Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com o Código Civil brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário individual é a pessoa física com plena capacidade civil e legalmente livre para praticar atividades empresariais. Com relação ao empresário individual, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(V) Ocorre a perda da qualidade de empresário individual por desistência voluntária ou falência.
(F) A responsabilidade do empresário individual é limitada, pois se separa a firma da pessoa civil para fins de responsabilidade patrimonial.
(V) Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
(V) Os magistrados vitalícios e membros do Ministério Público são impedidos ao exercício da atividade empresarial.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - V.

Falência é o processo judicial através do qual o empresário é obrigado a liquidar o patrimônio em benefício dos credores. A Lei da Falência e Recuperação de Empresas (11.101/2005) traz as disposições legais que regulamentam a insolvência dos empresários e sociedades empresárias. Com relação à falência, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para instalar o estado de falência é necessária a concorrência de três pressupostos: qualidade de empresário devedor; a insolvência do devedor; declaração judicial da falência.
II- A falência cabe contra o empresário individual e sociedade empresária, assim como empresa pública e sociedade de economia mista.
III- A decretação de falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis.
IV- O falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações, respeitado o disposto no § 1o do art. 181 da Lei nº 11.101/2005.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A Sociedade Anônima é uma empresa com fins lucrativos, caracterizada por ter o seu capital dividido por ações. Um importante tipo de sociedade para desenvolvimento do comércio em escala mundial, envolvendo grandes corporações multinacionais.
Com relação às sociedades anônimas, analise as sentenças a seguir: I- As sociedades anônimas são regidas por lei especial, aplicando-se nos casos omissos as disposições do Código Civil. II- As sociedades anônimas são constituídas por meio de um estatuto social, aprovado em assembleia geral. III- A alteração do estatuto poderá ser feita mediante deliberação da assembleia geral extraordinária, obedecido o quórum fixado pela Lei nº 6.404/1976. IV- A sociedade anônima tem o capital social dividido em ações, sendo que os sócios podem ser responsabilizados no limite do capital social, não sendo limitadas as ações que subscreveram. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Existem diversas modalidades de empresas que fazem o conjunto das atividades empresariais do país. O empresário, sócios, escolhem o modelo de acordo com o negócio determinado. Quanto à forma de Constituição das Sociedades Anônimas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(V) A sociedade anônima é constituída por dois modos diferentes: pela subscrição do capital por pessoa que deseja constituí-la e pela subscrição do capital do apelo ao público.
(F) A constituição de sociedade anônima pela subscrição do capital do apelo ao público é também chamada de subscrição particular.
(F) A constituição de sociedade anônima pela subscrição do capital por pessoa que deseja constituí-la é também chamada de constituição sucessiva ou por subscrição pública.
(V) A constituição de uma sociedade anônima por subscrição pública ocorre quando uma ou mais pessoas, denominadas fundadoras da companhia, elaboram o projeto do estatuto e o prospecto e contratam uma financeira para servir de intermediária no lançamento das ações na bolsa de valores ou no mercado de balcão.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

Os títulos de crédito possibilitam ao credor pagar posteriormente pelo produto imediatamente adquirido. E, para assim ser reconhecido, possui como princípios a literalidade, autonomia e cartularidade. Sobre as características dos títulos de crédito, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O princípio da autonomia não vincula ao título a relação existente entre o primeiro e o atual possuidor deste.
b) Na cartularidade, a exigência é o título, pois sem ele não se poderá realizar a cobrança do crédito.
c) O princípio da literalidade é representado através da escrita expressa no título.
d) O princípio da cartularidade é representado através do valor expresso no título.

No entendimento do Código de Defesa do Consumidor - CDC - existe a possibilidade da inversão do ônus da prova, diante de algumas situações específicas, em que o fornecedor é considerado a parte mais fraca na relação de consumo. Considerando esse tratamento jurídico diferenciado, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um princípio adotado pelo Código de Defesa do Consumidor:
a) Contempla apenas como consumidor as pessoas físicas, não estando amparadas as pessoas jurídicas pelo CDC.
b) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor.
c) Incentivo a meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos.
d) Educação e informação de fornecedores e consumidores com relação a seus direitos e deveres.

