercício da função jurisdicional pelo Estado-Juiz e no que se refere à jurisdição e ação, é INCORRETO afirmar:
A Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
B Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico; em havendo substituição processual, o substituído será excluído do feito, não lhe cabendo intervir como assistente litisconsorcial.
C O interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica, da autenticidade ou da falsidade de documento.
D É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.

Com base no Art. 19, do novo Código de Processo Civil (CPC), o interesse do autor pode limitar-se à declaração
A apenas do interesse.
B apenas de uma relação jurídica.
C da existência, da inexistência de uma relação jurídica.
D da autenticidade e falsidade de documento.
E da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica.

Considerando as regras do Código de Processo Civil de 2015:
I. As condições da ação não estão previstas no Código, o que impede o indeferimento da petição inicial por ilegitimidade para a causa ou falta de interesse processual.
II. Quando, além do autor, todos os réus manifestarem desinteresse na realização da audiência de conciliação, o prazo de contestação tem início, para todos os litisconsortes passivos, com o despacho judicial que acolhe as manifestações de desinteresse na realização da audiência de conciliação.
III. O juiz pode, independentemente de citação, julgar improcedente o pedido que contrariar súmula, desde que seja vinculante. Se o pedido contrariar enunciado de súmula não vinculante ou julgado em recurso repetitivo, deve ordenar a citação, estando em condições a petição inicial, para só depois decidir a questão, em atenção ao princípio do contraditório.
IV. Caso a decisão transitada em julgado seja omissa em relação aos honorários de sucumbência, eles não poderão ser cobrados nem em execução, nem em ação própria.
A Estão corretas apenas as assertivas I e III.
B Estão corretas apenas as assertivas II e III.
C Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV.
D Estão corretas todas as assertivas.
E Nenhuma assertiva está correta.

No que se refere à aferição da presença, ou não, das condições para o regular exercício da ação, a teoria aplicável é:
(A) a asserção;
(B) a substanciação;
(C) a individuação;
(D) a causa madura;
(E) a concreta do direito de ação.

São condições para o regular exercício da ação:
(A) legitimidade ad causam e demanda regularmente formulada;
(B) interesse de agir e competência do juízo;
(C) legitimidade ad processum e possibilidade jurídica do pedido;
(D) possibilidade jurídica do pedido e competência do juízo;
(E) legitimidade ad causam e interesse de agir.

A respeito de sentença e coisa julgada, julgue o item que se segue.
Certo
Errado
A limitação da coisa julgada à competência do órgão prolator da decisão...
A limitação da coisa julgada à competência do órgão prolator da decisão está contida somente na lei da ação civil pública, senão vejamos: "Art. 16, Lei nº 7.347/85 (Lei da ação civil pública). A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova"; "Art. 18, Lei nº 4.717/65 (Lei da ação popular). A sentença terá eficácia de coisa julgada oponível 'erga omnes', exceto no caso de haver sido a ação julgada improcedente por deficiência de prova; neste caso, qualquer cidadão poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova".

Comissão de Juristas – Senado Federal, PL n.º 166/2010, Exposição de motivos, Brasília, 8/6/2010.
Um sistema processual civil que não proporcione à sociedade o reconhecimento e a realização dos direitos, ameaçados ou violados, que tem cada um dos jurisdicionados, não se harmoniza com as garantias constitucionais de um Estado Democrático de Direito.
Certo
Errado

Integram as condições da ação o interesse de agir e a legitimidade ad causam.
Certo
Errado

Em uma petição inicial em processo de conhecimento, o autor requereu que sua ação fosse julgada totalmente procedente, para que fosse reconhecida a impenhorabilidade do seu salário. Requereu, ainda, a condenação do réu ao pagamento de honorários sucumbenciais, nos termos da lei.
Nessa situação hipotética, quanto aos pedidos formulados pelo autor da ação, assinale a opção correta.
A Os pedidos são próprios de uma ação de execução de sentença.
B Os pedidos são, respectivamente, declaratório e condenatório.
C O pedido imediato é uma obrigação de fazer.
D O pedido mediato não é um bem da vida.
E O pedido imediato é uma obrigação de não fazer.

“Ação que busca a imposição de uma sanção à pretensão”. Quanto ao tipo e provimento, é correto afirmar que essa ação é
A) Constitutiva.
B) Declaratória.
C) Condenatória.
D) Mandamental.

A alteração da legislação processual civil, em 2015, conseguiu agradar e desagradar aos processualistas nos mais variados aspectos. Dessa forma, considerando as normas processuais gerais, assinale a alternativa correta.
A O cônjuge não necessita do consentimento do outro para propor ação que verse sobre direito real imobiliário. O mesmo não se aplica quando casados sob o regime de separação absoluta de bens.
B Para efeito forense, sábados e domingos são considerados feriados.
C O atual Código de Processo Civil inovou ao possibilitar demandar em juízo sem interesse e sem legitimidade.
D Quando a lei prescrever determinada forma, mas o ato for realizado de outra forma e atingir sua finalidade, o juiz deverá considerar este inválido.
E Qualquer decisão judicial será considerada como não fundamentada quando deixar de seguir enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, mesmo quando demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento.

