Buscar

Teoria da Contabilidade - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Teoria da Contabilidade (CON28)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637901) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16575094
	
	
	1.
	O período pré-científico recebe a participação de alguns autores importantes, destacando-se Benedito Angelo Pietra, que se preocupava em observar os fatos, buscar conceitos e ensaiar teorizações. Descreva qual o objeto principal da contabilidade desse período e qual pensamento contábil que se desenvolveu no período pré-científico.
Resposta: Acreditava que o objeto principal da Contabilidade, ainda em estado pré-científico, era o estudo das contas. Dentre as contribuições de Pietra para a evolução de nossa ciência, destacamos a preocupação na busca das razões de conceitos, em oposição à maioria das obras existentes até então, que preocupavam-se apenas expor formas de registro e exemplos de lançamento.
 Embora não tenha sido uma unanimidade, as obras editadas entre o final do século XVI e início do século XIX apresentaram um teor pré-científico que serviu de base para, no próximo momento da história do pensamento contábil, consolidar a Contabilidade como ciência.
	2.
	Todo lançamento contábil precisa atender a alguns requisitos, como a conta, o documento, entre outros. No contas a receber, um lançamento não é diferente. Deve ser feito em contrapartida ao reconhecimento da receita a prazo. Cite e explique o critério a ser usado para a mensuração do contas a receber. 
Resposta: O critério para reconhecimento de um item é que ele possua um custo ou valor que possa ser determinado em bases confiáveis. Em muitos casos, o custo ou valor precisa ser estimado; o uso de estimativas razoáveis é uma parte essencial da preparação das demonstrações contábeis e não prejudica a sua confiabilidade. Quando, entretanto, não puder ser feita uma estimativa razoável, o item não deve ser reconhecido no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado. Por exemplo, o valor que se espera receber de uma ação judicial pode enquadrar-se nas definições tanto de um ativo como de uma receita, assim como nos critérios exigidos para reconhecimento; todavia, se não é possível determinar, em bases confiáveis, o valor que será recebido, ele não deve ser reconhecido como um ativo ou uma receita; a existência da reclamação deve ser, entretanto, divulgada nas notas explicativas ou demonstrações suplementares.

Outros materiais