A Revolução Francesa foi marco para a concepção do Estado Liberal e, em muitas situações, o movimento foi precursor de mudanças diversas, estruturais, sociais, econômicas, entre outras.
Sobre o surgimento do Direito do Consumidor no Estado Liberal, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Revolução Industrial ocasionou mudanças significativas no setor de produção, com a alteração da produção industrial para a manufatureira.
b) O Liberalismo francês reafirmava a presença do Estado com a concentração do poder na figura do rei, ou de alguns por ele indicados.
c) A verdadeira mão da justiça no Estado Liberal, proclamada por Adam Smith, era delegada ao papel do Estado no contexto econômico.
d) A limitação dos atos de arbitrariedade do Estado, a limitação do poder máximo do Estado e a obtenção de direitos individuais foi bandeira da concepção do Estado Liberal.

Quando o legislador elaborou o Código de Defesa do Consumidor, ele preocupou-se, inclusive, com a linguagem utilizada, pois o objetivo das normas ali contidas é que todas as pessoas tenham acesso e consigam compreender sua escrita. Sobre o conceito de consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente pessoa física pode ser tida como consumidor.
b) É toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final.
c) A pessoa jurídica só é amparada pelas regras do CDC se o juiz deferir/aceitar.
d) A coletividade não é amparada pelas regras consumeristas, pois não pode ser equiparada a consumidor.

O movimento grevista das classes trabalhadoras está amparado no ordenamento jurídico e deve ser proposto respeitando as prerrogativas indicadas na legislação. A Lei de Greve (Lei nº 7.783/89), em seu artigo 10, relaciona quais são os serviços considerados indispensáveis, inadiáveis e essenciais à sociedade. Dentre elas, as principais são:
a) Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços de esporte; controle de tráfego aéreo, distribuição de gás e combustíveis.
b) Compensação bancária; transporte coletivo; controle de tráfego aéreo; serviços funerários.
c) Telecomunicações; transporte coletivo; serviços de hospedagem; assistência médica e hospitalar.
d) Tratamento e abastecimento de água; recreação e lazer; captação e tratamento de esgoto e lixo; distribuição de energia elétrica.

O Código de Defesa do Consumidor, como texto legal de referência para regulamentar as relações de consumo, traz em sua composição a descrição de diversos conceitos. Com relação a estes conceitos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Considera-se consumidor por equiparação a coletividade de pessoas sujeitas às situações originadas de relação de consumo.
II- Reconhecemos como fornecedor de forma exclusiva as pessoas jurídicas fornecedoras de serviços para o mercado de consumo.
III- Quem comercializa produtos em vários pontos de venda é reconhecido pela legislação consumerista como fornecedor.
IV- É reconhecido como fornecedor de serviços pessoa física que o faz subordinado a vínculo trabalhista.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

As leis trazem as regras necessárias para que haja o respeito e a convivência pacífica na coletividade, onde o cidadão conhece seus direitos e obrigações na prática de seus atos. Sobre as práticas comerciais protegidas pelo Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
a) Em caso de inadimplemento do consumidor, o fornecedor poderá manter inscrito o seu nome em banco de dados de inadimplentes por até cinco anos.
b) A oferta de produtos e serviços efetuada pelo fornecedor por meio de cartazes e avisos não tem validade jurídica no Direito do Consumidor.
c) Antes de colocar o nome do consumidor nos cadastros de inadimplentes, a loja ou empresa credora não tem obrigação de comunicar por escrito ao consumidor, com antecedência.
d) O Código de Defesa do Consumidor não disciplina, de forma expressa, a maneira que deve ser adotada pelo fornecedor na cobrança de dívidas perante o consumidor inadimplente.

Para que haja uma sociedade democrática, livre, onde seus cidadãos possam exercer seus direitos e deveres, o ordenamento jurídico de qualidade é imprescindível para o funcionamento das instituições e das relações entre as pessoas. Para coibir as práticas abusivas cometidas pelos fornecedores no mercado de consumo, a Tutela Administrativa compreende algumas sanções. Sobre o exposto, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
a) As opções I, III e IV estão corretas.
b) As opções I, II e III estão corretas.
c) As opções I e II estão corretas.
d) As opções II, III e IV estão corretas.