No que se refere a pressupostos processuais e condições da ação, assinale a opção correta.
A Na fase de cumprimento definitivo da sentença, o juiz poderá conhecer de ofício a falta de pressuposto de constituição ocorrido na fase cognitiva e declarar a nulidade da sentença exequenda.
B A falta de condição da ação, ainda que não tenha sido alegada em preliminar de contestação, poderá ser suscitada pelo réu nas razões ou em contrarrazões recursais.
C Constatada a carência do direito de ação, o juiz deverá determinar que o autor emende ou complemente a petição inicial e indique, com precisão, o objeto da correção ou da complementação.
D A inépcia da petição inicial por falta de pedido e a existência de litispendência são exemplos de defeitos processuais insanáveis que provocam o indeferimento in limine da petição inicial.

A respeito de ação e preclusão, assinale a opção correta.
A A consequência processual da inobservância dos prazos impróprios aplica-se a todos os atos processuais, incluído o efeito preclusivo.
B De acordo com a doutrina, constitui ação cognitiva de natureza constitutiva aquela que, além de apresentar um conteúdo declaratório, também cria, modifica ou extingue um estado ou uma relação jurídica.

Sobre as normas fundamentais do Processo Civil e os temas de jurisdição e ação, assinale a alternativa correta:
A A Constituição da República Federativa do Brasil serve, para o Direito Processual Civil, como critério de validade, sem influenciar a interpretação dos dispositivos legais;
B A atuação da jurisdição depende da constatação de lesão a direito, sem se cogitar sobre uma atuação preventiva em casos de ameaças a direitos;
C Para o Código de Processo Civil de 2015, o contraditório é garantia de ouvir e ser ouvido, não tendo relação com os ônus processuais, os deveres nem à aplicação de sanções processuais;
D De acordo com o Código de Processo Civil de 2015, postular em juízo requer interesse de agir, legitimidade de parte e possibilidade jurídica do pedido;
E O interesse do autor pode ser limitar à declaração do modo de ser relação jurídica, ainda que não exista pedido de condenação ou de reparação de dano.

A atividade jurisdicional é caracterizada pela inércia, sendo indispensável que a provoque pelo uso da AÇÃO. Assinale a opção CORRETA:
A Há litispendência quando uma ação é idêntica à outra possuindo as mesmas partes, a mesma causa de pedir ou pedido. A litispendência não poderá ser reconhecida de ofício pelo juiz, obrigando-o a prolatar uma sentença terminativa, que fará coisa julgada formal e material.
B Havendo substituição processual, o substituído não poderá intervir como assistente litisconsorcial.
C Compete à autoridade judiciária brasileira, conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil, desde que as partes não tenham convencionado foro de eleição.
D O artigo 8º, III, da Constituição Federal dispõe que "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas". Logo, é correto afirmar que o sindicato possui legitimidade extraordinária na defesa dos direitos e interesses da categoria profissional, sendo a legitimidade ad causam um dos requisitos (condições) necessários para a existência de um provimento final de mérito.

De acordo com o Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015, assinale a opção INCORRETA:
A Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa. O autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.
B Não se admite ação meramente declaratória caso tenha ocorrido a violação do direito.
C Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.
D Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.

A respeito da jurisdição, da ação e dos sujeitos do processo, julgue o item subsecutivo. Na hipótese de substituição processual, é vedada pela legislação processual civil a intervenção do substituído como assistente litisconsorcial.
Certo
Errado

As normas sobre jurisdição e ação são abordadas pelo Código de Processo Civil de 2015. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo. I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. II. Caso tenha ocorrido violação de direito, não é possível ação meramente declaratória. III. Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. Assinale a alternativa correta.
I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
II. Caso tenha ocorrido violação de direito, não é possível ação meramente declaratória.
III. Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico.
A As afirmativas I, II e III estão corretas
B Apenas as afirmativas I e II estão corretas
C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
D Apenas as afirmativas I e III estão corretas

Sobre jurisdição, ação e as disposições constitucionais e legais acerca dos temas, analise as afirmativas abaixo. I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. II. O interesse do autor pode limitar-se à declaração da autenticidade ou da falsidade de documento. III. O princípio da inafastabilidade de jurisdição é previsto expressamente, tão somente, na Constituição Federal. Assinale a alternativa correta.
I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
II. O interesse do autor pode limitar-se à declaração da autenticidade ou da falsidade de documento.
III. O princípio da inafastabilidade de jurisdição é previsto expressamente, tão somente, na Constituição Federal.
A As afirmativas I, II e III estão corretas
B Apenas as afirmativas I e II estão corretas
C as afirmativas II e III estão corretas
D Apenas as afirmativas I e III estão corretas

