Buscar

RELACOES HUMANAS COMPLETO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
ATIVIDADE ESTRUTURADA
A PRÁTICA REFLETIDA
O relacionamento interpessoal, atualmente, se faz imprescindível na vida profissional de qualquer pessoa. Entende-se por relações humanas a interação entre duas ou mais pessoas, pautado no respeito, dignidade, ética e moral. Através deste conjunto de interações é permitido que as pessoas convivam de forma cordial e amistosa, baseando-se em certas regras aceitas pela sociedade, respeitando os direitos individuais. 
Assim sendo, o Professor Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça, vem mostrar que um bom policial tem que ter um papel mais humanizado em suas atitudes. Para isso, deve acontecer uma mudança na profissionalização, que faça que estes profissionais possam entender o quanto é importante a sua profissão e suas condutas perante a sociedade, porque ele é visto como um influenciador. Um exemplo disso, são as tantas crianças que querem ser como um policial. 
O agente de segurança publica tem que saber de comunicar, como vimos na aula 06 de nossa disciplina, que veio ensinar o quanto é importante o conhecimento desta técnica para o policial, que esta o tempo todo envolvido em diversos ambientes, com variados tipos de pessoas, tanto da classe mais alta como a mais baixa, tendo empatia em suas ações: saber ouvir, usar palavras de fácil entendimento, ter a humildade e entendimento de que nem todas as pessoas entendem tudo que você sabe. Portando cabe ao agente transmitir o que deseja da forma mais direta e simples, para que a mensagem possa chegar ao receptor com clareza. 
O trabalho em equipe como vimos na aula 07 também é outro ponto relevante de se estudar, porque estamos o tempo todo nos relacionando em grupos, tanto no grupo familiar, na academia, na faculdade, no trabalho entre outros. E na atividade policial não é diferente. Além do trabalho em equipes da mesma instituição, policiais lidam com diversas equipes multiprofissionais, que trabalham com varias áreas, possibilitando o respeito, interação e colaboração. Assim cada grupo pode atuar e desenvolver o papel de sua competência em uma ocorrência em que foi designado, chegando a um trabalho final com excelência.
Vimos também na aula 08 um pouco da diversidade cultural que nosso país vive. Temos que lidar com estas diferenças de grupos, hábitos e culturas, sendo imprescindível que o profissional de segurança saiba identificar diferenças existentes nestes grupos, para se trabalhar de forma mais especifica, respeitando a suas culturas, raça, crenças, sexo e fazer com que não haja preconceito e discriminação dos seus direitos, por se tratarem de um grupo de minorias.
Para finalizarmos os vídeos abordados mostram claramente o que vem sendo ministrado nos conteúdos da disciplina. E o discurso do professor tem logica sobre o modelo adotado por alguns profissionais e instituições de segurança publica, no que se refere ao relacionamento com a sociedade, que mostra que ainda existem alguns maus costumes por partes destes profissionais que tem que ser revisto. Portanto há um novo olhar sobre a convivência e segurança cidadã mostrando que a polícia tem que ser mais bem qualificada e instrumentalizada. Porem as politicas públicas vem percebendo tal necessidade, e vem trabalhando na busca daquilo que a comunidade necessita e não do que o gestor ou o policial acha que é necessário para a comunidade. Um exemplo disto é a policia de proximidade “policia comunitária”, que ainda há muito que se aprimorar, mais já avançou muito ao reconhecer que esta forma de interagir a segurança publica com a comunidade é a melhor forma de se resolver os problemas apresentados pela sociedade.

Continue navegando