Buscar

HABITAÇÃO E MOBILIDADE URBANA

Prévia do material em texto

1.
		O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade. BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005. O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre
	
	
	
	pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.
	
	
	pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.
	
	
	pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios
	
	
	pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
	
	
	pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d¿água antes canalizados.
	
Explicação:
A formação e presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.
 
	
	
	
		2.
		A Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana nos coloca com um desafio, que é o de articular suas metas com as políticas ambientais. Mobilidade deve interagir com sustentabilidade. Marque , de acordo com este contexto de Mobilidade x Sustentabilidade, a única opção correta neste sentido.
	
	
	
	O grande problema para que mobilidade e sustentabilidade caminhem juntos no Brasil está relacionado exclusivamente a emissões do gás butano pelos veículos de transportes públicos.
	
	
	A Política Nacional se refere às questões de acessibilidade para o caso de pessoas com deficiência e não de emissões de CO2.
	
	
	Não é correto afirmar que mobilidade e sustentabilidade estejam diretamente relacionados a emissões de CO2 e de outros poluentes.
	
	
	No Brasil as frotas de veículos que fazem transporte público vem atendendo consideravelmente as demandas ambientais, mas falhando na qualidade da prestação dos serviços.
	
	
	A Política Nacional de Mobilidade só alcançará índices aceitáveis de sustentabilidade, se incorporar as metas de redução de emissões de CO2 e outros poluentes.
	
Explicação:
Para o desenvolvimento sustentável de uma cidade, deve-se reduzir as emissões de CO2 e outros poluentes, investindo em tecnologias sustentáveis e meio de transporte de qualidade.
 
	
	
	
		3.
		O Brasil veio a se transformar em país urbano a partir da ___________________, quando mais da metade de sua população passou a residir nas cidades, tornando o avanço da urbanização cada vez mais acelerado.
	
	
	
	mudança para socialismo
	
	
	mudança do pensamento para uma form mais sustentável
	
	
	segunda metade do século XX
	
	
	sua descoberta por Pdro Alvarez Cabral
	
	
	Revolução Industrial européia
	
Explicação:
A intensificação do processo  de industrialização, ocorrido em 1956,  contribuiu para a aceleração da urbanização no país .
	
	
	
		4.
		Para construirmos programas de mobilidade urbana sustentável é preciso trabalhar em meio à políticas de atuação direta no planejamento e gestão urbana. Não é verdadeira a afirmação:
	
	
	
	Incentivo ao uso do veículo particular como forma de descentralização do transporte.
	
	
	Incentivo ao uso de transportes não motorizados e de proporção coletiva.
	
	
	Inserir programas de investimento em transportes públicos
	
	
	Desenvolver um planejamento de uso do solo eficaz
	
	
	Aliar políticas de tarifação de transporte público e uso controlado do automóvel.
	
Explicação:
Dentre os desafios da mobilidade urbana no Brasil, temos a necessidade de propostas de melhorais do transporte urbano de massa, que permitam os longos deslocamento com conforto e segurança. Logo, o incentivo de transportes individuais é exatamente o contrário destes objetivos da mobilidade urbana.
	
	
	
		5.
		A questão da mobilidade urbana, nas grandes cidades, é cada vez mais problemática, principalmente em espaços onde o adensamento urbano se dá de forma desordenada e rápida, impedindo o planejamento e a estrutura adequada. Quais são as afirmações corretas sobre a mobilidade urbana? I A mobilidade urbana tem grande impacto sobre a economia local e sobre a qualidade de vida das pessoas. II  A sustentabilidade é uma maneira de pensar a mobilidade urbana a partir de um modo eficiente. III  A mobilidade urbana pode ser entendida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. A alternativa correta é:
	
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	Apenas a I.
	
	
	Apenas a II.
	
	
	Apenas a afirmativa III
	
	
	Todas são falsas
	
Explicação:
Todos os aspectos citados, como os sociais, físicos, ambientais, culturais e econômicos são importantes para o planejamento e mobilidade urbana.
	
	
	
		6.
		_______________ é o processo de desenvolvimento físico das cidades, acompanhado do aumento da população urbana, se comparado ao da população rural. Qual alternativa completa a frase?
	
	
	
	Delimitação urbana.
	
	
	Zoneamento.
	
	
	Urbanização.
	
	
	Estruturação.
	
	
	Ambientação.
	
Explicação:
É o processo de desenvolvimento e transformação das cidades, com o crescimento da população e da extensão territorial.
	
	
	
	 
		
		7.
		A _____________________ de interesse social é uma ação de extrema relevância para a melhoria das condições de moradia de grande parte da população que, atualmente, não goza do pleno direito à moradia, vivendo em situação de irregularidade e precariedade nos centros urbanos brasileiros, com o objetivo de conferir dignidade e cidadania a essas pessoas.
	
	
	
	regularização ambiental
	
	
	regularização fundiária
	
	
	regularização social
	
	
	 regularização municipal
	
	
	regularização urbana
	
Explicação:
O principal objetivo da regularização fundiária de interesse social é legalizar a posse de famílias de baixa renda que ocupam de forma irregular e consolidada áreas públicas ou particulares utilizando-as para sua moradia, e muitas vezes para seu sustento e, em seu sentido pleno.
	
	
	
		8.
		A_____________________pode ser entendida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades diárias em tempo considerado ideal, de modo confortável e eficiente.
	
	
	
	regularização social
	
	
	restauração urbana
	
	
	mobilidade urbana
	
	
	regularização fundiária
	
	
	acessibilidade
	
Explicação:
A mobilidade urbana no Brasil,  deve ser pensada como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

Continue navegando