Prévia do material em texto

QUESTÕES SOBRE AÇÃO – CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DA AÇÃO – NATUREZA JURÍDICA DA 
AÇÃO – IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO 
1- Assinale a assertiva incorreta sobre processo de conhecimento. 
 A Até o trânsito em julgado da ação, poderá o Juiz conhecer de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, 
a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência 
de perempção, litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como 
a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte. 
 B A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, 
acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito. 
 C São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as 
quais o Juiz deve se pronunciar de ofício, a legitimidade de parte, o interesse processual e a 
possibilidade jurídica do pedido. 
 D É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou 
parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar 
ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto. 
 E A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a gravação 
diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial 
2- Quanto ao exercício da função jurisdicional pelo Estado-Juiz e no que se refere à jurisdição e 
ação, é INCORRETO afirmar: 
 A Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. 
 B Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo 
ordenamento jurídico; em havendo substituição processual, o substituído será excluído do feito, 
não lhe cabendo intervir como assistente litisconsorcial. 
 C O interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência, da inexistência ou do modo de ser de 
uma relação jurídica, da autenticidade ou da falsidade de documento. 
 D É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito. 
3- Com base no Art. 19, do novo Código de Processo Civil (CPC), o interesse do autor pode limitar-
se à declaração 
 A apenas do interesse. 
 B apenas de uma relação jurídica. 
 C da existência, da inexistência de uma relação jurídica. 
 D da autenticidade e falsidade de documento. 
 E da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma relação jurídica. 
4- Considerando as regras do Código de Processo Civil de 2015: 
I. As condições da ação não estão previstas no Código, o que impede o indeferimento da petição inicial 
por ilegitimidade para a causa ou falta de interesse processual. 
II. Quando, além do autor, todos os réus manifestarem desinteresse na realização da audiência de 
conciliação, o prazo de contestação tem início, para todos os litisconsortes passivos, com o despacho 
judicial que acolhe as manifestações de desinteresse na realização da audiência de conciliação. 
III. O juiz pode, independentemente de citação, julgar improcedente o pedido que contrariar súmula, 
desde que seja vinculante. Se o pedido contrariar enunciado de súmula não vinculante ou julgado em 
recurso repetitivo, deve ordenar a citação, estando em condições a petição inicial, para só depois 
decidir a questão, em atenção ao princípio do contraditório. 
IV. Caso a decisão transitada em julgado seja omissa em relação aos honorários de sucumbência, eles 
não poderão ser cobrados nem em execução, nem em ação própria. 
 A Estão corretas apenas as assertivas I e III. 
 B Estão corretas apenas as assertivas II e III. 
 C Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV. 
 D Estão corretas todas as assertivas. 
 E Nenhuma assertiva está correta. 
5- São elementos identificadores da ação: 
 A juízo, partes e pedido; 
 B juízo competente, causa de pedir e demanda; 
 C partes, causa de pedir e pedido; 
 D partes, interesse processual e pedido; 
 E causa de pedir, legitimidade e demanda. 
6- No que se refere à aferição da presença, ou não, das condições para o regular exercício da ação, a 
teoria aplicável é: 
 A a asserção; 
 B a substanciação; 
 C a individuação; 
 D a causa madura; 
 E a concreta do direito de ação. 
7- São condições para o regular exercício da ação: 
 A legitimidade ad causam e demanda regularmente formulada; 
 B interesse de agir e competência do juízo; 
 C legitimidade ad processum e possibilidade jurídica do pedido; 
 D possibilidade jurídica do pedido e competência do juízo; 
 E legitimidade ad causam e interesse de agir. 
8- A respeito de sentença e coisa julgada, julgue o item que se segue. 
A coisa julgada constituída na ação popular, assim como a constituída na ação civil pública, tem 
eficácia oponível contra todos, nos limites da competência territorial do órgão prolator. 
 Certo 
 Errado 
 A limitação da coisa julgada à competência do órgão prolator da decisão... 
 A limitação da coisa julgada à competência do órgão prolator da decisão está contida somente na 
lei da ação civil pública, senão vejamos: "Art. 16, Lei nº 7.347/85 (Lei da ação civil pública). A 
sentença civil fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão 
prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em 
que qualquer legitimado poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova 
prova"; "Art. 18, Lei nº 4.717/65 (Lei da ação popular). A sentença terá eficácia de coisa julgada 
oponível 'erga omnes', exceto no caso de haver sido a ação julgada improcedente por deficiência 
de prova; neste caso, qualquer cidadão poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, 
valendo-se de nova prova". 
Afirmativa incorreta. 
 
9- Um sistema processual civil que não proporcione à sociedade o reconhecimento e a realização dos 
direitos, ameaçados ou violados, que tem cada um dos jurisdicionados, não se harmoniza com as 
garantias constitucionais de um Estado Democrático de Direito. 
Comissão de Juristas – Senado Federal, PL n.º 166/2010, 
Exposição de motivos, Brasí l ia, 8/6/2010. 
 