A proteção do consumidor é a finalidade instituída pela edição do Código de Defesa do Consumidor. Um dos segmentos em que esta proteção também se evidencia é nas práticas comerciais da oferta, da publicidade e da propaganda abusiva ou enganosa. Com relação a essas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nas situações de venda por telefone, a indicação do nome do fabricante na embalagem é facultativa.
II- A publicidade de produtos ou serviços deve ser clara e adequada, contendo informações verídicas e reais.
III- Esconder informação importante que deve estar vinculada ao produto ou serviço constitui forma de propaganda abusiva.
IV- Induzir o consumidor ao erro por informação falsa ou por falta de informação é denominada de publicidade enganosa.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O vício do produto ou serviço pode ser aparente (de fácil constatação), ou oculto (de difícil constatação). Dentre os tipos de vícios existentes, podemos afirmar que os vícios de qualidade dos produtos são:
a) Decorrem da disparidade quantitativa com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária.
b) Os que tornam os serviços impróprios à sua fruição ou lhes diminuem o valor, considerando-se impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendem às normas regulamentares de prestabilidade.
c) Aqueles que tornam os produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor.
d) Aqueles em que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com o Código Civil brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário individual é a pessoa física com plena capacidade civil e legalmente livre para praticar atividades empresariais. Com relação ao empresário individual, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(V) Ocorre a perda da qualidade de empresário individual por desistência voluntária ou falência.
(F) A responsabilidade do empresário individual é limitada, pois se separa a firma da pessoa civil para fins de responsabilidade patrimonial.
(V) Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
(V) Os magistrados vitalícios e membros do Ministério Público são impedidos ao exercício da atividade empresarial.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - V.

Falência é o processo judicial através do qual o empresário é obrigado a liquidar o patrimônio em benefício dos credores. A Lei da Falência e Recuperação de Empresas (11.101/2005) traz as disposições legais que regulamentam a insolvência dos empresários e sociedades empresárias. Com relação à falência, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para instalar o estado de falência é necessária a concorrência de três pressupostos: qualidade de empresário devedor; a insolvência do devedor; declaração judicial da falência.
II- A falência cabe contra o empresário individual e sociedade empresária, assim como empresa pública e sociedade de economia mista.
III- A decretação de falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis.
IV- O falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações, respeitado o disposto no § 1o do art. 181 da Lei nº 11.101/2005.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A Sociedade Anônima é uma empresa com fins lucrativos, caracterizada por ter o seu capital dividido por ações. Um importante tipo de sociedade para desenvolvimento do comércio em escala mundial, envolvendo grandes corporações multinacionais.
Com relação às sociedades anônimas, analise as sentenças a seguir: I- As sociedades anônimas são regidas por lei especial, aplicando-se nos casos omissos as disposições do Código Civil. II- As sociedades anônimas são constituídas por meio de um estatuto social, aprovado em assembleia geral. III- A alteração do estatuto poderá ser feita mediante deliberação da assembleia geral extraordinária, obedecido o quórum fixado pela Lei nº 6.404/1976. IV- A sociedade anônima tem o capital social dividido em ações, sendo que os sócios podem ser responsabilizados no limite do capital social, não sendo limitadas as ações que subscreveram. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Existem diversas modalidades de empresas que fazem o conjunto das atividades empresariais do país. O empresário, sócios, escolhem o modelo de acordo com o negócio determinado. Quanto à forma de Constituição das Sociedades Anônimas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(V) A sociedade anônima é constituída por dois modos diferentes: pela subscrição do capital por pessoa que deseja constituí-la e pela subscrição do capital do apelo ao público.
(F) A constituição de sociedade anônima pela subscrição do capital do apelo ao público é também chamada de subscrição particular.
(F) A constituição de sociedade anônima pela subscrição do capital por pessoa que deseja constituí-la é também chamada de constituição sucessiva ou por subscrição pública.
(V) A constituição de uma sociedade anônima por subscrição pública ocorre quando uma ou mais pessoas, denominadas fundadoras da companhia, elaboram o projeto do estatuto e o prospecto e contratam uma financeira para servir de intermediária no lançamento das ações na bolsa de valores ou no mercado de balcão.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

Os títulos de crédito possibilitam ao credor pagar posteriormente pelo produto imediatamente adquirido. E, para assim ser reconhecido, possui como princípios a literalidade, autonomia e cartularidade. Sobre as características dos títulos de crédito, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O princípio da autonomia não vincula ao título a relação existente entre o primeiro e o atual possuidor deste.
b) Na cartularidade, a exigência é o título, pois sem ele não se poderá realizar a cobrança do crédito.
c) O princípio da literalidade é representado através da escrita expressa no título.
d) O princípio da cartularidade é representado através do valor expresso no título.

