Buscar

Durkheim sofreu influência dos Pensamentos de Comte

Prévia do material em texto

1. Durkheim sofreu influência dos Pensamentos de Comte, pois se baseou no método positivo: a Sociologia deveria buscar a formulação de leis que pudessem estabelecer relações constantes entre fenômenos. Outro aspecto importante é que Durkheim valorizava o diálogo das Ciências Sociais com a História, Economia e Psicologia. Na busca pelo rigor científico para a Sociologia, Durkheim definiu como objeto de estudo a análise sociológica os fatos sociais. Em relação aos fatos sociais, marque a alternativa correta.
a) É experimentado pelo indivíduo como uma realidade dependente do social e preexistente. É ele que dá sentido ao social e ao econômico. 
b) São caracterizados por serem coercitivos, gerais e com existência própria, que significa serem independentes de manifestações individuais, ou seja, exteriores aos indivíduos.
c) A coerção social, própria do fato social, leva os indivíduos a se revoltarem com as regras da sociedade e os faz experimentar a força dela sobre si mesmos.
d) Dizemos que um fato social é geral ou possui a característica e generalidade porque ele acontece apenas uma vez em todos os indivíduos ou na maioria deles.
e) A exterioridade no fato social significa que eles existem e atuam dependente da vontade dos indivíduos numa sociedade.

Continue navegando