Tendo como referência inicial o fragmento de texto anterior, adaptado da exposição de motivos do Novo 
Código de Processo Civil, julgue os itens a seguir de acordo com a teoria geral do processo e as normas 
do processo civil contemporâneo. 
 
Na hipótese de uma ação judicial possuir como objeto a rescisão de contrato inadimplido, o interesse 
de agir estará configurado na satisfação do bem da vida vindicado, qual seja, a rescisão referida. 
 Certo 
 Errado 
Na ação judicial cujo objeto é a rescisão de um contrato inadimplido, o... 
Na ação judicial cujo objeto é a rescisão de um contrato inadimplido, o interesse de agir resta configurado 
pela necessidade de intervenção do juiz para declarar o seu desfazimento, ou seja, a rescisão 
propriamente dita. O interesse de agir, neste caso, não está relacionado à satisfação do bem da vida, do 
objeto contratual, mas ao contrário, está relacionado à dissolução do contrato - ao não cumprimento da 
obrigação. 
Afirmativa incorreta. 
10- A respeito de aspectos relativos à ação, julgue o item a seguir. 
 
Os vícios relativos ao interesse de agir e à legitimidade podem ser reconhecidos a qualquer 
tempo, mesmo após o trânsito em julgado da ação. 
 Certo 
 Errado 
Costuma-se dizer que os vícios relativos às condições da ação - dentre ... 
Costuma-se dizer que os vícios relativos às condições da ação - dentre as quais está inserido o interesse 
de agir e a legitimidade - constituem matéria de ordem pública e que, por isso, podem ser reconhecidos 
a qualquer tempo pelo juízo. 
 
Porém, é importante lembrar que quando fazemos genericamente essa afirmativa, queremos dizer que 
esses vícios podem ser reconhecidos a qualquer tempo, pelo juízo. E se é reconhecido pelo juízo,encontra limitação no trânsito em julgado da sentença. Após o trânsito em julgado, cessa a atividade 
jurisdicional sobre a questão e o vício não pode mais ser reconhecido. 
 
Outro ponto que merece atenção é que a questão não mencionou o reconhecimento do vício pelo juízo, 
o que nos faz lembrar que a ausência de uma condição da ação pode ser, também, alegada pela parte. 
 
Considerando-se que a alegação de carência da ação seja formulada pela parte, não há que se falar em 
limitação temporal pelo trânsito em julgado da sentença, podendo a alegação ser formulada em momento 
posterior. Esse momento, porém, também encontra limitação: o prazo de 2 (dois) anos para o ajuizamento 
da ação rescisória. 
 
Gabarito do professor: Afirmativa incorreta. 
11- Integram as condições da ação o interesse de agir e a legitimidade ad causam. 
 Certo 
 Errado 
12- O interesse processual deverá estar presente tanto para propor quanto para contestar a ação. 
 Certo 
13- Ninguém poderá pleitear, em seu próprio nome, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. 
 Certo 
14- Conforme o Código de Processo Civil vigente, julgue o item seguinte, a respeito da função 
jurisdicional, dos deveres das partes e de procuradores, do litisconsórcio e da assistência. 
 
O modo de ser de uma relação jurídica pode ser objeto de ação declaratória. 
 Certo 
15- Em uma petição inicial em processo de conhecimento, o autor requereu que sua ação fosse julgada 
totalmente procedente, para que fosse reconhecida a impenhorabilidade do seu salário. Requereu, 
ainda, a condenação do réu ao pagamento de honorários sucumbenciais, nos termos da lei. 
 
Nessa situação hipotética, quanto aos pedidos formulados pelo autor da ação, assinale a opção correta. 
 A Os pedidos são próprios de uma ação de execução de sentença. 
 B Os pedidos são, respectivamente, declaratório e condenatório. 
 C O pedido imediato é uma obrigação de fazer. 
 D O pedido mediato não é um bem da vida. 
 E O pedido imediato é uma obrigação de não fazer. 
 
16- “Ação que busca a imposição de uma sanção à pretensão”. Quanto ao tipo e provimento, é correto 
afirmar que essa ação é 
 A Constitutiva. 
 B Declaratória. 
 C Condenatória. 
 D Mandamental. 
 
