Buscar

Avaliaçao Psicologica Trabalho

Prévia do material em texto

Medidas de Avaliação em Psicologia I
Nome: Regina Lúcia Fonseca RA: 346337011647 3º Semestre
	Avaliação psicológica é um processo de coleta de dados, cuja realização inclui métodos e técnicas de investigação, dentre eles os testes psicológicos, que, por sua vez, são instrumentos exclusivos do psicólogo. Ao lado disso, esses instrumentos são úteis à medida que, quando utilizados adequadamente, podem oferecer informações importantes sobre os testandos.
	O Conselho Federal de Psicologia conceitua a Avaliação Psicológica como o processo técnico- científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos” (Resolução CFP no 007/2003, p. 3).
	De acordo com psicólogo entrevistado, a Avaliação Psicológica possibilita uma melhor compreensão do fenômeno psicológico, a partir da qual ações e intervenções podem ser propostas. Em última instância, pode-se supor que qualquer tipo de intervenção é precedido por uma avaliação que apontou a necessidade desta, de modo que a Avaliação Psicológica deveria estar no cerne do exercício profissional de todo psicólogo. 
	Enquanto alguns profissionais consideram os instrumentos como indispensáveis outros são absolutamente contrários, não utiliza instrumentos de avalição psicológica justificam que os testes servem de uma única função que é rotular as pessoas. 
	A crítica pode ser atribuída principalmente por profissionais que recusam o uso de testes psicológico por razões que refletem confusões conceituais, fragilidades na formação/capacitação e preconceitos oriundos e mantidos desde os primórdios da psicologia e também ao uso inadequado e incorreto dos testes por alguns profissionais, cuja consequência tende a ser prejudicial às pessoas avaliadas, além dos questionamentos pertinentes à falta de cientificidade dos próprios instrumentos (ALVES; ALCHIERI; MARQUES, 2002).
	Dessa maneira, muitos profissionais podem se desinteressar e estimular o desinteresse pela área avaliação psicológica sem o devido conhecimento e aderir a práticas avaliativas pouco fundamentadas.
	Todo o profissional tem livre-arbítrio em decidir se no consultório vai ou não fazer uso de testes para instrumentos de avaliação psicológicas, em outros casos o profissional utiliza os testes para ajudar validar o processo de aptidão para a realizações de trabalhos como porte de arma, carteira de motorista, piloto de avião teste que são de estrema importância sendo utilizado como um documento de registro legal.
 “Não equi vale à colocar um rótulo, mas explicar o que ocor r e além do que o paciente 
pode descr ever conscientemente” (ARZENO, 1995)
“Não equi vale à colocar um rótulo, mas explicar o que ocor r e além do que o paciente 
pode descr ever conscientemente” (ARZENO, 1995)
Não equi vale à colocar um rótulo, mas explicar o que ocor r e além do que o paciente 
pode descr ever conscientemente” (ARZENO, 1995) 
Não equi vale à colocar um rótulo, mas explicar o que ocor r e além do que o paciente 
pode descr ever conscientemente” (ARZENO, 1995) 
“Não equivale colocar um rótulo, mas explicar o que ocorre além do que o paciente pode descrever conscientemente”.
(ARZENO,1995)
Bibliografia 
GODOY, Silvia Leite de; NORONHA, Ana Paula Porto. Instrumentos psicológicos utilizados em seleção profissional. Rev. Dep. Psicol,UFF, Niterói, v. 17, n1, p.139-159,June,2005.
Disponível em: <http://www.scielo.bil/scielo.php?. Acesso em: 02. Abril.2020.
SATEPSI. Cartilha de Avaliação Psicológica. Ed. Brasília Rádio Center. Disponível em: http://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
Acesso: 02. Abril.2020.
NORONHA, Ana Paula P. et al. Em defesa da avaliação psicológica.Aval. psicol., Porto Alegre , v.1,n. 2,p. 173-174,nov. 2002.
Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 02.Abril.2020.

Continue navegando