No entendimento do Código de Defesa do Consumidor - CDC - existe a possibilidade da inversão do ônus da prova, diante de algumas situações específicas, em que o fornecedor é considerado a parte mais fraca na relação de consumo. Considerando esse tratamento jurídico diferenciado, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um princípio adotado pelo Código de Defesa do Consumidor:
a) Contempla apenas como consumidor as pessoas físicas, não estando amparadas as pessoas jurídicas pelo CDC.
b) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor.
c) Incentivo a meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos.
d) Educação e informação de fornecedores e consumidores com relação a seus direitos e deveres.

A Revolução Francesa foi marco para a concepção do Estado Liberal e, em muitas situações, o movimento foi precursor de mudanças diversas, estruturais, sociais, econômicas, entre outras.
Sobre o surgimento do Direito do Consumidor no Estado Liberal, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Revolução Industrial ocasionou mudanças significativas no setor de produção, com a alteração da produção industrial para a manufatureira.
b) O Liberalismo francês reafirmava a presença do Estado com a concentração do poder na figura do rei, ou de alguns por ele indicados.
c) A verdadeira mão da justiça no Estado Liberal, proclamada por Adam Smith, era delegada ao papel do Estado no contexto econômico.
d) A limitação dos atos de arbitrariedade do Estado, a limitação do poder máximo do Estado e a obtenção de direitos individuais foi bandeira da concepção do Estado Liberal.

Quando o legislador elaborou o Código de Defesa do Consumidor, ele preocupou-se, inclusive, com a linguagem utilizada, pois o objetivo das normas ali contidas é que todas as pessoas tenham acesso e consigam compreender sua escrita. Sobre o conceito de consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente pessoa física pode ser tida como consumidor.
b) É toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final.
c) A pessoa jurídica só é amparada pelas regras do CDC se o juiz deferir/aceitar.
d) A coletividade não é amparada pelas regras consumeristas, pois não pode ser equiparada a consumidor.

O movimento grevista das classes trabalhadoras está amparado no ordenamento jurídico e deve ser proposto respeitando as prerrogativas indicadas na legislação. A Lei de Greve (Lei nº 7.783/89), em seu artigo 10, relaciona quais são os serviços considerados indispensáveis, inadiáveis e essenciais à sociedade. Dentre elas, as principais são:
a) Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços de esporte; controle de tráfego aéreo, distribuição de gás e combustíveis.
b) Compensação bancária; transporte coletivo; controle de tráfego aéreo; serviços funerários.
c) Telecomunicações; transporte coletivo; serviços de hospedagem; assistência médica e hospitalar.
d) Tratamento e abastecimento de água; recreação e lazer; captação e tratamento de esgoto e lixo; distribuição de energia elétrica.

O Código de Defesa do Consumidor, como texto legal de referência para regulamentar as relações de consumo, traz em sua composição a descrição de diversos conceitos. Com relação a estes conceitos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Considera-se consumidor por equiparação a coletividade de pessoas sujeitas às situações originadas de relação de consumo.
II- Reconhecemos como fornecedor de forma exclusiva as pessoas jurídicas fornecedoras de serviços para o mercado de consumo.
III- Quem comercializa produtos em vários pontos de venda é reconhecido pela legislação consumerista como fornecedor.
IV- É reconhecido como fornecedor de serviços pessoa física que o faz subordinado a vínculo trabalhista.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

As leis trazem as regras necessárias para que haja o respeito e a convivência pacífica na coletividade, onde o cidadão conhece seus direitos e obrigações na prática de seus atos. Sobre as práticas comerciais protegidas pelo Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
a) Em caso de inadimplemento do consumidor, o fornecedor poderá manter inscrito o seu nome em banco de dados de inadimplentes por até cinco anos.
b) A oferta de produtos e serviços efetuada pelo fornecedor por meio de cartazes e avisos não tem validade jurídica no Direito do Consumidor.
c) Antes de colocar o nome do consumidor nos cadastros de inadimplentes, a loja ou empresa credora não tem obrigação de comunicar por escrito ao consumidor, com antecedência.
d) O Código de Defesa do Consumidor não disciplina, de forma expressa, a maneira que deve ser adotada pelo fornecedor na cobrança de dívidas perante o consumidor inadimplente.