17- A alteração da legislação processual civil, em 2015, conseguiu agradar e desagradar aos 
processualistas nos mais variados aspectos. Dessa forma, considerando as normas processuais gerais, 
assinale a alternativa correta. 
 A O cônjuge não necessita do consentimento do outro para propor ação que verse sobre direito real 
imobiliário. O mesmo não se aplica quando casados sob o regime de separação absoluta de bens. 
 B Para efeito forense, sábados e domingos são considerados feriados. 
 C O atual Código de Processo Civil inovou ao possibilitar demandar em juízo sem interesse e sem 
legitimidade. 
 D Quando a lei prescrever determinada forma, mas o ato for realizado de outra forma e atingir sua 
finalidade, o juiz deverá considerar este inválido. 
 E Qualquer decisão judicial será considerada como não fundamentada quando deixar de seguir 
enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, mesmo quando demonstrar a 
existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento. 
18- No que se refere a pressupostos processuais e condições da ação, assinale a opção correta. 
 A Na fase de cumprimento definitivo da sentença, o juiz poderá conhecer de ofício a falta de pressuposto de 
constituição ocorrido na fase cognitiva e declarar a nulidade da sentença exequenda. 
 B A falta de condição da ação, ainda que não tenha sido alegada em preliminar de contestação, poderá ser 
suscitada pelo réu nas razões ou em contrarrazões recursais. 
 CConstatada a carência do direito de ação, o juiz deverá determinar que o autor emende ou complemente a petição 
inicial e indique, com precisão, o objeto da correção ou da complementação. 
 DA inépcia da petição inicial por falta de pedido e a existência de litispendência são exemplos de defeitos processuais 
insanáveis que provocam o indeferimento in limine da petição inicial. 
19- A respeito de ação e preclusão, assinale a opção correta. 
 A A consequência processual da inobservância dos prazos impróprios aplica-se a todos os atos processuais, 
incluído o efeito preclusivo. 
 B De acordo com a doutrina, constitui ação cognitiva de natureza constitutiva aquela que, além de 
apresentar um conteúdo declaratório, também cria, modifica ou extingue um estado ou uma relação 
jurídica. 
 C Em uma relação processual, a legitimidade ativa e a passiva são, exclusiva e respectivamente, daquele que sofre 
a ameaça ou lesão a um direito e daquele que ameaça ou pratica o ato ofensivo. 
 D Sempre que a parte deixar de praticar determinado ato processual dentro do prazo estipulado pelas partes, pelo 
juízo ou por lei, ficará caracterizada a preclusão consumativa. 
20- Sobre a Jurisdição e a Ação, assinale a alternativa incorreta. 
 A A jurisdição civil é exercida pelos juízes e tribunais em todo o território nacional. 
 B Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. 
 C Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. 
 D Não é admitida ação meramente declaratória nos casos em que tenha ocorrido a violação do direito. 
 E O interesse do autor pode limitar-se à declaração de autenticidade de um documento. 
21- Com relação à função jurisdicional (jurisdição e ação), as assertivas abaixo estão 
corretas, EXCETO: 
 A A impossibilidade jurídica é uma das condições da ação. 
 B A jurisdição civil é exercida pelos juízes e tribunais em todo o território nacional. 
 C Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. 
 D Ninguém poderá pleitear em nome próprio direito alheio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. 
22- Em relação a jurisdição e ação, assinale a alternativa correta. 
 A A ação meramente declaratória é admissível, salvo na ocorrência de violação do direito. 
 B Para postular em juízo, é necessário ter interesse, legitimidade e possibilidade jurídica do pedido, sob pena de 
não apreciação do mérito da causa pelo órgão jurisdicional. 
 C O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade não está sujeito a decisão judicial, ainda 
que nos próprios autos. 
 D O interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência, da inexistência ou do modo de ser de uma 
relação jurídica, assim como da autenticidade ou da falsidade de documento. 
 E Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, mesmo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. 
23- Sobre o tratamento que o Novo Código de Processo Civil dá à Jurisdição e à Ação, assinale a 
afirmativa INCORRETA. 
 A Para postular em juízo é necessário ter interesse, legitimidade e possibilidade jurídica do pedido. 
 B A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as 
disposições do Novo Código de Processo Civil. 
 C O interesse do autor pode limitar-se à declaração: da existência, da inexistência ou do modo de ser de 
uma relação jurídica; ou da autenticidade ou da falsidade de documento. 
 D Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento 
jurídico. Havendo substituição processual, o substituído poderá intervir como assistente litisconsorcial. 
 
