Buscar

ATIVIDADE DE ESCRITA E REFLEXÃO filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ESCRITA E REFLEXÃO
FILOSOFIA
“No contexto social estabelecido a partir da contínua utilização das mídias e das redes sociais digitais, do crescente nível de influência destas sobre o indivíduo, e o apelo das notícias para as crenças pessoais e/ou o emocional do leitor objetivando maior divulgação, observa-se o surgimento de um novo fenômeno que se apresenta como simbologia dessa nova realidade – as fake news. A expressão surge para descrever o fenômeno da ampla divulgação de notícias falsas ocorrido nas redes sociais. Apesar de não ser uma invenção contemporânea, foi por meio das redes sociais que ganharam espaço para sua proliferação, alcançando a dimensão que apresentam na atualidade. Pode-se atribuir sua rápida ascensão a quatro fatores: a descentralização da informação, a polarização política, a crise de confiança nas instituições e o crescimento do pensamento individualista (POUBEL, 2018).
Atualmente as instituições políticas mundiais passam por uma crise de confiança decorrente de vários fatores, tendo por reflexo o avanço de ideias radicais em todo o mundo. Como consequência, essa crise acarreta inevitavelmente a polarização política, tendo os indivíduos se posicionado entre dois pensamentos extremos. Com o surgimento de um novo meio de comunicação, as redes sociais, o homem conquistou um espaço de exposição de suas ideias e interesses particulares, no qual há a prevalência de seus gostos, promovendo o fortalecimento de seu comportamento individualista. As redes sociais, portanto, se apresentaram como meio de manifestação do indivíduo de sua posição política, com total liberdade de ataque ao pensamento oposto, e é neste contexto de conflito que prosperam as fake news”.
SOBRE A ATIVIDADE A SER REALIZADA:
              Então, após a leitura do trecho (ou de todo o artigo), somos chamados a refletir sobre as condições da construção e difusão do conhecimento, principalmente, a partir da perspectiva que conjuga as tecnologias, o conhecimento científico, a filosofia, o bom senso e senso comum. O que achou do texto? Que tipo de questionamentos surgiram?  
Professores André Storino e Fernando Torres
As mídias sociais são um meio de comunicação que facilita o acesso as notícias. As hashtags por exemplo, são geradas em qualquer rede social e com uma simples busca, consegue encontrar o assunto que lhe é de interesse ou até mesmo o mais abordado em tempo real. E isso se dá as informação políticas, principalmente no governo atual ,onde há os extremos ideológicos, o fato é que as pessoas sentem força para falar o que pensam, sem pensar no próximo, essas pessoas precisam de bom senso.
“O bom senso é uma forma de sabedoria e de razoabilidade...” (U1 pag.19).
Estamos passando pela pandemia (Covid19), e é necessário estar bem informado e ter informação rápidas. A descrença nas instituições está tão grande, que a população está no “8 ou 80’, onde os noticiários explicam a gravidade, e as pessoas continuam nas ruas ou até seguindo receitas milagrosas de cura feitas em casa. E nesta situação, é fácil cair numa FakeNews se o indivíduo não pesquisar em mais fontes, principalmente se alguém de sua confiança/admiração publicar a suposta notícia, entramos no senso comum onde tudo passa a ser verdadeiro.
A falta de pesquisa nos leva a certezas sem fundamento. Uma conexão a um “raciocínio indutivo” (U2 pag.21).
Achei um artigo no site X que é FakeNews
O site X tem vários artigos
Logo, todos os artigos são FakeNews.
As FakeNews independem da internet, bastam a ignorância de algumas pessoas, irresponsabilidade de outras e meios de comunicação igualmente irresponsáveis para completar o serviço.

Outros materiais