Para que haja uma sociedade democrática, livre, onde seus cidadãos possam exercer seus direitos e deveres, o ordenamento jurídico de qualidade é imprescindível para o funcionamento das instituições e das relações entre as pessoas. Para coibir as práticas abusivas cometidas pelos fornecedores no mercado de consumo, a Tutela Administrativa compreende algumas sanções. Sobre o exposto, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
a) As opções I, III e IV estão corretas.
b) As opções I, II e III estão corretas.
c) As opções I e II estão corretas.
d) As opções II, III e IV estão corretas.

A proteção do consumidor é a finalidade instituída pela edição do Código de Defesa do Consumidor. Um dos segmentos em que esta proteção também se evidencia é nas práticas comerciais da oferta, da publicidade e da propaganda abusiva ou enganosa. Com relação a essas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nas situações de venda por telefone, a indicação do nome do fabricante na embalagem é facultativa.
II- A publicidade de produtos ou serviços deve ser clara e adequada, contendo informações verídicas e reais.
III- Esconder informação importante que deve estar vinculada ao produto ou serviço constitui forma de propaganda abusiva.
IV- Induzir o consumidor ao erro por informação falsa ou por falta de informação é denominada de publicidade enganosa.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O vício do produto ou serviço pode ser aparente (de fácil constatação), ou oculto (de difícil constatação). Dentre os tipos de vícios existentes, podemos afirmar que os vícios de qualidade dos produtos são:
a) Decorrem da disparidade quantitativa com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária.
b) Os que tornam os serviços impróprios à sua fruição ou lhes diminuem o valor, considerando-se impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendem às normas regulamentares de prestabilidade.
c) Aqueles que tornam os produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor.
d) Aqueles em que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária.