24- A respeito das normas processuais civis pertinentes a jurisdição e ação, julgue o item seguinte. 
Segundo as regras contidas no novo CPC, a legitimidade de parte deixou de ser uma condição da ação e passou 
a ser analisada como questão prejudicial. Sendo assim, tal legitimidade provoca decisão de mérito. 
 Certo 
 Errado 
25- Sobre as normas fundamentais do Processo Civil e os temas de jurisdição e ação, assinale a 
alternativa correta: 
 A A Constituição da República Federativa do Brasil serve, para o Direito ProcessualCivil, como critério 
de validade, sem influenciar a interpretação dos dispositivos legais; 
 B A atuação da jurisdição depende da constatação de lesão a direito, sem se cogitar sobre uma atuação 
preventiva em casos de ameaças a direitos; 
 C Para o Código de Processo Civil de 2015, o contraditório é garantia de ouvir e ser ouvido, não tendo 
relação com os ônus processuais, os deveres nem à aplicação de sanções processuais; 
 D De acordo com o Código de Processo Civil de 2015, postular em juízo requer interesse de agir, 
legitimidade de parte e possibilidade jurídica do pedido; 
 E O interesse do autor pode ser limitar à declaração do modo de ser relação jurídica, ainda que não 
exista pedido de condenação ou de reparação de dano. 
26- A atividade jurisdicional é caracterizada pela inércia, sendo indispensável que a provoque 
pelo uso da AÇÃO. Assinale a opção CORRETA: 
 A Há litispendência quando uma ação é idêntica à outra possuindo as mesmas partes, a mesma causa de 
pedir ou pedido. A litispendência não poderá ser reconhecida de ofício pelo juiz, obrigando-o a prolatar 
uma sentença terminativa, que fará coisa julgada formal e material. 
 B Havendo substituição processual, o substituído não poderá intervir como assistente litisconsorcial. 
 C Compete à autoridade judiciária brasileira, conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil, 
desde que as partes não tenham convencionado foro de eleição. 
 D O artigo 8º, III, da Constituição Federal dispõe que "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e 
interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas". 
Logo, é correto afirmar que o sindicato possui legitimidade extraordinária na defesa dos direitos e 
interesses da categoria profissional, sendo a legitimidade ad causam um dos requisitos (condições) 
necessários para a existência de um provimento final de mérito. 
 
27- De acordo com o Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015, assinale a opção INCORRETA: 
 APara as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa. O autor pode optar 
pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, 
servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova. 
 B Não se admite ação meramente declaratória caso tenha ocorrido a violação do direito. 
 C Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes 
ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles. 
 D Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação 
contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas. 
28- A respeito da jurisdição, da ação e dos sujeitos do processo, julgue o item subsecutivo. 
Na hipótese de substituição processual, é vedada pela legislação processual civil a intervenção do substituído como 
assistente litisconsorcial. 
 Certo 
 Errado 
 A respeito do tema, dispõe a lei processual: "Art. 18. Ninguém poderá p... 
 A respeito do tema, dispõe a lei processual: "Art. 18. Ninguém poderá pleitear direito alheio em 
nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. Parágrafo único. Havendo 
substituição processual, o substituído poderá intervir como assistente litisconsorcial". 
 
Afirmativa incorreta. 
 
29- As normas sobre jurisdição e ação são abordadas pelo Código de Processo Civil de 2015. Sobre o 
assunto, analise as afirmativas abaixo. 
I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. 
II. Caso tenha ocorrido violação de direito, não é possível ação meramente declaratória. 
III. Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento 
jurídico. 
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?discipline_ids%5B%5D=560&page=3&subject_ids%5B%5D=20005&subject_ids%5B%5D=20006&subject_ids%5B%5D=20007&subject_ids%5B%5D=20008#question-belt-581729-teacher-tab
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?discipline_ids%5B%5D=560&page=3&subject_ids%5B%5D=20005&subject_ids%5B%5D=20006&subject_ids%5B%5D=20007&subject_ids%5B%5D=20008#question-belt-581729-teacher-tab
Assinale a alternativa correta. 
 
 A As afirmativas I, II e III estão corretas 
 B Apenas as afirmativas I e II estão corretas 
 C Apenas as afirmativas II e III estão corretas 
 D Apenas as afirmativas I e III estão corretas 
30- Sobre jurisdição, ação e as disposições constitucionais e legais acerca dos temas, analise as 
afirmativas abaixo. 
I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. II. O interesse do autor pode limitar-se 
à declaração da autenticidade ou da falsidade de documento. III. O princípio da inafastabilidade de 
jurisdição é previsto expressamente, tão somente, na Constituição Federal. 
Assinale a alternativa correta. 
 A As afirmativas I, II e III estão corretas 
 B Apenas as afirmativas I e II estão corretas 
 C as afirmativas II e III estão corretas 
 D Apenas as afirmativas I e III estão corretas 
31- Assinale o item que contém a resposta correta: 
 A São elementos da ação as o pedido, a causa de pedir e a legitimidade ativa e passiva. 
 B Em razão do requisito da liquidez e certeza, não se admite pedidos genéricos no direito processual 
brasileiro. 
 C A teoria abstrata da ação não reconhece a existência das condições da ação. 
 D O requisito da compatibilidade de pedido se aplica tanto na cumulação própria como na imprópria. 
32- A Lei n.º 13.105/2015 adotou, para explicar a natureza jurídica do direito de ação, conforme 
entendimento doutrinário, a teoria eclética, segundo a qual o direito de ação não se confunde com o 
direito material, inclusive existindo de forma autônoma e independente. A respeito do direito de ação, 
julgue o item que se segue. 
Segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, para a aferição das condições da ação de 
legitimidade ativa e interesse processual, deve‐se adotar a teoria da asserção. 
 Certo 
33- São condições genéricas para o regular exercício da ação: 
 A partes capazes e demanda regularmente formulada; 
 B pedido e causa de pedir; 
 C legitimidade ad causam e interesse de agir; 
 D juízo competente e capacidade postulatória; 
 E capacidade para estar em juízo e representação processual. 
34- A ação é considerada um direito público, subjetivo e abstrato de provocar a jurisdição. Assim, todos 
têm o direito de ingressar em juízo, mas só aqueles que preenchem as condições da ação têm direito a 
uma decisão de mérito. Com relação aos elementos e às condições da ação, identifique como verdadeiras 
(V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) A causa de pedir, um dos elementos da ação, se desdobra em causa de pedir próxima (a descrição dos 
fatos da causa) e causa de pedir remota (os fundamentos jurídicos da demanda). 
( ) Interesse e legitimidade são condições para se postular em juízo. 
( ) Legitimado ordinário para a ação é aquele que pleiteia em juízo, em seu próprio nome, direito de que 
se considera titular. 
( ) Entre os elementos da ação está o pedido, que se desdobra em imediato (a providência requerida) e 
mediato (o bem da vida que se quer tutelar). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
 A F – V – V – V. 
 B V – V – F – V. 
 C F – V – F – V. 
 D V – F – V – F. 
 E V – F – F – F. 
35- Uma ação é idêntica à outra, de acordo com o Código de Processo Civil, quando 
 A os fatos jurídicos forem os mesmos em ambas as ações. 
 B os autores e os réus dos processos forem os mesmos em ambas as ações. 
 C o pedido de uma ação for mais amplo que o da outra. 
 D as partes, a causa de pedir e os pedidos forem os mesmos em ambas as ações. 
 E os fundamentos jurídicos forem os mesmos em ambas as ações. 
36- Sobre a jurisdiçãoe a ação, assinale a alternativa correta, de acordo com o Código de Processo 
Civil: 
 A De acordo com o Código de Processo Civil, é necessário ter interesse, legitimidade e possibilidade 
jurídica do pedido para postular em juízo. 
 B A restrição para se pleitear direito alheio em nome próprio é absoluta e não possui exceções. 
 C É cabível ação declaratória do modo de ser da relação jurídica. 
 D A ação declaratória de autenticidade de documento não é admitida pelo ordenamento jurídico. 
 E Se houver afirmação de violação de um direito, não se admite a ação meramente declaratória. 
37- O direito de ação é deduzido a partir das noções de jurisdição e processo, e ocorre quando o Estado, 
substituindo o particular, resolve conflitos entre os sujeitos de direito, exercendo de fato a jurisdição. O 
resultado processual advindo desse direito de agir provocando o Estado-juiz dependerá de certas 
condições. 
Sob esse aspecto, tendo ainda a noção de ação como um elemento fundamental do direito processual, é 
correto afirmar que 
 A o exercício do direito de ação é autônomo e incondicionado, pouco importando a existência de direito 
material alegado, sendo aceito como fato impeditivo do seu exercício apenas a ausência de algumas das 
condições da ação. 
 B o novo Código de Processo Civil, seguindo a teoria imanentista, condiciona o exercício desse direito à 
existência do direito material, mesmo que controvertido. 
 C segundo a teoria eclética, esse direito de ação, embora não esteja vinculado a uma sentença favorável, 
não é completamente independente do direito material, tendo sido adotada pela legislação processual 
vigente em face da abstração do direito de ação e da ideia de que a existência do processo não está 
condicionada ao direito material invocado. 
 D a ausência de legitimidade de parte ou da possibilidade jurídica do pedido ou ainda do interesse de agir 
não pode obstar o direito de ação, embora possa caracterizar abuso desse direito, mas impedirá a análise 
do mérito da causa. 
 E não há nenhuma condição atrelada ao direito de postular em juízo, embora se revele prejudicado 
o exame do mérito da ação, se ausente o interesse processual ou a legitimidade. 