Prévia do material em texto

Direito Empresarial: 
1- De acordo com o Código Civil brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário individual é a pessoa física com plena capacidade civil e legalmente livre para praticar atividades empresariais. Com relação ao empresário individual, analise as sentenças a seguir:
(V) Ocorre a perda da qualidade de empresário individual por desistência voluntária ou falência.
(F) A responsabilidade do empresário individual é limitada, pois se separa a firma da pessoa civil para fins de responsabilidade patrimonial.
(V) Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
(V) Os magistrados vitalícios e membros do Ministério Público são impedidos ao exercício da atividade empresarial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - V.
2- Falência é o processo judicial através do qual o empresário é obrigado a liquidar o patrimônio em benefício dos credores. A Lei da Falência e Recuperação de Empresas (11.101/2005) traz as disposições legais que regulamentam a insolvência dos empresários e sociedades empresárias. Com relação à falência, analise as sentenças a seguir:
I- Para instalar o estado de falência é necessária a concorrência de três pressupostos: qualidade de empresário devedor; a insolvência do devedor; declaração judicial da falência.
II- A falência cabe contra o empresário individual e sociedade empresária, assim como empresa pública e sociedade de economia mista.
III- A decretação de falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis.
IV- O falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações, respeitado o disposto no § 1o do art. 181 da Lei nº 11.101/2005.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.  
c) As sentenças I, II e IV estão corretas
d) As sentenças II e IV estão corretas.
3- A Sociedade Anônima é uma empresa com fins lucrativos, caracterizada por ter o seu capital dividido por ações. Um importante tipo de sociedade para desenvolvimento do comércio em escala mundial, envolvendo grandes corporações multinacionais. Com relação às sociedades anônimas, analise as sentenças a seguir:
I- As sociedades anônimas são regidas por lei especial, aplicando-se nos casos omissos as disposições do Código Civil.
II- As sociedades anônimas são constituídas por meio de um estatuto social, aprovado em assembleia geral.
III- A alteração do estatuto poderá ser feita mediante deliberação da assembleia geral extraordinária, obedecido o quórum fixado pela Lei nº 6.404/1976.
IV- A sociedade anônima tem o capital social dividido em ações, sendo que os sócios podem ser responsabilizados no limite do capital social, não sendo limitadas as ações que subscreveram.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.  
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
4- Existem diversas modalidades de empresas que fazem o conjunto das atividades empresariais do país. O empresário, sócios, escolhem o modelo de acordo com o negócio determinado. Quanto à forma de Constituição das Sociedades Anônimas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) A sociedade anônima é constituída por dois modos diferentes: pela subscrição do capital por pessoa que deseja constituí-la e pela subscrição do capital do apelo ao público.
(F) A constituição de sociedade anônima pela subscrição do capital do apelo ao público é também chamada de subscrição particular.
(F) A constituição de sociedade anônima pela subscrição do capital por pessoa que deseja constituí-la é também chamada de constituição sucessiva ou por subscrição pública.
(V) A constituição de uma sociedade anônima por subscrição pública ocorre quando uma ou mais pessoas, denominadas fundadoras da companhia, elaboram o projeto do estatuto e o prospecto e contratam uma financeira para servir de intermediária no lançamento das ações na bolsa de valores ou no mercado de balcão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.  
d) V - F - V - F.
5- Os títulos de crédito possibilitam ao credor pagar posteriormente pelo produto imediatamente adquirido. E, para assim ser reconhecido, possui como princípios a literalidade, autonomia e cartularidade. Sobre as características dos títulos de crédito, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Na cartularidade, a exigência é o título, pois sem ele não se poderá realizar a cobrança do crédito. 
b) O princípio da cartularidade é representado através do valor expresso no título.  
c) O princípio da autonomia não vincula ao título a relação existente entre o primeiro e o atual possuidor deste.
d) O princípio da literalidade é representado através da escrita expressa no título.
6- No entendimento do Código de Defesa do Consumidor - CDC - existe a possibilidade da inversão do ônus da prova, diante de algumas situações específicas, em que o fornecedor é considerado a parte mais fraca na relação de consumo. Considerando esse tratamento jurídico diferenciado, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um princípio adotado pelo Código de Defesa do Consumidor:
a) Contempla apenas como consumidor as pessoas físicas, não estando amparadas as pessoas jurídicas pelo CDC.
b) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor.  
c) Incentivo a meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos.
d) Educação e informação de fornecedores e consumidores com relação a seus direitos e deveres.
7- A Revolução Francesa foi marco para a concepção do Estado Liberal e, em muitas situações, o movimento foi precursor de mudanças diversas, estruturais, sociais, econômicas, entre outras. Sobre o surgimento do Direito do Consumidor no Estado Liberal, assinale a alternativa CORRETA:
a) A verdadeira mão da justiça no Estado Liberal, proclamada por Adam Smith, era delegada ao papel do Estado no contexto econômico.  
b) O Liberalismo francês reafirmava a presença do Estado com a concentração do poder na figura do rei, ou de alguns por ele indicados.
c) A limitação dos atos de arbitrariedade do Estado, a limitação do poder máximo do Estado e a obtenção de direitos individuais foi bandeira da concepção do Estado Liberal.  
d) A Revolução Industrial ocasionou mudanças significativas no setor de produção, com a alteração da produção industrial para a manufatureira.