38- A ação meramente declaratória 
 A não é admissível, pela falta de conteúdo condenatório na sentença a ser proferida. 
 B é admissível, salvo se houver ocorrido a violação do direito. 
 C não é admissível, pela falta de conteúdo mandamental na sentença a ser proferida. 
 D é admissível, ainda que tenha ocorrido a violação do direito. 
 E poderá ou não ser admissível, se a sentença a ser proferida não possuir efeitos patrimoniais nem 
definir a existência ou a inexistência de uma relação jurídica. 
39- São elementos da ação: 
 A possibilidade jurídica do pedido, legitimidade ad causam e interesse processual. 
 B legitimidade ad causam e interesse processual. 
 C partes, causa de pedir e pedido. 
 D partes, causa de pedir e interesse processual. 
 E partes, legitimidade ad causam e causa de pedir. 
40- Pode-se afirmar que são condições da ação pelo Código de Processo Civil de 2015: 
 A partes, legitimidade ad causam e interesse processual. 
 B partes, pedido de legitimidade ad causam. 
 C possibilidade jurídica do pedido, legitimidade ad causam e interesse processual. 
 D legitimidade ad causam e interesse processual. 
 E possibilidade jurídica do pedido, legitimidade ad causam e pedido. 
41- Ao longo do tempo, várias teorias surgiram a respeito da natureza jurídica da ação e da sua relação 
de dependência com o direito de ação. 
A teoria expressamente consagrada pelo Código de Processo Civil que defende que a existência do direito 
de ação não depende da existência do direito material, mas sim das condições da ação, é: 
 A Teoria eclética. 
 B Teoria abstrata do direito de ação. 
 C Teoria concreta da ação. 
 D Teoria imanentista. 
42- São elementos da ação: 
 A partes, juiz e demanda; 
 B juiz, processo e demanda; 
 C jurisdição, processo e pedido; 
 D partes, pedido e causa de pedir; 
 E jurisdição, causa de pedir e partes. 
43- A teoria ternária classifica a tutela jurisdicional em condenatória, constitutiva e declaratória. Cada 
uma dessas tem relação de proximidade com institutos de caducidade. Assim, é possível associar como 
regra as tutelas condenatórias, constitutivas e declaratórias, respectivamente, com a 
 A prescrição, a decadência e a imprescritibilidade. 
 B decadência, a prescrição e a imprescritibilidade. 
 C imprescritibilidade, a decadência e a prescrição. 
 D prescrição, a imprescritibilidade e a decadência. 
 E decadência, a imprescritibilidade e a prescrição. 
44- Escolha a alternativa que não encontra guarida na nova legislação processual em vigor: 
 A O agravo retido deixou de existir como procedimento em atenção ao princípio da celeridade, somente 
se justificando o agravo de instrumento, em regra, em face do risco de prejuízo real a uma das partes. 
 B Sepultando a figura dos embargos infringentes, a decisão não unânime nos tribunais enseja o 
prosseguimento do julgamento, convocados outros julgadores para decidir a lide, contanto que da nova 
composição surja a possibilidade de inversão do julgado. 
 C Saneado o feito e ultrapassado o exame de admissibilidade da ação, o processo exige 
procedimentos que impulsionem solução final de mérito, operando a preclusão para análise das 
condições da ação. 
 D Em se tratando de obrigações alternativas a critério do devedor, pode o juízo conceder-lhe a opção de 
cumprir a obrigação de um ou outro modo, mesmo que o credor tenha deduzido em juízo pedido certo e 
único. 
 E Hoje alargado, o princípio da ampla devolutividade permite ao Tribunal conhecer e acolher uma causa 
de pedir anteriormente pronunciada, mesmo se não apreciada pelo juiz, sem que isso importe em 
supressão de instância. 
45- Julgue o item a seguir, a respeito das ações no processo civil. 
A ação de conhecimento ou cognição visa prevenir, conservar, defender ou assegurar a eficácia de um 
direito. 
 Errado 
A doutrina divide as ações, simplificadamente, em três tipos: ações de conhecimento, ações cautelares e 
ações de execução. O objetivo da ação de conhecimento é levar os fatos controvertidos até o juiz para que 
sobre eles seja proferido um julgamento de mérito, colocando fim ao conflito. O objetivo da ação cautelar, 
por outro lado, é tão somente pedir ao juiz, antecipadamente, a concessão de uma medida de proteção ao 
direito que se encontra em risco, para que seja possível, posteriormente, ajuizar uma ação de 
conhecimento com base nele. Exemplifico: A parte que vai ajuizar uma ação de divórcio litigioso e que 
desconfia que o seu cônjuge pode se desfazer dos bens comuns com a intenção de prejudicar a sua 
meação, pode ajuizar, antes da ação de divórcio propriamente dita, uma ação cautelar requerendo o 
bloqueio judicial dos referidos bens. 
 
A definição trazida pela questão corresponde a de ação cautelar e não a de ação de conhecimento. 
 
Gabarito do professor: Afirmativa incorreta. 
46- Julgue o item a seguir, a respeito das ações no processo civil. 
O código de processo civil estabelece duas condições para se postular em juízo: o interesse de agir e a 
legitimidade da parte. 
 Certo 
 
47- Julgue o item a seguir, a respeito das ações no processo civil. 
A teoria eclética da ação, adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, define ação como um direito 
autônomo e abstrato, independente do direito subjetivo material, condicionada a requisitos para que se 
possa analisar o seu mérito. 
 Certo 
48- São elementos da “Ação” no Direito Processual Civil: 
 A possibilidade jurídica do pedido, legitimidade processual e interesse de agir. 
 B legitimidade processual, causa de pedir (remota e próxima) e pedidos. 
 C partes, causa de pedir (remota e próxima) e pedidos. 
 D partes, causa de pedir (remota e próxima) e possibilidade jurídica do pedido.

Mais conteúdos dessa disciplina