8- Quando o legislador elaborou o Código de Defesa do Consumidor, ele preocupou-se, inclusive, com a linguagem utilizada, pois o objetivo das normas ali contidas é que todas as pessoas tenham acesso e consigam compreender sua escrita. Sobre o conceito de consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente pessoa física pode ser tida como consumidor.
b) É toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final.  
c) A pessoa jurídica só é amparada pelas regras do CDC se o juiz deferir/aceitar.
d) A coletividade não é amparada pelas regras consumeristas, pois não pode ser equiparada a consumidor.
9- O movimento grevista das classes trabalhadoras está amparado no ordenamento jurídico e deve ser proposto respeitando as prerrogativas indicadas na legislação. A Lei de Greve (Lei nº 7.783/89), em seu artigo 10, relaciona quais são os serviços considerados indispensáveis, inadiáveis e essenciais à sociedade. Dentre elas, as principais são:
a) Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços de esporte; controle de tráfego aéreo, distribuição de gás e combustíveis.
b) Compensação bancária; transportecoletivo; controle de tráfego aéreo; serviços funerários.  
c) Telecomunicações; transporte coletivo; serviços de hospedagem; assistência médica e hospitalar.
d) Tratamento e abastecimento de água; recreação e lazer; captação e tratamento de esgoto e lixo; distribuição de energia elétrica.
10- O Código de Defesa do Consumidor, como texto legal de referência para regulamentar as relações de consumo, traz em sua composição a descrição de diversos conceitos. Com relação a estes conceitos, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se consumidor por equiparação a coletividade de pessoas sujeitas às situações originadas de relação de consumo.
II- Reconhecemos como fornecedor de forma exclusiva as pessoas jurídicas fornecedoras de serviços para o mercado de consumo.
III- Quem comercializa produtos em vários pontos de venda é reconhecido pela legislação consumerista como fornecedor.
IV- É reconhecido como fornecedor de serviços pessoa física que o faz subordinado a vínculo trabalhista.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.  
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.
11- As leis trazem as regras necessárias para que haja o respeito e a convivência pacífica na coletividade, onde o cidadão conhece seus direitos e obrigações na prática de seus atos. Sobre as práticas comerciais protegidas pelo Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
a) Em caso de inadimplemento do consumidor, o fornecedor poderá manter inscrito o seu nome em banco de dados de inadimplentes por até cinco anos.  
b) A oferta de produtos e serviços efetuada pelo fornecedor por meio de cartazes e avisos não tem validade jurídica no Direito do Consumidor.
d) Antes de colocar o nome do consumidor nos cadastros de inadimplentes, a loja ou empresa credora não tem obrigação de comunicar por escrito ao consumidor, com antecedência.
e) O Código de Defesa do Consumidor não disciplina, de forma expressa, a maneira que deve ser adotada pelo fornecedor na cobrança de dívidas perante o consumidor inadimplente.
12- A responsabilidade do fornecedor de serviços está vinculada à comprovação do efeito do serviço, levando-se em consideração que a prestação de serviços deve conter vícios. Com relação ao fornecimento de produtos e serviços, assinale a alternativa CORRETA:
a) A inadequação dos produtos quanto ao consumo, entendidos como adulterados, nocivos à saúde, temos caracterizado o vício de quantidade dos produtos.
b) Comprovando o fornecedor que não ocorreu defeito na prestação de seu serviço e que a culpa pelo defeito foi causada de forma exclusiva pelo consumidor, a responsabilidade não recairá sobre aquele.  
c) A adulteração dos produtos e a existência de motivos que tornem os produtos inadequados ao consumo definem o vício da quantidade dos produtos.
d) Havendo disparidade entre a informação sobre a quantidade contida no recipiente e o peso indicado pelo fornecedor, estamos diante do vício de qualidade dos produtos.
13- Para que haja uma sociedade democrática, livre, onde seus cidadãos possam exercer seus direitos e deveres, o ordenamento jurídico de qualidade é imprescindível para o funcionamento das instituições e das relações entre as pessoas. Para coibir as práticas abusivas cometidas pelos fornecedores no mercado de consumo, a Tutela Administrativa compreende algumas sanções. Sobre o exposto, analise as opções a seguir:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As opções I, III e IV estão corretas.  
b) As opções I, II e III estão corretas.
c) As opções I e II estão corretas.
d) As opções II, III e IV estão corretas.
14- A proteção do consumidor é a finalidade instituída pela edição do Código de Defesa do Consumidor. Um dos segmentos em que esta proteção também se evidencia é nas práticas comerciais da oferta, da publicidade e da propaganda abusiva ou enganosa. Com relação a essas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
I- Nas situações de venda por telefone, a indicação do nome do fabricante na embalagem é facultativa.
II- A publicidade de produtos ou serviços deve ser clara e adequada, contendo informações verídicas e reais.
III- Esconder informação importante que deve estar vinculada ao produto ou serviço constitui forma de propaganda abusiva.
IV- Induzir o consumidor ao erro por informação falsa ou por falta de informação é denominada de publicidade enganosa.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.  
d) As sentenças III e IV estão corretas.
15- O vício do produto ou serviço pode ser aparente (de fácil constatação), ou oculto (de difícil constatação). Dentre os tipos de vícios existentes, podemos afirmar que os vícios de qualidade dos produtos são:
a) Decorrem da disparidade quantitativa com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária.
b) Os que tornam os serviços impróprios à sua fruição ou lhes diminuem o valor, considerando-se impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendem às normas regulamentares de prestabilidade.
c) Aqueles que tornam os produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor.  
d) Aqueles em que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária.

Mais conteúdos dessa disciplina